Boa tarde, gostaria de acionar um servo sem uso de arduino. E possivel comanda lo para girar 180 graus sempre que apertar um botao e enviar uma energia correspondente ao servo?   Grato  

Exibições: 3820

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá João, é possível sim, mas este botão terá que acionar algum circuito para gerar uma série de pulsos para o seu servomotor.

Veja a seguinte figura sobre o funcionamento do servomotor:

Como pode-se ver, o controle do servo depende do tempo em que é mantido o pulso em nível alto, dentro do intervalo de 20milisegundos para este servo (leia o datasheet do seu servo para saber o tempo exato).

Então, o seu botão terá que acionar alguém para gerar estes pulsos.  Pode ser feito com temporizadores, com transistores ou CI's como o 555, ou mesmo shift-registers.

Utilizando microcontroladores ( não necessariamente o Arduino, pode ser PIC, ATMEL, outros AVR), é de longe muito mais fácil criar estes pulsos de controle.

Espero ter ajudado.

T++.

A galera de hoje é tão acostumada com microcontrolador que muitos só sabem fazer um LED piscar usando um microcontrolador...kkkkkkkk  ;)

Mas falando sério, um 555 ainda é a forma mais fácil de se acionar um servo sem se preocupar com programação ou depender de um microcontrolador. Abaixo temos dois circuitos, o primeiro tem dois botões, que quando acionados posicionam o eixo do servo a -90° ou z +90°. O segundo circuito tem um potenciômetro de forma que é possível ajustar o eixo em qualquer ângulo.

Abraços a todos.

 

  É verdade Wiechert, sempre digo que a "Eletrônica Clássica" será somente para os eruditos. rs

  Já foi o tempo em que eu fazia pisca-pisca para árvore de natal com osciladores de relaxação.

  Que nostalgia...      ...já passou. rs

  Mandou bem no circuito. ^^

  T+

Obrigado,

É antigamente os eletrônicos usavam muitos osciladores de relaxação nos circuitos, hoje temos muitos circuitos relaxados...kkkkk

Infelizmente vejo que hoje existem muitos que até mandam bem na parte de programação, redes e eletrônica digital, mas se tiver que calcular uma constante RC, um divisor de tensão ou polarizar um transistor.... kabuuummmm!!!!

Acho que os fundamentos da eletrônica básica (analógica, digital e de potência), análise de circuitos e lógica de programação (algoritmos, assembly, C) são fundamentais, e sempre serão a diferença entre um "curioso" e um profissional de sucesso, não apenas para os eruditos...

O 555 é um circuito tão importante que fazia parte da grade das engenharias... e ainda hoje vira e mexe eu lanço mão de um pra fazer meus controles, é impressionante o que podemos fazer com ele, mesmo podendo fazer uso de um microcontrolador.

Bons circuitos são bons circuitos.

Abraço.

Bom dia gostei muito do primeiro exemplo, pois o mesmo me parece simples e funcional, mas infelizmente

sou leigo e não saberia como construir o mesmo, talvez ate conseguisse mas precisaria de um passo a passo e uma lista dos materiais que deveria comprar , de qualquer forma agradesso a resposta. Mas aproveitando sua boa vontade, o que acontesse se eu energizar o servo com 6v direto e depois inverter a polaridade dos fios e energiza-lo de novo com 6v, o braço do servo irá para frente e para traz?

obrigado

Galera, to procurando um circuito que movimente o servo em +90 e -90 sem o uso de botão, potenciometro, ou microcontrolador. So o circuito analogico mesmo, algum sabe???

Gostaria de agradecer pelas respostas, me ajudaram muito, obrigado.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço