Sensor Umidade de solo Capacitivo ligado ao ScadaBR Conhecendo detalhes

Amigos,

fizemos um sensor capacitivo e ligamos a um slave da rede RS485.

Estamos obtendo dados.

Vou mostrar para vocês o que já tenho visto.

Mas minha dúvida: A temperatura teria muita influência na leitura desse tipo de sensor.

Tenho uma leitura pura ainda, ou seja, varia de 0 a 1023. Depois vou providenciar as adaptações.

Quem já tiver experiência e quiser discutir é o momento.

Exibições: 1932

Responder esta

Respostas a este tópico

Opa.

"fizemos um sensor capacitivo" é muito genérico esse termo, não tem mais detalhes?

Jucelei, Quando falo de sensor capacitivo, criamos um sensor com tutoriais da net onde usamos um 555 para gerar frequencia e transforma-la em tensão que o arduino consiga ler. São duas placas revestidas e dentro da terra na altura das raizes das plantas.

Coloquei água novamente e no momento ele foi para 50 de leitura.

Vamos ver as novidades.

Certo, mais vc não tem mais detalhes da montagem? Não seria mais interessante fazer a medição em frequência do que converter isso pra um nivel DC?

Sidney, Um sensor resistivo funciona bem e é mais simples de construir. Bastam dois fios enfiados no solo, a resistência varia de forma inversamente proporcional à umidade. Você teria que ajustar uma c

O problema do sensor resistivo é que com ele você não mede efetivamente a umidade e sim a condutividade do solo, que é alterada por alguns tipos de adubos que contenham sais, por exemplo.

Se as propriedades do solo NUNCA forem alteradas, ai sim, o resistivo é uma solução interessante.

O sensor capacitivo também não mede a umidade, mas sim a capacitância, que vc correlaciona com a umidade, da mesma forma que a variaçã ode resistência.

Para um que mesmo solo consegue-se um bom ajuste, e mesmo para solos diferente é fácil ajustar, desde que você não necessite de uma medição muito precisa. Para controlar sistemas de irrigação, por exemplo, o sensor resistivo funciona muito bem.

Sim, mas a capacitância não sofre influencia de sais (ou sofre muito menos), que influenciam diretamente na condutividade do solo.

Talvez não tenha me expressado muito bem quando falei que o resistivo não mede efetivamente a umidade, uma vez que o capacitivo também não o faz.

Só o processo de oxidação e corrosão de um sensor resistivo ja lasca com todo o sistema. Sempre sera necessário ajustes. 

Isso se vc usar um sensor que oxide e seja corrosível, claro.

Olá, a corrosão dos eletrodos é um problema sério. A escolha do material do sensor é uma das atitudes a serem tomadas para minimizar a corrosão galvânica, mas ela somente não é o suficiente para garantir a duração dos mesmos.
Controlar o potencial aplicado aos eletrodos, deixando os mesmos no potencial da terra quando não se estiver fazendo uma leitura da umidade e alterar a polaridade a cada vez que se fizer a medição ajuda na conservação do sistema.

Boa Tarde Mauro, estou trabalhando em um projeto de irrigação escolar com o arduino, e não tenho mta base sobre o assunto, gostaria de saber se vc pode me passar o seu e-mail para mais contato e vc me dar algumas dicas sobre o meu trabalho? Obrigada desde já.

Gabriela, meu email é assismauro_arroba_hotmail_ponto_com

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço