Pessoal,

preciso de um sensor de distância que seja mais preciso que o HC-SR04 que prevê distancias máximas de até 450 centímetros com uma precisão de 3 milímetros.

A precisão deve ser na faixa de 0.05 mm, ou seja 50 micrometros.

Alguém conhece?

Exibições: 5674

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Otávio,

Acredito que teu problema seja um pouco mais complicado do que imagina. A precisão de um sensor de ultrassom depende mais do microcontrolador do que do sensor, é o microcontrolador que marca o tempo, não adianta ter um sensor super-hiper se o uC não marcar o tempo com precisão. A medida de distancia é calculada pelo tempo do eco. Não sei qual é a resolução da função micros() do arduino, mas não acho que seja de 1 microssegundo, acredito que é de 4 microssegundos, então essa é a precisão máxima que vc vai conseguir. 4 us daria algo como 0.7mm.

Para esse nível de precisão vc vai ter que usar outra tecnologia, acho que laser seria mais indicado.

By the way, não acredite tão piamente na propaganda do HC-SR04, tenho usado bastante desses bichinhos, nunca consegui medir algo além de dois metros. O que os fabricantes não dizem é que os 4 metros só dá pra conseguir em condições muito ideais, tão ideais que comigo nunca aconteceu.

A distancia máxima depende da altura que o HC tá instalado. O feixe de ultrassom não é focado como o de um laser, ele tem uma abertura, no caso do HC-SR04 a abertura é de no máximo 30 graus. Então em algum ponto a frente o feixe vai tocar o chão e esse ponto é a distancia máxima que vc consegue medir. Pra medir além disso, vai ter que deixar ele mais alto.

Obrigado pela resposta Francesco,

o que estou tentando fazer é verificar se a espessura de uma peça num torno foi atingida, por exemplo. Daí não sei quais módulos laser o arduino tem. Procurei alguma coisa sobre laser no arduino e achei o KY-008 que não sei bem se é indicado.

Como estou no processo de busca de informações qualquer ajuda agora é muito bem-vinda.

Obrigado por compartilhar seu conhecimento!

Use Laser . O unico que pode dar uma precisão melhor.

O problema é que o sensor deve ser muito caro...

http://forum.arduino.cc/index.php?topic=117598.0

http://www.robotshop.com/media/files/PDF/revolds-whitepaper.pdf

Puxa vida!

Saiu bem do meu orçamento... mais de USD 1.000 num laser é caro pra mim ...

Vou pensar um pouco mais se o projeto necessita mesmo desta precisão. Acredito que não vão ter como fugir muito disso.

Obrigado pelas informações José Gustavo!

Olá Otavio, tenho alguma experiencia de uns 30 anos atrás com sistemas de medição, na quase pré-historia dos anos 80 heheheh ... o que os sistemas de medição de peças metalicas usavam era um sistema com atuador linear e um sensor de toque, muito simples e confiavel, um braço articulado com o sensor calibrava o zero em dois pontos conhecidos de um bloco de calibração, o operador deslocava até o ponto de medição e tocava... simples e com precisão de 0,01mm

Veja este video muito instrutivo sobre medição : https://www.youtube.com/watch?v=NWObTpn6dTk

Se vc. desejar um sistema para comparar o diametro, sem toque, pode montar um sisteminha comparador com um simples scanner laser veja só este : https://www.youtube.com/watch?v=Gj0RP8MJSr8

Boa Sorte!

Esse sistema de medida com scanner de laser é muio interessante !

Como dica, veja este´sistema bastante preciso:  https://www.youtube.com/watch?v=bbRGS53Zb3Y

O tema é muito interessante, talvez vc. possa usar a difração de um feixe de laser para aferir a dimensão, veja este video sobre o processo: https://www.youtube.com/watch?v=kpsN78mQ6YY

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço