Galera, tenho um Arduino UNO (tinha...), um Mega 2560, um Garagino e um USB Tiny ISP, acho que o conversor USB/Serial do UNO queimou, pois o PC não o reconhece mais, no início eu pensei que fosse o microcontrolador do UNO que havia queimado, e comprei aqui um Garagino (sem o conversor...¬¬') e agora preciso gravar um sketch (programa) no Garagino, será que consigo utilizar o Mega 2560 para isso? tentei usar o USB Tiny ISP e não consegui no Windows 7 x64, não encontrei nada na net sobre o assunto...obrigado a todos.

Exibições: 696

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara,

   Sinceramente nunca ouvi falar nisso,  pode até ser,   mas eu uso um conversor USB/SERIAL pra gravar meus sketchs em meus Stand Alones.

    Na verdade eu tenho um cabo personalizado, feito por mim que numa ponta tem o conversor encapsulado e na outra um plugue que criei que encaixa perfeitamente na protoboard nos pinos que devem ser conectados para gravação.

   Mas do jeito que você quer fazer, nunca ouvi falar.

Esse é o problema Antonio Carlos, o tutorial que você linkou chama-se   How to use Arduino Mega 2560 as Arduino isp,  ou seja,  como usar o arduino mega 2560 como Arduino ISP.

Um Arduino ISP é um arduino habilitado a gravar o bootloder em outros arduinos,  logo, se a intenção do nosso nobre amigo, fosse gravar bootloaders isso eu sabia que podia,  porem,  o que ele deseja é gravar sketchs e ai eu não sei se é a mesma coisa.

Basicamente na teoria um adaptador USB/SERIAL é composto dos pinos TX /  RX / VCC / GND / RES  Logo como em teoria todo arduino tem esses pinos daria sim pra usar um arduino apenas como Gravador para outros,  mas quando partimos pra pratica vemos a coisa nem sempre é tão simples.

Resumindo,  realmetne não sei,  tenta ai, dá uma vasculhada no google e se conseguir passa aqui pra galera, pois por enquanto a unica forma que sei de você salvar seu arduino semi-morto é com um adaptador usb/serial

kra, uma maneira de fazer eh o seguinte:

vc coloca um capacitor de 10uF entre o RESET e GND no MEGA e liga os pinos RX e TX em serie com o UNO...

escolha a Board UNO antes de fazer o upload... na hora q aparecer a mensagem "uploading..." vc aperta o botao RESET do UNO...

Galera, obrigado pelas sugestões, mas não consegui gravar com nenhuma dessas aqui apresentadas, ainda tentei por este método que também não deu certo...comprei o conversor USB/Serial do Garagino, e estou aguardando chegar...mais uma vez obrigado.

Rodrigo, eu tive um problema extremamente parecido com o seu um tempo atrás e consegui resolver utilizando um Arduino MEGA como AVR ISP para gravar skeches em um Arduino UNO.

Eu possuo um blog recente, criei um post lá com o passo a passo de como fazer, acredito q vai lhe ajudar.

Segue o link:

http://ygorsousa.wordpress.com/2014/08/11/utilizando-arduino-mega-a...

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço