Sou recém formado em eletroeletronica pelo Senai, gostaria de saber se alguem pode me dar uma dica sobre o tópico acima. Tenho um aquecedor a óleo de 1500 w, 110 volts. Pretendo fazer um dispositivo utilizando um sensor de temperatura, quando registrar 18 graus, liga o aquecedor por 2 horas e desliga.

Se alguem souber, favor me ligar ou enviar sms para 9 97831236. Obrigado.

Se preferir escreva por aqui a dica.

Exibições: 2450

Responder esta

Respostas a este tópico

arduino + relé + sensor de temperatura + rtl shield ??? facil assim...

amigo, isso em arduino é relativamente simples,  visto que o arduino trabalha com o sensor de temperatura LM35 que é um sensor analogico facil de lidar,  o resto é pura lógica e relês.

Entretanto acho que tem alguma coisa errada na temperatura que você informou, visto que 18 graus não seria aquecedor, mas sim refrigerador, visto que esta abaixo da temperatura ambiente que gira aqui no brasil por volta de uns 25 graus.

Se realmente for pra lidar só com 18 graus, então o LM35 tá de bom tamanho,  agora se for 180 graus, ai acredito que ele já não serve e teria-se que utilizar um sensor mais parrudo.

a programação no arduino seria uma analise da entrada analogica com calculo conversor para graus, algo tipo

temp=AnalogRead(A0)

Já para ligar a maquina seria algo como

if temp=xxx

 digitalWrite(pino desejado)= HIGH

E ai ele ligaria o pino que estaria ligado a um rele que ligaria seu sistema.

A questão de tempo, se for pra ser exata se utiliza um RTC,  se quiser um tempo mais ou menos , se usa o clock interno do arduino mesmo.

valeu!....obrigado pela ajuda!.....mas esclarecendo mais um pouco.....no inverno, sempre que o ambiente estiver frio,chegar aos 18 graus, então o sensor LM35 liga o aquecedor a óleo e o deixa ligado por 2 horas para aquecer o ambiente, e depois desse tempo desliga.....assim suscessivamente, quando a temperatura abaixar de novo para 18 graus no ambiente, o sensor liga o aquecedor por 2 horas.....etc.....

Rene,

    Pessoalmente eu não faria assim.

    Eu montaria com um padrão de funcionamento por temperatura maxima e mínima,  tipo,  informar ao arduino que quando o ambiente estiver em 18º  ele deveria ligar o aquecedor, porem, quando estivesse em algo como 38º  ele desligasse.

   Isso faria ele ligar e desligar mantendo uma temperatura média.

   Se você fizer como tá pensando,  ele vai a extremos.

Achei sua ideia melhor, apenas fixaria a temperatura minima em 18 graus e a máxima em 30 graus....assim sendo, como posso fixar estes parametros no circuito para fazer o liga e desliga nessas temperaturas?.....desde já, obrigado pela dica....

Rene,

   Aqui você tem um tutorial bem legal de como utilizar o sensor de temperatura LM35:  http://www.ajudino.com/2013/06/11-lendo-temperatura-com-lm35.html

   O restante é apenas pegar a variável TEMPERATURA e fazer um condicional com uma porta digital que aciona um rele e esse rele liga seu aquecedor.

Seria algo como:

if (temperatura<=18){

  digitalWrite(pino digital de sua escola, HIGH;)

}

if (temperatura>=30){

  digitalWrite(pino digital de sua escola, LOW;)

}

Pronto, até onde sei é só isso ai,  capta a temperatura com o sensor, atribui a uma variável e criar um condicional de acionamento de uma porta que estará ligada a um relé.

Olá. 

Na minha opinião você poderia fazer mais ao menos isto:

sensor  - ->  microcontrolador    - ->  temporizador - ->  transístor ou rele  - ->  aquecedor

Tiago, não precisa de temporizador externo, o proprio arduino tem um sistema de clock interno que cria um temporizador interno nele mesmo.

A questão aqui dele é o tipo de sensor a ser usado, de acordo com a temperatura a ser trabalhada.

Já a questão do transistor, rele, opto ou qualquer chaveador tá correto !

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço