Boa noite

Estou tentando montar um shield para o meu garagino e gostaria de saber como isolar o circuito do garagino dos relês utilizando a mesma fonte.

Abaixo se encontra o circuito que estou elaborando:

Na shield proposta constam:

1 RTC DS1307

1 Trimpot 10k

1 push button

1 lm35

3 relés 5V 10A 5 pinos

ali em baixo que parece uma alimentação de fonte, é um saída digital do garagino que pretendo utilizar como conector rápido com um plug jack, 

Pretendo utilizar uma fonte de 5V, aproveitando que o garagino aceita essa voltagem, lendo alguns fóruns parece que os relês desconfiguram de alguma forma o RTC, por isso achava interessante inserir uma proteção ao meu circuito. Contudo acho pouco proveitoso utilizar duas fontes no circuito.

Se alguém puder ajudar agradeço

Exibições: 2082

Responder esta

Respostas a este tópico

Só dando um up na minha duvida. E ai alguém acha que procede a mesma ou o projeto está correto?

Um diodo no positivo nao resolveria.

Olá Tiago,

    A forma de isolar o rele do restante do circuito é utilizando optoacopladores para acionar os relês.

    Ou seja, você acionaria os opto e esses os relês, e como os optos são na verdade isolados pois dentro deles eles são como fototransistores comandandos pela luz de um led interno, seu circuito estará completamente isolado e protegido.

   

Weider

Boa noite,

no caso estou utilizando 4n25 para isolar as portas digitais seguidas do transistor  BC548 para acionamento do relê, visto que o 4n25 apesar de também ser um transistor não possui potencia suficiente para acionar o relê sozinho, até ai tranquilo.

Contudo acredito que minha duvida está em como proteger o garagino da corrente, visto que ele está alimentando direto o relê com os 5v, acho que seria algo similar há um fusível ou algo do tipo. Não sei se quando um relê queima ele costuma dar curto ou algo do gênero.

No projeto o vcc vai direto da fonte para os relês, contudo não há nenhuma proteção para o garagino. Como o Mauricio falou será que um diodo não serviria?  

Cara,

    Diodos podem abrir e deixar a corrente passar, lembre-se que eles são semicondutores passível de falha,  já optoacopladores são componente isolados pela propria natureza da construção dos mesmos.

    Se realmente o que deseja é fazer a proteção com isolamento, vá de optoacopladores.

Weider, entendo, mas se eu utilizar optoacoplador como eu vou alimentar o garagino, visto que a mesma rede 5V, que alimenta os relês alimenta o garagino. Eu no projeto já possui os optoaclopadores 4n25, para isolar as portas digitais.

Não tenho certeza, mas acho que terei que colocar um capacitor para filtrar a interferência dos relês, talvez isso resolva a interferência com o RTC.

Tiago,

   Em primeiro lugar, PORQUE VOCÊ UTILIZA O GARAGINO ?

   Se você faz a montagem de suas placas, você pode montar o arduino Stand Alone, que é o arduino profissional montado na sua propria placa usando só o ATMEGA328 dois capacitores de 22pf um cristal de 16mhz e um resistor pra o reset e fim.

   Veja o esquema do stand alone aqui:

   Nesse esquema esta tanto o esquema elétrico como o esquem lógico pra funcionar o CI.

http://www.institutodigital.com.br/standalone-pg-20511

Weider, 

Eu adquiri o Stand alone também, mas não possuo muita experiencia com soldas, e precisava que o arduino trabalha-se com uma menor voltagem e menor consumo, até consegui fazer com o Stand alone, mas cheguei num consenso que não vale apena, serviu mais para aprender como funciona o Atmega328. Mas o Stand Alone da muito trabalho e perdi muito tempo no processo, precisava de algo mais simples por isso comprei o garagino, para o projeto, já fazendo propaganda gostei de mais do produto.

Desta forma estou tentando desenvolver uma shield PLC para garagino e para futuros projetos. Gostei muito do custo beneficio do mesmo. Se eu conseguir conjugar um relê shield  com RTC (talvez eu mantenha este em módulo mesmo) e talvez até um triac, numa placa compacta, eu consigo fazer uma placa de automação completa que atende todas as minhas demandas, com a possibilidade de expansão para acesso internet.

No momento o projeto é a automação de um aquário, mas pretendo expandir para uma hidroponia e entre outros projetos de automação rural de minha propriedade que podem ser desenvolvidas aproveitando o mesmo circuito.  

Outra vantagem do garagino é que ele já vem simplificado o processo de gravação. Não que eu não consiga fazer o mesmo com o Stand Alone, mas é pelo fato de não precisar fazer algo que já está pronto e que sairá pelo mesmo preço.

Infelizmente ainda entendo pouco de eletrônica, apesar de estar evoluindo muito com a ajuda do fórum.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço