Alta tensão tocando música: O alto falante de plasma!!

Olá pessoal, tudo certo com vocês? Bom... Eu estou aqui pra apresentar a vocês meu projeto caseiro de alta tensão que toca música com flyback de TV! O plasma speaker! Espero que vocês gostem, além desses tem mais vídeos no meu novo canal que criei especialmente pra isso, estou começando a estudar montagens de bobina de Tesla de estado sólido...

https://www.youtube.com/watch?v=_PIMyTeliq4&feature=youtu.be

Exibições: 2952

Responder esta

Respostas a este tópico

Putz cara, que coisa de doido...

   Como é que você conseguiu essa façanha ?

    Jean Michel Jarre iria adorar te conhecer ha ha ha.

    Mas brincar com alta é coisa pra gente grande,  prefiro deixar pra quem é menos medroso que que eu ha ha ha.

Parabens.

Hahaha não tenho medo de alta não, enquanto a ser coisa pra gente grande haha isso tem muito a ser discutido... Se você sabe o que está fazendo não tem problema, basta ter cuidado...

O circuito é simples, um gerador de frequeência com 555 (44KHz), alguns MOSFET, flyback interruptor de áudio com um BC547 e mais alguns componentes... Ah e, duas fontes, uma pro oscilador e outra pro flyback 24V x 4A é o que eu to usando =D

A coisa é muito legal, e também já bem conhecida...

O segredo é manter o arco mesmo sem sinal de áudio, ajustando a modulação  dentro de uma faixa... assim se evita os cortes no som.

http://www.instructables.com/id/Build-A-Plasma-Speaker/all/?lang=pt

http://www.instructables.com/id/555-timer-based-plasma-speaker/

Abraço.

Meu circuito é bem mais simples que esse aí, desenvolvi junto com um, amigo e ainda tem interrupção de áudio =D

Caras,  vocês são doidos,  jamais faria um troço desse.

   Tenho um amigo que consertava tv e monitores, um dia ele tirou o monitor do pedestal, e o botão de liga era na parte de baixo,  resultado,  ele desligou o monitor pra consertar, mas na hora de girar o aparelho na bancada, a tomada religou.

    Resultado, quando ele topou a chave de fenda no fly back ele foi arremessado pra tras.

    Ele passou 3 dias hospitalizado em coma ( o cara apagou! ).

    Curioso é que ele não foi acordando,  ele acordou de um salto, achando que tinha acabado de acontecer o acidente e perguntando onde tava,  segundo ele,   tinha a sensação que só tinha passado um piscar de olhos, mas tinham se passado 3 dias.

    Outra curiosidade que ele conta é que ele passou durante as 3 semanas seguinte lembrando de coisas da infância dele que a muito ele havia esquecido.

   Resumindo,  DEIXA ESSE TROÇO DE ALTA PRA GENTE GRANDE.   Como tecnico de eltronica fico com meus miliamperes.

Concordo que pra quem não sabe como funciona e não tem experiência com alta tensão é melhor não mexer.

Todo circuito que gera plasma, além do risco inerente da alta tensão, gera temperaturas altíssimas, portanto existe o risco de queimaduras graves  e incêndio. 

Mas quando se tem conhecimento teórico e sabe como fazer com segurança, é tranquilo e muito divertido.

Segurança em primeiro lugar, sempre.

Falou tudo Wiechert !

  

Também concordo, há várias pessoas em meu perfil pedindo "ajuda" pra fazer um desse também, se a pessoa não é técnico ou não tem conhecimento do que está fazendo eu nem penso em passar o circuito ou ajudar a fazer! Pra fazer isso foram 6 meses estudando os componentes fora o quanto de coisa queimei pra fazer o meu próprio, tem vários na internet mas o mais legal é você fazer o seu e... No começo também tinha medo apesar de ter pesquisado muito sobre alta, plasma etc e... Tomo as devidas precauções pra que nenhum acidente ocorra, que tem risco tem, mas tem que saber lidar com eles sem se dar mal hehehe

Você foi perfeito em suas colocações Damaceno,

    Existe o pefil de cada usuário, e o mundo precisa de cada um.

    Já pensou se todos tivessem medo de voar?  não teriamos o Santos Dumont.

    E por ai vai.

    Acho que temos que ter o respeito por cada profissional e saber que ele é importante.

    Existem por exemplo eletricistas de linha viva de alta,  pessoalmente jamais tentaria essa profissão,  mas agradeço a aqueles que a acolhem.

   

    Mas me dita uma duvida:  Alem da parte de diversão,  em que poderia ser utilizada a técnica ?

Concordo com você, sem essas profissões o que seria de nós?! Olha sinceramente, não sei se existe mais algum lugar que poderia usar isso, MAS existe uma coisa que gera alta tensão que com certeza teria utilidade não só pra mim ou pra você, mas para a humanidade, essa coisa é a bobina de Tesla, princípio da transmissão de energia sem fios... As grandes, á 5 metros de distância se ioniza muitas lâmpadas fluorescentes em alta potência! Existem várias tesla, existem até as musicais, uma simples de 1 metro se bem feita pode gerar até 1000Kv! =D 

Damasceno,

    Eu conhecia pouco sobre o Testa até assistir um documentario se não me engano do discovery chanel.

   Putz, o cara foi muito louco,  a tal gaiola de tesla onde rola a maior alta tensão com raios fortissimos e o cara dentro da gaiola não tem nada.

   Lembro que o grande sonho do cara no fim da vida era transmitir eletricidade sem fio a longas distancia como se faz com ondas de rádio, alguns dizem que ele conseguiu, mas como ele tava muito puto da vida pois concorrente estavam pegando criações dele e ganhando grana,  ele resolveu não lançar.

   Lembro que havia uma discussão dele com outro figura sobre o uso publico da Corrente continua vs corrente alternada.

    Resumindo, de tempos em tempo nasce um "ser diferenciado"  que tem a capacidade de ver a coisa mais difícil que existe "o óbvio"  "o simples"  e quando eles nos explicam vemos como aquilo tava na cara da gente, e não percebíamos.

   Por isso que costumo definir um gênio, como o cara que tem a capacidade de ser simples, quando todos os demais somos tão complexos.

   O testa pelo que sei era assim,  um cara que foi capaz de compreender principios da eletricidade que até hoje ninguem conseguiu ir muito alem dele.

Cara, muito legal, me passa o esquema?
Brincadeira, mas essa é a frase clássica do cara que tem preguića de pesquisar, ou é muito iniciante em eletrônica.
Faz um bom tempo que quero fazer alguma coisa com plasma, mas nem vou me arriscar enquanto não tiver tempo pra pesquisar metódicamente, primeiro.
Uma coisa é agente experimentar (como eu faćo muito) arriscando queimar um transistor ou uma lâmpada, outra é brincar com alta tensão.
Costumo defender o improviso aqui no LDG, já tive discussões até com o Wiechert sobre isso (como no caso da cola quente que você usou pra fixar os componentes), mas até pra isso tem que ter conhecimento científico e experiência. Costumo "pôr a prova" componentes: se quero saber qual a tensão - mecânica ou elétrica - que ele aguenta (e não tenho um datasheet ou módulo de young, por exemplo), aumento a tensão aos poucos até ele arrebentar (santos simuladores!)
E lidando com miliamperes e poucos volts o risco é mínimo. Nesse caso, improvisar sem saber exatamente o que você está fazendo é burrice, suicídio no mínimo, então vou deixar esse experimento pra depois quando tiver tempo pra fazer com método e seguranća.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço