Bom dia Pessoas. Estou iniciando um projeto para aplicação hospitalar. A ideia é fazer campainhas, chamadas de enfermeira, onde em cada leito do hospital ficará um botão para ser acionado, e o sinal será enviado sem fio para uma central, que irá por exemplo (inicialmente) acender um led mostrando que tal leito foi acionado, para que assim a enfermeira vá até o quarto. Eu comprei alguns módulos da série 2 para fazer uma rede mesh. Ando tentando fazer primeiro um módulo se comunicar com o outro e fazer um led acender. eu estava tentando fazer o line passing sugerido aqui no labDeGaragem: http://goo.gl/uNq3qR mas descobri através do site do RogerCom que não é possível fazer line passing com o série 2. Peço ajuda para inicialmente fazer com que um módulo que ficará no leito to paciente seja acionado através de um botão, e envie o sinal para outro módulo que será um módulo central que acenderá um led identificando que o botão do outro módulo foi acionado. Eu consigo fazer isso no série 2 sem o uso de arduino?

Fiz os dois módulos se comunicarem estando no mesmo PAN ID, mas não consegui fazer o led acender.

Pra Série 1 tem bastante coisa na internet pelo que vi, mas para o série 2 não tem muito.

Desde já agradeço, e parabéns pela iniciativa de criarem um grupo de discussão sobre xbee. 

Exibições: 681

Respostas a este tópico

Olá Luiz,

    Cara, eu tô estudando a meses como fazer isso que você tá querendo,  talvez por estar dividindo meus estudos com outras coisas, ainda não cheguei aonde desejo, ou seja, ainda não sei como fazer o que você quer, mas sei o caminho e vou te passar o que aprendi nos ultimos tempos.

1- Inicialmente o que você deseja fazer é exatamente melhor de ser feito com o Serie 2,  ele permite a rede mesh em si.

2- O grande problema dos tutoriais que você encontra na net é que eles são voltados ao modo de comunicação AT,  enquanto que para você fazer o que deseja, precisa trabalhar com os modulos em modo API.

3- No modo API a coisa é beeeem mais complicada, pois você deixa de ter uma comunicação direta(como se fosse um fio ligando um modulo ao outro) e passa a ter uma comunicação por pacotes de dados.

4- Passando a se comunicação no modo API você poderá agora informar a uma central qual modulo foi acionado, pois no pacote enviado vai a informação de quem esta falando e com quem se deseja falar;

5- Existe uma biblioteca XBEE-ARDUINO que deveria facilitar o uso desse modo de comunicação, mas ainda não sei usa-la,  mas podemos aprender juntos.

5- Como dito eu ainda não sei fazer a comunicação em modo API utilizando os Xbee, mas tenho uma quantidade ENORME de material falando sobre o tema, inclusive fiz a tradução para o Português do guia do usuário oficial do Xbee, e tambem do maior livro sobre xbee e arduino que é o BUILDING WIRELESS SENSOR NETWORK, e posso disponibilizar tudo com enorme prazer.

Resumindo, estou disposto a liberar todo material que tenho aqui pra a galera, e fazermos um grupo de estudo pra aprendermos juntos como usar esses módulos fantásticos,  O QUE ACHA ?

Weider, q bom ter mais pessoas interessadas! Eu estou com esse projeto e tem que sair de qualquer jeito, mas vejo que a gama de aplicações nessa área é enorme, e acho muito interessante. Estou buscando tudo o que dá aqui na internet sobre o assunto. O fato de tudo estar em inglês dificulta um pouco pra mim, mas vi mesmo algumas coisas sobre o modo API e estava tentando entender.

Eu acho uma ÓTIMA ideia vc disponibilizar esses materiais, deve ajudar bastante e podemos aprender juntos. No momento eu estou garimpando teses de Mestrado pra ver se acho alguma coisa q o pessoal fez. Tem vários trabalhos com xbee, mas a maioria é série 1.

Se pode disponibilzar, então eu começarei a estudá-los agora! kkk

Olá luiz,

   Desculpa a demora em responder, é que tô fazendo uma reforma em minha casa, e justamente por estar de férias é que estou trabalhando mais, dai tô num pique só pois tá quase no fim da obra.

   Mas vamos lá, você deseja algumas teses de mestrado e coisas assim sobre os xbee.

   Bem, tá aqui algumas, saindo do forno:

   Em breve vou estar colocando mais coisas, deixa eu respirar um pouco aqui da obra.

Olha fora os trabalhos academicos anexos, vou te dar uma dica, vá no site:    https://code.google.com/p/xbee-arduino/

Esse é o site da biblioteca xbee-arduino, lá tem como você fazer o download dela, pra instalar no arduino é facil, é só descompactar dentro da pasta  c:\arquivos de programas\arduino\library.

  Ela tem vários exemplor para SERIE 2 e SERIE 1,  o lance é que eu realmente ainda não matei a charada de como usar ela.

 

  Vamos estudar juntos e ver se conseguimos botar pra funcionar, quem conseguir primeiro ajuda o outro ok.

  

Anexos

Weider, demorei pra responder também kkk mas não desisti não! Também tive alguns contratempos mas estou dando uma estudada quando dá. Li as teses q vc mandou e umas outras também muito boas, e quando mais alguém ver esses tópicos recomendo que leia essas teses de mestrado também pois ajudam bastante no entendimento do zigbee. E também é uma boa explicação em português pra quem dá uma apanhada no inglês como eu :/ porque a maioria dos materiais são em inglês. Mas enfim..

Estou comprando algumas coisinhas pra teste, e assim que der vou tentar pegar o jeito na biblioteca do arduino também. Pode ficar tranquilo que postarei aqui as novidades conforme as coisas forem funcionando o/ mas estou empolgado com o projeto. Qualquer coisa, só falar.

Ah, e se puder disponibilizar os materias que vc tem traduzidos cara, agradeço imensamente. O guia do usuário seria de grande ajuda acredito eu.

Abraço

Luiz,

    Se sua intenção é entender a fundo os Xbee eu recomendo o livro(só conheço impresso, dai tem que comprar mesmo)  INSTRUMENTAÇÃO ELETRONICA SEM FIO, do Jadeilson Santana.

    Os primeiros capitulos do livro são incriveis,  deixam você um PHD no assunto,  a parte chata é que quando chega na hora da pratica, o livro tem foco em usuários de microncontroladores PIC que programam em Assembly,  dai ao menos pra mim a parte prática foi inutil, por isso que continuo procurando.

 fernando, meu email é weideraju@gmail.com   entra em contato ok.

Muito bom esse livro comprei e indico.

O que você relatou Weider é pura verdade,mas comprei sabendo que era voltado para PIC.

Mas tem muita coisa interessante lá.

Olá Pessoal,tudo bom?

Estou com o mesmo problema de vocês,não consigo comunicar os Xbees via API.

Vi que o livro BUILDING WIRELESS SENSOR NETWORK é muito bom,mas não sou muito familiarizado com o Inglês.

Weider você disse que traduziu esse livro não foi,poderia disponibilizar para nós?

Agradeceria.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço