[DUVIDA} Fonte elétrica para ligar arduino direto na rede 110/220v

Olá amigos,

    Costumo utilizar o Arduino apenas para fazer a prototipação de projetos, após isso, levo o esquema para o EAGLE, desenho a placa e a confecciono, utilizando como coração o que chamamos de Arduino Stand Alone, até o momento com o ATMEGA328, mas já estou estudando pra usar o Atiny85, o atmega32 e o atmega1284 todos DIP, mas isso é pra o futuro.

   A DUVIDA:

      A duvida que tenho é o seguinte:  sempre utilizo aquelas fontes, carregador de celular para funcionar os projetos após prontos, o resultado é pratico, visto que o troço já vem pronto, mas o que eu queria era já incluir nos meus circuitos a fonte elétrica que possibilitasse ligar os projetos direto na rede elétrica.

    A duvida é:  alguem tem o esquema de uma fonte que possa ser montada no circuito que possibilite a conversão direta de 110/220Vca  para os 5Vcc do arduino standalone ?

Obrigado.

   

Exibições: 5213

Responder esta

Respostas a este tópico

Galera,

Muito obrigado por toda ajuda,  mas sinceramente depois de tanta coisa, acho que ficarei com as fontes prontas, com certeza será menos coisas pra dar defeito na hora da montagem,   mas obrigado a todos,  conseguiu me fazer ver que o que tenho ta otimo.

obrigado mesmo.

Elton, 

refiz parte da fonte, porém como te disse esta fonte é apenas o início do circuito. Agora que caiu minha ficha. Geralmente após a fonte vem os meu capacitor de 2200uFX16V. Realmente a idéia do fusível e do varistor é boa. Agora o termistor e o indutor você colocaria onde ? ai vai o novo desenho.

Valeu,

José, coloque o varistor após o fusível, porque quando chegar um surto muito violento ele entra em curto, forçando assim o fusível a abrir.

O termistor vem logo após o varistor, e a bobina e os capacitores X e Y em seguida. Montando assim sua fonte conseguirá filtrar interferências e estará protegida contra: picos, surtos, curtos e sobrecorrente.

Detalhe, coloque um fusível F, caso ele abra assim que ligar a fonte, troque por um fusível T.

Feita as alterações e incluído o termistor.

Ai vai.

Olha só, essas fontes tem uma limitação muito séria que eu tinha esquecido e que precisa ser levada em conta. Elas só podem ser elaboradas para fornecer uma corrente máxima de 100mA, então, leve em consideração os periféricos conectados. Supondo que essa fonte do José possa fornecer 100mA, só o arduino já consome 25mA, então ficaram sobrando somente 75mA para os periféricos, o que ao meu ver é muito pouco, porque só um LED de alto brilho consome 20mA.

Abraço!

Legal a fonte, mas para o que o Weider quer, essa dai é uma ignorância(no bom sentido).

Eu só achei o capacitor de filtro "fraco" para 4 amperes.

Realmente, 2200uF é pouco...

Off topic: Mas qual capacitor recomendaria para esse projeto da fonte ajustável

O grande professor Newton C. Braga recomenda que para uma fonte de 1A seja usado pelo menos um capacitor de 1000uF antes do regulador mais 100uF após o regulador, então para uma fonte de .4A eu usaria pelo menos um de 4700uF antes e um de 470uF depois do regulador.

Exatamente, o Newton recomenta 1000µF para cada 1 ampere, mas é bom ser sensato, o que ele faz é uma recomendação, que funciona muito bem para fontes comuns. Mas estamos falando agora de uma fonte de bancada. O bom mesmo é calcular e medir o ripple com um osciloscópio e olhar as características de todos os componentes.

Calculando cheguei a 3600µF, mas como esse valor não existe podemos fazer uma associação em paralelo com um de 3300 e um de 330 ou usar 3300 ou usar 4700 como você disse. E ainda tem outro detalhe, como estamos tratando de uma fonte de bancada, é bom escolher capacitores confiáveis e com baixa ESR(Siemens ou japoneses).

O que eu estou dizendo aqui é só teoria, as vezes na prática o resultado é bem diferente, como eu disse, o bom mesmo é fazer testes.

Não vamos entrar em mais detalhes para não fugir do foco do tópico, se vocês quiserem agente pode abrir um tópico para trocar conhecimentos sobre o assunto. Fonte é um assunto bem complexo e pode render muitas discussões interessantes, e quem sabe até um projeto bom.

Abraço!

E nessa fonte proposta no tópico, se fosse usar uma ponte de diodos já pronta, em ves dos diodos 1n4007, qual seria a especificação correta, quantos volt e amperes seria adequado?

E qual a amperagem segura que essa fonte fornece para o sistema?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço