O que parecia simples se tornou questao de honra!

Ja faz muuuuuito tempo que não brinco com eletronica, e hoje resolvi fazer uma luminariazinha para uma a "amiga" mas queria uma mistura de cores mais para o lilaz, rosa... porem não queria utilizar um arduino para isso.

O problema começa quando tento misturar as cores, pois ou funciona so o vermelho ou so o azul, isso deve ser pq cada cor utiliza voltagens diferentes correto?

OK...mas como posso resolver isso utilizando so a eletronica?, como disse queria algo sem arduino e pequeno. Quem pode me ajudar? 

Exibições: 3740

Responder esta

Respostas a este tópico

 Olá Renan.

 Você está usando dois leds separados ou um led bicolor?

 O led bicolor será melhor para fazer o que deseja, e não precisa de nenhum circuito complexo para ligá-lo. Basta um resistor em cada cor e está pronto.

Com dois leds você precisa usar um "difusor" para melhorar a mistura das cores.

Espero ter ajudado. ^^

 T++.

Seguinte, estou usando leds azuis e vermelhos e ate um branco pq foi o q consegui uma tonalidade boa.

O problema que acho q esta ocorrendo é não saber que valor de resistor eu devo usar para o led vermelho para ficar equivalente ao led azul. Alguem sabe

companheiro, o Daniel perguntou se está usando 1 único led bicolor ou se está usando 2 leds monocromáticos, sendo um led azul e outro led vermelho. Com sua resposta que está usando "leds azuis e vermelhos" continua não dando pra entender

Mas pelo jeito teu nível de conhecimento é zero e o pessoal está tentando te ensinar fazer coisas pra alguém com um nível de conhecimento melhor.

Sem ofensas, ok? Mas é o que eu consegui perceber.

Enfim, led vermelho só irá mostrar cor vermelha! Sim, é capado assim mesmo. É vermelho e pronto, não adianta tentar fazer mágica. Variando o resistor ligado a esse led vermelho, a única coisa que irá fazer variar é o brilho do led, mas é vermelho do mesmo modo

led azul só irá mostrar cor azul, e o resistor também serve para atenuar o brilho da cor azul

led branco só irá mostrar cor branca (ou branco amarelado ou branco azulado). A idéia do resistor se mantém, ou seja, só serve pra atenuar o brilho

Pelo que eu entendi vc quer um único led exibindo qualquer cor, correto? Então sua opção é led RGB, esse sim vc tem a chance de combinar R(red) G(green) B(blue) e fazer a luz ficar lilas

Vc precisa passar a assistir alguns tutoriais sobre led cara! Vale a pena

Led monocromatico

Estou usando um difusor para misturar as cores, (um rolo de papel) quando misturamos as cores conseguimos varios tonso led branco suavisa o led vermelho deixando mais rosado quando acrescento o azul fica mais lilas do que roxo. Vc ja deve ter brincado com tinta, eh o mesmo principio.

um problema que percebo é que a corrente sempre tende a correr pelo caminho com menor resistencia e o led vermelho eh este caminho pois o led azul "precisa de mais energia" quando coloco um resistor antes do led vermelho o led azul acende, mas nao entendo nada de eletronica mesmo, e nao sei fazer os calculos corretos para deixar meu sistema equilibrado. Pois nao consigo deixar com a mesma itensidade os leds.  (Sem resistor no led vermelho, o azul nao acende. Com resistor no vermelho o azul acende mas o vermelho esta muito fraco...p eu nao ir tentando tudo qua to eh resistor alguem sabe o correto?...e essa minha logica tem algum fundamento?)

nao sei se o q disse sobre a corrente esta correto, mas foi o que me disseram.

- a corrente elétrica tende a fluir pelo caminho mais fácil (com menor resistência);

- idem pra corrente de água, que tenderá a fluir também pelo caminho mais fácil;

- idem pra corrente de ar;

isso é da natureza, e é fácil perceber o motivo. É até mesmo intuitivo. Se essas entidades "pensassem", elas pensariam: "oras, se através do caminho A eu encontro resistência (ou obstáculo), e há aquele caminho B totalmente liberado, eu é que não vou ficar parado, eu vou optar pelo caminho B que é o mais fácil"

Enfim, dá uma lida no básico sobre funcionamento de led, principalmente no que se refere a tensão (volt), corrente (amperes) e resistência (ohm). Veja também sobre a  polaridade do led (perna comprida/curta, catodo/anodo, significado daquele chanfro que existe no led redondo).

Depois sugiro que aprenda a calcular qual resistor vc deve usar para limitar a corrente que passará pelo led

Esse wiki aborda essas coisas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_emissor_de_luz

São passos importantes para o aprendizado. Se vc tentar pular etapas, ou vai ficar dando cabeçada a toa, ou vai fazer funcionar de forma "capenga".

 Com o Velho Majestoso e Pomposo  Lm-555 mais o Cmos-4020 e diodos vc consegue fazer.

Olá

Muito boa a idéia do oráculo...

Tem também o led RGB automático, que altera suas cores automaticamente e utiliza apenas uma alimentação, apresenta as tradicionais cores RGB e mais suas combinações que mudam lentamente...

Para uma luminária que decore o ambiente seria um boa opção...

Segue link: 

https://www.youtube.com/watch?v=OzKitt1R300

Abs.

 Super Leandro. ^^

 Seria legal ter como controlar o tempo destas mudanças. Já brinquei com alguns e é bem prático mesmo.

 Bem lembrado. =)

 Olá Renan. ^^

 Agora com mais informações ficou melhor para entender.

 Por uma das suas respostas, você disse que está colocando um resistor "hora em um led" e "hora em outro led".  O ideal é que cada led tenha a sua própria resistência. Se você tem 3 leds, terá um resistor em cada led.

 Existem sim fórmulas para cálculo de resistor para o led, mas todas levam em consideração de que você irá trabalhar com ele no seu brilho nominal (nem tão fraco, e nem forte a ponto de queimá-lo), sendo que este pode ser de uma intensidade bem forte.

 Assim, como você irá querer controlar o brilho, temos  um pequeno problema, que seria o ponto de "acionamento" do led. Em outras palavras, ele precisa de uma tensão mínima e corrente para funcionar. Então, nem todos os leds vão apenas "diminuir' o brilho se você aumentar a resistência, dai parte-se para a técnica chamada de "FADING" ou "FADE", que utiliza um circuito PWM para controlar a intensidade do led.

 Para isto seria necessário um circuito oscilador, como o LM555 já citado, ou mesmo o microcontrolador também já citado.

 A princípio veja o que te atende:

1) Colocar 3 resistores em cada led e alterar o valor deles "individualmente" até tentar conseguir a tonalidade que deseja. 

2) Pode-se usar a sugestão do led RGB para o mesmo teste, tendo a vantagem do difusor já estar incluso com as três cores. 

3) Não conseguindo a tonalidade, você parte para um circuito de Fading. E minha dica é usar um microcontrolador para isto. Como o qual já citaram para o controle RGB.

4) Se achar complexo usar o microcontrolador, parta para o circuito com LM555.

 No mais, ficamos no aguardo por novidades.

 Espero ter ajudado.

 T++.

Bota um trimpotizinho de muitas voltas pra vc fazer o ajuste final.

Ou então use um transistor com um diodo zener na base pra vc controlar a relação tensão corrente.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço