Boa noite...desculpa a pergunta um pouco leiga..rs

sou novo nesse segmento e meus conhecimentos são apenas de "fuçador"...

Gostaria de saber se é possível medir o nível de uma bateria li-ion com arduino. Seria algo "simples", apenas saber mesmo que aproximado o nivel da bateria e apresentar em algum lugar isso.

Eu vi esses dois projetos:

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/projeto-testador-descarregad...

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/projeto-testador-de-pilha-ut...

acredito que ai esteja muito próximo do que eu quero...mas ainda não consegui absorver principalmente a função ISR.

Alguém poderia dar um help a este pobre leigo?

Obrigado

Exibições: 12617

Responder esta

Respostas a este tópico

Gostei da questão postada.

Seria bom saber a tensão da sua bateria. Já que o projeto terá que ser direcionado a uma bateria específica. Acredito que não dê para mudar a bateria por outra de tensão diferente esperando que o programa faça a diferenciação.

E nesse caso o segundo projeto que postou http://labdegaragem.com/profiles/blogs/projeto-testador-de-pilha-ut... atende as necessidades a diferença seria na parte eletrônica do mesmo.

Você terá que calcular o(s) resistor(es) utilizado(s) a fim de obter os dados de uma bateria com tensão  maior do que o que foi postado naquele link do segundo projeto. E colocar um tempo (digamos 5 minutos) para que seja sempre realizada a próxima leitura. E chegando em 20% (exemplo) o microcontrolador lhe daria um alerta! (Quanto mais próximo deixar esse tempo das leituras menos tempo durará a bateria, uma vez que é necessário o consumo da carga para o teste).

Qual a tensão dela e corrente?

Bom dia Claudio,

Primeiro obrigado pela rápida resposta.

Você captou bem a ideia.

Quanto a resistor, não posso usar um ajustável/variável para que se aplique a outras baterias?

Estou falando de uma bateria de LI-ION 19V e 3.42A.

Obrigado!

Boa noite Rodney,

Utilizar um resistor variável vai depender do que realmente você quer que o seu sistema faça.

Veja bem, parece ser bem simples que o sistema calcule quanto tempo ainda tem a(s) bateria(s) em questão (me referindo a variedade de baterias, tensôes e correntes). Mas quando se está no início da coisa toda (desse mundo rsrs) a prática é bem diferente da teoria ou da simulação do circuito por computador. Aí é que a gente vê os problemas com as adversidades que irão surgir.

Para minimizar isso você tem que definir algumas coisas de início. Por exemplo: O sistema vai medir a bateria somente ou vai medir a bateria enquanto ela estiver em uso?

1) Se for medir apenas a bateria sem que ela esteja alimentando outro sistema então você tem o exemplo do segundo link que postou e um resistor variável (com uma boa watagem) acredito que resolveria. Mas vc teria que medir o valor da resistência toda vez que colocasse uma bateria diferente! Também daria para fazer isso pelo arduino com botões.

Ou;

2) Se o sistema medir enquanto a bateria estiver em uso por outro sistema ele terá que realizar dois cálculos.(quando digo aqui outro sistema quero dizer também dentro do sistema do arduino que vc está querendo, exemplo motrores DC, led's, laser, etc. Ou seja, não me refiro somente a outro sistema "fora" controlado pelo arduino.) Ex: Ele calcula agora quanto resta ao sistema, depois de 1 minuto calcula novamente e com as duas informações sabe dizer, quanto tem, qual o consumo do sistema todo e lhe dar assim o tempo estimado da bateria (o restante). Pode ser feito com ele sendo variável ou não (pode ser com botões como já falei, aí seria bom ter um LCD).

E aí? O que você quer fazer, exemplo 1 ou 2?

Bom dia Claudio.

Entendo esses desafios da parte prática, e por isso tenho tantas dúvidas...rs

A minha intenção é executar o exemplo 2 e mais especificamente medindo a bateria sendo usada por um sistema fora do arduino.

Eu acredito que em um primeiro momento, eu vá fazer com uma bateria apenas. Sendo assim usaria uma resistência com um único valor. Mas em um segundo momento gostaria de fazer com um resistor variável, e ai a sua ideia em relação ao LCD me pareceu muito bacana.

Vamos partir então da seguinte característica.

Bateria LI-ION 19V e 3.42A.

Abraço,

Boa tarde Rodney Amancio.

Gostaria de saber se conseguiu realizar este projeto. Pois tenho que desenvolver um sistema, onde terei que monitorar o tempo de carga que a bateria e informar através de um monitor LCD sua carga.

Caso tenha conseguido, você poderia me ajudar com isso ??

Abraço 

Ola Guilherme, boa tarde.

Infelizmente não consegui chegar em um resultado final. Cheguei a usar o projeto testador de baterias, mas não obtive sucesso. Acabei perdendo o foco mas a minha necessidade continua...rs..

Acho que foi falta de conhecimento meu para terminar isso....

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço