{SOLUCIONADO} [AGRADECIMENTOS]Medir altura de um elevador em metros.

Olá Galera,

     Um amigo por quem tenho grande estima, trouxe para falar comigo um amigo de faculdade dele que tá concluindo curso e tá pra fazer TCC.

     O TCC dele é medir a altura em que um elevador se encontra do chão em metros.

      Inicialmente achei a proposta muito facil,  bastaria colocar sensores nos andares e cada vez que o elevador pasasse por eles, daria o andar e por conseguinte a altura.

      Mas ai veio o balde de água fria,  a proposta é medir o deslocamente do elevador, indicando em um visor, metro a metro quando o elevador se desloca subindo ou descendo,  logo, em um predio real, teria que ter sensor pra caramba pra indicar metro a metro.

       Proposta B,  colocar um sensor ultrasonico pra medir a distancia do chão até o elevador e dar o resultado, BALDE DE ÁGUA FRIA 2.0 -  o sensor ultrasonico do arduino só mede até 4 metros, dai numa maquete daria perfeito,  mas o trabalho dele é em um elevador real,  e ai o sensor ultrasonico foi descartado.

       Proposta C,  colocar um sensor de pulsor na roldada do cabo do elevador, ele contaria numero de voltas e a gente transformaria em metros. BALDE DE ÁGUA FRIA 3.0-  O pessoal da segurança do predio não nos deixou ter acesso.

        Proposta D, Parti então para o sensor BMP085 que possui a função altimetro(mandei vir no inicio do ano uma porrada de trekinho pra o arduino da china e tinha esse sensor pra aprender a usa no meio da minha bagunça).  montei um altimetro.   BALDE DE ÁGUA FRIA 4.0-  o resultado foi sofrível,  ele oscila pra caramba,  fiz até a estabilização com leitura de média, mas mesmo assim ele oscila demais, até com ele parado ele fica indicando que o elevador tá subindo e descendo,   resultado , não deu! e acabaram minhas ideias !!!

        Resumindo,  tô precisando da ajuda de vocês, tomei o desafio como pessoal,  e tô querendo ajudar o carinha de verdade.

    

        O lance é medir a altura em que o elevador esta em relação ao chão,  a precisão não precisa ser algo absurdo,  algo como uns 3 a 5 cm ( eu disse centimetro e não milimetros ok)  daria de bom tamanho.

      Então galera, podem me ajudar ?

Exibições: 5859

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa solução Almir, 

Se inverter a montagem, colocando os LDRs no fundo da cabine do elevador e o laser no fundo do poço, as ligações ficam facilitadas, já que pelo oque entendi o display ficaria na cabine do elevador.

Abraço.

Sim !! Melhor ainda !

Criar um sistema com resistores ponderados e on/off usando o LDR como chaves seria um caso a ser pensado.

Abraço Doutor.

Legal... Posso tentar uma variação desta ... O laser preso a um servo ou motor de passo que corrige o angulo para atingir o LDR. Dependendo do angulo do motor vc tem a altura.

Essa solução do feixe de laser apontando pro fundo do poço para atingir LDRs é criativa, mas não sei até que ponto essa solução é a prova de falhas. Vou levantar um questionamento que logo me veio à cabeça: "se a cabine do elevador por algum motivo se inclinar, como por exemplo quando houver 3 pessoas e elas se posicionarem na parede oposta à porta, o ângulo do feixe de laser irá se deslocar. Exemplo: 0,1 grau de inclinação no assoalho da cabine fará o feixe de laser deslocar alguns milimetros ou centimetros. Num cenário onde a cabine está baixa (andar baixo), isso talvez não traga problema. Mas vcs concordam comigo que quanto mais longo o feixe (portanto quanto mais alta a cabine estiver) esse deslocamento traz prejuízos à confiabilidade?"

Alguém sabe dizer se a cabine do elevador sofre inclinação ou não conforme o local onde as pessoas se acomodam dentro de seu interior? Sinceramente eu não tenho tal informação, mas meu senso faz-me acreditar que a cabine inclina sim, por mínimo que seja, e portanto abre-se uma brecha para uma possível falha na solução apresentada.

Segue um croqui para tentar ajudar a explicar aquilo que eu acabei de levantar:

IMHugo.

Caso fixamos o emissor laser no fundo do poço e os sensores no fundo do elevador,não haverá problema da inclinação mínima do elevador.

Eu não concordo... o deslocamento causado pela inclinação da cabine irá compromoter o resultado, pois o feixe de laser não irá acertar corretamente o LDR (ou a fileira de LRD). Não importa se o feixe for originado da cabine ou do fundo do poço, o importante é que garantiremos apenas que o fundo do poço será fixo, mas a cabine talvez esteja inclinada (pense ainda que há possibilidade da cabine se inclinar em vários sentidos, tipo norte/sul, leste/oeste, nordeste/sudoeste, noroeste/sudeste, ou qualquer outro sentido).

Pessoal, vejam que não importa as soluções apresentadas, todas elas possuem vulnerabilidades que tornam a solução inviável.

O que precisa ser feito é sanar o problema do BMP085 quanto à oscilação dos resultados. Vai por mim: cobre o sensor com alguma esponjinha escura (não condutora). Se puder também, teste outro sensor BMP085. Esse sensor equipa barômetros existentes em placas controladoras de vôo de multicópteros justamente para que, por exemplo, seja possível definir a altura de voo mínima para o brinquedo não se espatifar no chão.

Outra coisa: Pra que 3 a 5 cm de precisão? Qual a relevância pro usuário saber se o elevador se encontra a 15,13m ou 15,16m? Penso que o usuário deva saber somente a altura em metros arredondada, sem casa decimal, tipo 15m ou 16m.

Por incrivel que pareça li todos os tópicos para ver as ideias do povo. Vou dar uns pitacos:

  • Acesso ao elevador, em qualquer ponto não é algo simples e se for para outro elevador o cenário pode ser diferente matando a solução
  • Como falado, a solução de lanser, com uma pequena inclinação ou deslocamento das peças já tiraria a condibilidade do sistema inteiro
  • Ainda com os lasers, pense que você terá 2 pontos para manutenção e também para falhas

Minha sugestão:

  • Use barômetros e acelerômetros em conjunto, um para saber a altura e outro para saber se o elevador está se mexendo. Se você usar estes 2 sensores, você consegue fazer algo mais confiavel e além disto, consegue deixar tudo mais simples e prático e faz algo se depender de acesso ou outra coisa parecida

Agora até eu fiquei curioso para comprar uns barômetros e fazer testes com meus Arduinos 

"Como falado, a solução de lanser, com uma pequena inclinação ou deslocamento das peças já tiraria a condibilidade do sistema inteiro"

Como ja citado,a inclinação no Elevador não alteraria muito os resultad pelo simples motivo de que o emissor estaria fixo no piso do poço.

A inclinação só seria IMPORTANTE caso o emissor estivesse no elevador.Use as formulas e não apenas desenhos.

Então,tirando as dúvidas ,fiz um calculo que pode ser comprovado.

Os barometros não servem devido que quando o elevador sobe,as portas estão fechadas e a pessão é basicamente a mesma de quando fechou as portas.

Um Altimetro poderia servir,mas existe a possibilidade de " falha e nisso cai a credibilidade do sistema "

(Essa possibilidade de falha é um jargão.Claro que possibilidade de falha existe até nos aviões).

Almir, 

acho que não, mesmo com as portas fechadas, o elevador comum não é totalmente isolado como num avião por exemplo ... (o elevador não é uma câmara isobárica). A pressão interna tentará a todo custo ficar igual a externa.

Pôxa Galera,

     Obrigado por todo apoio, adorei que o tema foi de amplo interesse, e estou adorando ver o quanto tem gente incrível e com boas ideias aqui,  lembro que toda ideia é boa, ela pode até não se encaixar em um contexto, mas o simples fato de trazer a tona novas visões e conceitos, já vale a pena.

Ao Rogério Santana,

  Amigo, aguardo seu retorno, achei interessante sua ideia, gostaria de ver como é.

Ao Almir Bispo,

sobre o sistema laser com ldrs,

  O imhugo, tá correto,  independente se o ponto de partida(laser) é no elevador ou no solo e o ponto de chegada(trilha de ldr) é tambem em um ou outro,  se lidassemos com ambos os objetos com fixação de parametros, ou seja, o fundo do elevador estivesse absolutamente estatico e paralelo em relação ao fundo do poço daria certo, mas quando pessoas entrassem e transitassem dentro do elevador, esse realmente iria se mover, e causar falhas,  mas obrigado,  essa ideia para peguenos projetos ou para medir alguma coisa na área industrial é uma otima solução.

Sobre o uso de barômetros em elevadores,

   Amigo, você esqueceu de um detalhe,  o display de acesso aos usuários precisam estar dentro do elevador,  o barômetro não.   Caso consigamos estabilizar os resultados e essa seja a solução, com certeza o barômetro será colocado em cima ou embaixo do elevador.

   Mas como dito, ainda não sabemos se será realmente essa a solução.

Ao Marlon Tiedt,

    Amigo, eu fui convocado para algumas reuniões de trabalho esse ultimos dias e não tive como fazer os testes propostos,  mas minha intuição diz que obteremos sucesso juntando na verdade a solução dos radios com a do barometro,  a solução do acelerometro eu sinceramente acho que ele geraria ruido e mais incertezas ao processo.

Ao imhugo,

    Cara, a questão da precisão de 5 cm foi viagem minha,  foi até uma das questões que pedi ao figura pra perguntar ao orientador do tcc (putz o cara tem orientador e eu nem sabia) se ele disser que pode ser metro a metro facilita pacas as coisas,  mas realmente ele não deu o feedback sobre essa questão,  logo, pra fazer a coisa direito meti uma precisão baixa pois se rolasse esse rolaria qualquer coisa.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço