Olá, tenho que fazer um projeto que é o seguinte.
Preciso de saber a posição de uma pessoa em relação ao receptor, e jogar em um programa.

Basicamente um pessoa andaria com um transmissor por uma sala aberta, e o sistema daria a posição dela em relação a sala.

Com isso preciso saber a distancia, velocidade de locomoção e etc.

Algum poderia me dar um norte de como fazer isso?
A parte de programação não teria problema, o problema esta na parte de eletrônica. Tambem tenho conhecimento de arduino para ler informações dele.

Desde ja obrigado.

Exibições: 620

Responder esta

Respostas a este tópico

Já pensou em algo assim.

Uma pessoa com um transmissor (circuito e bateria) com um gps acoplado e este circuito, transmitindo dados para um receptor e através disto você monta o esquema de posicionamento ?

Uhm interessante hein. Como eu sei onde estou pelo GPS ? 

Abçs.

JA

Ola José antonio.

A idéia e por ai, porem como trabalhar com GPS em um lugar fechado, como dentro de uma casa por exemplo?

Pensei nisso tambem, mais como GPS precisa de ter acesso ao satelites seria um problema, e tambem tem o problema de precisão, nao sei se existe algum que iria me dar um precisão exata.

Por exemplo.

Imagina que gostaria de saber a quantos cm a pessoa esta de uma porta por exemplo.

Acreito que o GPS nao me daria essa precisão.

Agora se tivesse algum transmissor que ficasse mandando sinal direto a um receptor, e eu conseguisse saber exatamente a distancia deste sinal, seria mais preciso.

Felipe, 

acredito que para fins didáticos e de aprendizagem esta seria a melhor solução.

Se fosse algo militar, que foi o caso do Bim quando mataram ele na emboscada, acredito que seria outras tecnologias. O GPS não necessita estar vendo satélite, eu sei que tenho um 4S e outro dia "perdi" o cidadão, através do GPS e de um programa da Aplle ele emite um sinal ao dito cujo e me diz onde ele está localizado, em meu caso havia esquecido na casa de minha mãe. Minha sorte,

Valeu,

Vamos trocar figurinhas.

Abçs

 

Felipe Q,

    Cara, vou ser sincero, venho estudando alguns modulos de comunicação sem fio a algum tempo,  até agora conheço os modulos 433mhz, os 2.4ghz, os Bluetooth e os Xbee,  e o mais proximo do que você deseja seriam os Xbee que possuem a função resposta em modo API, dai quando lançado a informação calcularia-se o tempo de retorno e com isso a distancia em relação a cada um dos radios,  mas eu tô chutando, é mera teoria, não sei se funciona só testando.

   Na verdade se eu fosse criar algo assim como você deseja, ou seja, dentro de uma sala saber a localização em que alguem se encontra eu colocaria vários modulos sensores ultrasonicos,  como com ele dá pra saber a distancia em que um objeto se encontra, basta colocar mais de um e fazer o enquadramento, tipo eixo X+ ,  X- ,  Y+ ,  Y-  sendo que tendo um sensor em frente a outro que representa o Eixo X, quanto mais alguem se move em direção ao X- o valor diminui pois a distancia diminui, e o valor do sensor contrario a ele X+  aumentaria pois a pessoa estaria se distanciando.

  Agora imagine colocar sensores X paralelos cobrindo toda a lateral de uma sala,  teriamos x1+ , x2+, x3+... e os sensores em frente a esses na parede do outro lado sendo x1- , x2-, x3-...  logo, seja lá onde você estiver, um sensor estara te captando, e como cada sensor deverá ser previamente calibrado para não ser afetado por questões de moveis,  a será perfeitamente possível saber a posição exata em qua alguem se encontra dentro de uma sala por quadratura.

Bem é meio pirado,  não testei,  mas dentro da minha experiencia, e tudo que estudei até agora, é só o que eu conheço que funcionaria com absoluta precisão dentro de ambientes pequenos e fechados.

Amigo, a derivada da aceleração é a velocidade e a derivada da velocidade é a distância.
Utilize um acelerômetro e tire a derivada.

Com GPS não ficará preciso, pois depende da triangulação de satélites e tem um tempo de resposta muito baixo, além de uma margem de erro de pelo menos 15 metros. Isto sem falar no sinal.

Utilize um acelerômetro, tire a derivada e transmita via rádio-frequência, você pode ter uma taxa de amostragem bem grande. 

Ainda bem que a parte de programação não é problema para você. Boa sorte com a lógica.

Gostei da ideia do acelerômetro partiria desta mesmo.
Só encontrei um problema.
OK, eu sei a distancia que estou, porem como vou saber a direção que estou indo com o acelerometro?

Vou saber que a pessoa esta a x do receptor, mais não para que lado ela foi.

tem como saber?
Pensei em usar a bussola, porem como vai estar preso a pessoa, e ela pode colocar no braço, no tennis, não creio que daria certo.

Você precisa de um giroscópio.

Existem módulos que já vem acelerômetro e giroscópio. Dê uma pesquisada.

http://www.tecmundo.com.br/celular/4406-como-funcionam-acelerometro...

Valeu, ja pe de grande ajuda.
O que vc recomendaria um arduino nano, com acelerometro+giroscopio com modulo wi fi, e dai receber o sinal por um ou mais arduinos, ou algo diferente disso?

O que você quer fazer? Qual a aplicação? Eu não entendi muito bem.

A ideia é o seguinte.
Imagine por exemplo um jogo de futsal, o jogador ficaria com um transmissor e ele ficaria mandando a posição de onde esta na quadra.
Com isso por exemplo qual a velocidade media dele por exemplo, pontos que ele fica na quadra e por ai vai.

Bem, vou ser bem sincero com você.

Existem muitos projetos de visão computacional que fazem isso apenas com uma câmera, é possível identificar as linhas da quadra, impedimentos, quando a bola sai do campo, velocidade dos jogadores, colisões etc. Mas te incentivo a continuar com o projeto, porque ele vai servir para muitas outras coisas (lugares onde não é possível colocar uma câmera, por exemplo). Sem falar no aprendizado que você vai ter "programando uma derivada".

O Arduino nano é um pouco caro, te aconselho a usar o Arduino Pro Mini que é mais barato (porém ele não tem o conversor serial). O transmissor fica a seu critério.

Se você tiver um pouco mais de conhecimento em programação para AVRs, um Attiny, da Atmel, já serviria, o custo e o tamanho ficariam mais reduzidos ainda.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço