boa noite pessoal,

como faço para acionar um motor de 1/4 cv com o arduino?

é possivel fazer diretamente por ele , ou é necessário um mandar um sinal para um conversor 12 v para 220 v?

é possível integrar um potenciômetro para regular a velocidade deste motor?

abraço a todos e obrigado

Exibições: 3821

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro Vilmar, 

boa noite! Por partes: para acionar um motor de 1/4 cv, é necessária a utilização de um relê, pois, as tensões e as correntes envolvidas são muito diferentes (as do arduíno e as do motor).

O acionamento é feito diretamente pelo arduíno ( via programação que depende do seu projeto), porém, exige um Shield (http://www.labdegaragem.org/loja/31-shields/releshield.html).

Desconheço a necessidade de um "conversor 12 v para 220 v" - (um inversor ?). Depende também do seu projeto.

Já a velocidade do motor, para ser controlada, exige um dimmer (http://www.labdegaragem.org/loja/dimmer-shield.html).

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Boa noite vilmar, isto é perfeitamente possível, mas para tal, vc tem que fazer uma "ponte" utilizando-se ou de um relê ou acionamento de carga com triac, pesquise por "dimmer arduino", vc vai encontar MUITO material no google, inclusive, existem módulos prontos, mas recomendo que vc estude bastante, e tome as devidas precauções (já tomei muito choque e queimei muitas placas enquanto estudava), uma dica: (NUNCA ligue o arduino diretamente a qualquer equipamento AC, a não ser que vc queira queimá-lo na hora) , inclusive, aqui na loja do lab vc encontra ele... http://www.labdegaragem.org/loja/dimmer-shield.html

Opa esperai pessoal. 

Não é bem assim. Vamos por partes como disse nosso amigo Roberto.

1. Este motor é monofásico ou trifásico ? 

2. Para simplesmente acionar o motor sugiro um relé 5Vcc e este acionando uma contatora, já que a corrente é considerável quanto a corrente de saída do Arduino.

3. Para se controlar motores de indução o buraco é mais embaixo. 1/4CV em 220V daria em torno de 2 a 5,5A. Usaria inversor de frequencia para controlar a sua velocidade ou Triacs bem parrudos para tal. Lembre-se que ao misturar eletrônica com elétrica exige um certo conhecimento e deve ser feito com a supervisão de uma pessoa ao menos habilitada para tal.

Espero ter ajudado,

José Antonio

bom dia pessoal,

estava pensando em usar as contatoras conforme o josé antonio mencionou, ai o arduino dava o comando para a contatora liberar a corrente para ligar o motor...

o motor é monofasico...

será que o dimmer pode fazer este controle de velocidade do meu motor? 

e o rele shield.... conforme descrição do produto pode fazer o acionamento de portoes eletricos.... que é o meu caso.... é um motor de portao, porem vou utilizar em outro lugar...

grato pela ajuda...

abraço a todos

Vilmar, bom dia.

O motor trifásico até aceitaria ser controlado por PWM, mais o monofásico não. Isto devido a própria construção interna do motor. Ainda sugiro para isolamento elétrico em o Arduino comandar um rele de 5Vcc e este controlar uma contatora. Para o controle apenas do L/D aí tudo bem pode ser usado o shiel mais para controle de velocidade não.

QQ coisa estamos a disposição.

 

 e como ficaria o controle de velocidade para este motor?  

apenas com inversor de frequencia? ou eu poderia utilizar um PWM na alimentação do motor?

abraço

Sugiro aguardar mais resposta mais como te disse para variar a tensão em motores monofásicos é meio complicado.

JA

Depois de muito tempo! Mas a titulo informativo! Existe uma forma de controlar este motor e pode sim ser feito com um triac, que receba dados lógicos provenientes de um microcontrolador, mas isso terá que ser bem elaborado, com acoplador optico, ex: MOC3041. O maior problema é o torque do motor, pois como será controlado por corrente, a medida que diminui-se a velocidade pela corrente baixa proveniente do triac, ele também perderá campo magnético, diminuindo relativamente sua potência. Abraço! 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço