[DUVIDA] Como controlar 4 sensores ultrasonicos com o mesmo arduino.

Olá Galera,

   Tô na casa de um amigo que tá fazendo um robozinho e o que ele achava que iria ser fácil,  colocar 4 sensores ultrasonicos, daqueles HC-SR04,  comecou a complicar.

    Bem, eu só vou poder testar na segunda, pois meu material tá no trabalho e ele precisa antes, logo, vou pedir aqui a vocês.

   Ele deseja, ligar 4 sensores HC-SR04 em uma mesma plaquinha arduino,  eles ficarão em angulos que acredito que um não vai dar pra pega o som do outro, fechando uma especie de 180º para que o robozinho não se bata nem na frente nem pela laterais,  e ai,  como fazer a ligação e como seria o codigo. ?

   Agradeço a ajuda.

Exibições: 2338

Responder esta

Respostas a este tópico

up

Olá Weider.

Já ajudei outro garagista com o mesmo problema. Verifique o tópico à seguir.

[LINK]

http://labdegaragem.com/forum/topics/como-ligar-2-sensores-ultrason...

Espero ter ajudado.

T++. ^^

Daniel Cezar,

   Cara, muuuuito, muito obrigado.

    Ontem a noite como ninguem me respondia eu tive que ir no trabalho e pegar meu arduino pra tentar,  vi um post antigo aqui do LDG onde o usuário sugerio utilizar o mesmo triger para varios sensores e  comecei a fazer os testes.

   O curioso é que pro coincidencia até os pinos e numero de sensores ( 3 ) para teste foi o mesmo ha ha ha.

   

   Mas...  tem um probleminha ai...  que por sinal ainda vou sentar pra resolver...

    Para usar esses sensores ultrasonicos com uma única resposta, o resultado fica tremendamente INSTÁVEL, e oscila muito,  a solução é usar um FOR(i... ) e para cada sensor repetir a leitura um determinado numero de vezes, somar e tirar a media,  quando mais leituras mais precisão.

   Cheguei a mandar com um sensor só ler 300 vezes, somar e dividir por 300 o resultado é impressionantemente preciso,   agora tentar fazer isso com 3 ou 4 sensores é meio insano, e tá dando problema.

 

    Volto a dizer, MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADO, pela resposta,  prova que estou no caminho certo,  agora vou ver como fazer essa "leitura estável"  com vários sensores.

Olá Weider.

Ahh..legal. Entendi o seu problema.

Na verdade você está tendo que fazer uma média dos valores.

A diferença está muito alta nos valores? Você está testando com um objeto parado?

Bem, esse é o problema a ideia é lidar com objetos móveis já que se trata de um robozinho,  dai a precisão é crucial, senão o bicho pode se bater, e caso ele esteja trasportando coisas( como uma cerveja por exemplo ha ha ha)  pode derramar.

O Maravilhoso desse forum é que cada dia aprendemos coisas novas, eu tento ajudr bastante quem sabe menos que eu, mas aprendo muito com quem sabe mais, e hoje alem de sua magnifica ajuda, aprendi a criar FUNÇÕES,  uma coisa em principio básica, mas que eu nunca havia me atentado.

  Possivelmente quem aprende arduino em escolas pode ter melhores costumes, mas ao menos no meu caso que sou auto didata, os vícios tendem a aparecer e um deles é fazer todo o codigo na unha, a seco.

   Agora que aprendi a criar funções acho que vai dar pra fazer o estabilizador de resultados dos sensores sem traumas utilizando o que você me ajudou.

    Quando tiver um tempinho faça o teste e você verá o que estou dizendo,  primeiro faça um codigo apenas com a leitura normal e veja na serial como os resultados oscilam mesmo com o sensor parado,  depois mande ele reler... tipo de umas 100 a 300 vezes e divida o resultado pela média e perceba como os resultados se tornam incrivelmente ESTÁVEIS e confiáveis.

   Eu tenho uma trena sónica dessas compradas no mercado livre,  em que o pessoal coloca como trena COM LASER,  realmente ela é uma trena Sonica Apenas ORIENTADA por laser,  no caso dela fiz um teste de madrugada quando não ha barulhos e dá pra ouvir perfeitamente o ultrasom emitido pelo sensor da trena,  dai dá pra perceber que ele faz justamente isso,   ele emite um numero enorme de pulsos e faz um numero enorme de leituras e te dá a média.

   Esse é o truque dos equipamentos profissionais.

Weider, bom saber que você conseguiu valores mais estáveis e confiáveis com mais de 100 amostras (!). Comecei com 5 amostras e estava tendo problemas de grandes oscilações (objetos em movimento). Havia aumentado para 10 amostras mas não realizei testes. Já vou aumentar estes valores antes dos testes. hehe.

Olha Luciano,

   Eu testei até com 300 amostras,  o problema é que apesar dos sensores parecerem ser todos iguais ele vem de fabricantes diferentes,  e eu possuo 3 modulos,  curiosamente um deles funcionou perfeito, os outros dois nem resultados apareceram quando aumentei para 300 amostragens.

    Só posso dizer que quanto mais amostragens, mas incrivelmente precisos são os resultados.

    O que descobri é que esses sensores são muito bons, agora tem que usar esses artificios para extrair deles o seu potencial.

     Amanha vou estar utilizando para teste uma extrutura baseada em funções (aprendi a fazer de ontem pra hoje)  e quero ver se dessa forma dinamiza os resultados.

   O que der eu posto aqui.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço