Ajuda com monografia( controlador PID submetido a perturbações senoidais)

Boa tarde pessoal tudo bom?

tenho uma dúvida, pode parecer besta, mas vamos lá, é o seguinte:

Pesquisando em livros e pela internet, sobre o controlador PID (proporcional integral derivativo) e vi que o mesmo não consegue rejeitar distúrbios harmônicos externos aplicados a uma determinada planta. Pois bem: o que utilizar para garantir que o controladot PID apresente um sinal adequado de saída?

Estou elaborando uma modelagem simples de um rotor rígido submetido a mancais magnéticos com controlador PID. O rotor apresenta desbalanceamento. Este desbalanceamento caracteriza uma perturbação harmonica com frequencia angular igual a a natural do rotor. Quero fazer no simulink, mas estou inseguro quanto ao sinal de saída do processo, pois como havia falado o PID é o mais utilizado mas não apresenta segurança. Obrigado colegas pela atenção e desculpe qualquer texto imenso.

Exibições: 355

Responder esta

Respostas a este tópico

Não entendi muito bem o que vc quer fazer, mas...

Se vc quer rejeitar distúrbios externos, o mais indicado seria algum tipo de filtro. Se vc souber a frequência do ruído, poderá projetar um filtro para que o sinal passe através antes de jogar o sinal no controlador.

sinal + ruido -> filtro -> sinal -> pid

Opa amigão. É o seguinte:

Tenho uma equação diferencial da dinâmica classica: Mx''+ Bx'+ Kx= Fmag +Fdist.

Fmag=Força magnética externa

Fdist= F0 sen (wt) (uma equação periódica) força provocada pelo desbalanceamento de massa no rotor.

O problema é que no sistema tenho uma força senoidal, não mais constante (Fdist). Como construir o diagrama de bolocos para esta equação dinâmica acima? Vlw, abç.

Ou seja: O diagrama de blocos com o controlador . A saída da planta,  será para simular em Matlab 

um gráfico mostrando justamente que houve atenuação (amortecimento) em regime.

Você já tem a função de transferência?

Aí onde se encontra o problema: não estou conseguindo montar a função de transferencia por causa do (f0 sen(wt)) que está na equação.

Talvez vc deva passar essa função para o domínio da frequência. Aí vai aparecer uns 's' e uns 'e' (euler) depois da conversão, saca? Aí depois vc usa a função tf() e PID do Matlab pra gerar o gráfico de saída com a resposta do sistema.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço