Você já usou algum display LCD que não seja os tradicionais 16x2 e nokia5110 ?

Olá amigos,

    Tava olhando o site DX.com pra comprar uma coisas do mundo arduino pra continuar estudando e me deparei com vários diplays lcd, um que achei interessante foi esse aqui: 

 

http://www.dx.com/pt/p/4-5-tft-touch-screen-480-x-272-display-modul...

 

   O lance é que catei na net e não achei como fazer as ligações dele com o arduino, dai tive medo de investir e não consegui usa-lo.

 

   Dai veio a ideia de consultar vocês com a duvida:  QUAL DISPLAY LCD FORA OS TRADICIONAIS 16X2, 20X4 e NOKIA 5110, FORA OS DE 7 SEGMENTOS QUE VOCÊ JÁ USOU ?

   Se você já usou algo diferente saberia passar como fazer a ligação e como é o sketch básico de comunicação, tipo bibliotecas, comandos básicos, etc. ?

 

   Vi que tem displays com Touch screen, você já usou um desses ?   como é feita a comunicação com o arduino ?

Exibições: 1373

Responder esta

Respostas a este tópico

Putz,  profundo !

Cara, eu retirei um de um celular antigo e estava tentando reaproveitá-lo. Suei para conseguir o datasheet e o esquema de ligação, a galera aqui do LDG até me ajudou bastante. Porém fui tentar fazer um plug para ele e o cabo flat danificou e eu nunca consegui ligá-lo. kkkk

Opa Weider,

tenho uma boa noticia, hehehe, ja utilizei sim um LCD TFT de 2,8" que eu comprei na DX ou na AdaFruit (faz um tempo então eu não me lembro), ehehehe.

Bom, eu utilizei a biblioteca UTFT e UTouch para fazer um menu interativo.

É um pouco trabalhoso no inicio, mas depois que você cria o "layout padrão" o resto é facil.

Abraços.

Guilherme amigo,

 

    Putz cara, você salvou o dia ha ha ha !

    Cara, tenho ajudado bastante a turma aqui, pois acredito que é ensinando que se aprende,  e nesse lance de aprendizado passei por muita coisa,  a única coisa que até hoje não consegui aprender foi como colocar os arduinos pra conversarem utilizando o modo API do Xbee,  isso eu ralei, ralei e nada,  hoje meus estudos nessa área são em cima dos modulos nRF24l01, que por enquanto tô conseguindo aprender legal.

 

   Tô realmente precisando aprender mais sobre LCDs,  adoraria se você pudesse me passar algum tutorial que tenha guardado ai em seu pc quando conseguiu fazer a ligação.

 

   A principal duvida que tenho é: você conseguiu ligar o LCD TFT diretamente aos pinos do arduino ou precisou utilizar algum shield ou algum CI externo ?

 

  Você conseguiu informações sobre a ligação onde ?    

  Você ainda tem ele ?  tem como ver como foi a ligação ?

 

putz cara, valeu mesmo !   acordou a esperança ha ha ha !

e ai guilherme, dá pra passar as informações ?

Opa Weider,

desculpa a demora, hahaha...

Sobre as ligações no arduino, eu utilizei um shield para Arduino Mega, pois somente no Mega é possível usar o LCD + Touch + SDCard.

A biblioteca que eu usei foi:
http://henningkarlsen.com/electronics/library.php?id=52

e essa:

http://henningkarlsen.com/electronics/library.php?id=56

Um pepino que você vai encontrar é descobrir qual o modelo do controlador do seu TFT, no caso do link da DX que você postou é: - Uses SSD1963 controller.

Ai quando você for utilizar é preciso passar qual o controlador você usará, essa informação fica dentro de um arquivo de configuração da biblioteca e você tem que configurar manualmente mesmo.

Um tutorial que me ajudou bastante no inicio foi:

http://www.instructables.com/id/UTFT-LCD-User-Guide/5/?lang=de

O site que eu comprei o shield para ligar no Arduino Mega é:

http://imall.iteadstudio.com/development-platform/arduino/shields/i...

Abraços

Valeu guilherme,

   Mas pra o que normalmente eu faço isso limita um cobado as coisas, eu normalmente não utilizo o arduino em si,  utilizo somente os atmegas com bootloaders mas crio minhas proprias placas, o lance é que o 2560 que é a base do atmega é um chip SMD e ai é dificilimo de trabalhar com ele em montagens profissionais.

   Li em algum lugar que só para exibir no display, sem o uso do lcd dá pra ligar com o arduino uno e ainda sobrar uns pinos pra trabalhar,  bem, o jeito vai ser continuar buscando, mas valeu.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço