.

Exibições: 1778

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Um amplificador operacional pode fazer isso sem necessidade de micro controladores, mas você não explicou o que irá medir o peso da carga e que tipo de sinal o sensor dispõe.

isso pode ser mecânico... ou eletro-mecânico . Eu tentaria fazer, com uma mola ou dinamometro, na própria corda do elevador, se o peso for superior ao calibrado, o dinamometro estica mais que o indicado e nesta parte por ter um interruptor que desarme todo o sistema, ... ... mas não tem porque não funcionar...

Uma célula de carga no ponto de fixação do cabo do elevador realmente parece a solução mais viável. Junta com o AMPOP e podes controlar o bloqueio do motor.

kkkkk

Vamos lá:

http://lmgtfy.com/?q=amplificador+operacional#seen

O amplificador operacional é O componente quando se trata de eletrônica analógica....

Rachei o bico quando vi o "lmgtfy". Já estava com saudade desse "recurso".

AMPOP=Amplificador Operacional.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/livros-para-downloads/3673...

Nesse artigo tem o link para o e-book OP Amps for Everyone.

Miguel,

O amp op é um amplificador de alto ganho, com duas entradas, uma inversora e e outra não inversora, o sinal na saída é o resultado da "soma" dos sinais nas entradas.

Usando o controle de realimentação podemos controlar o ganho do circuito. O amp op é a base dos computadores analógicos, que em certas aplicações ainda são mais rápidos que qualquer sistema digital.

Com operacionais é possível fazer todos os tipos de operações lógicas (OR, AND, NOT, NOR, NAND, XOR) e matematicas (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação, log, integração, derivação, todas mesmo) comparações entre sinais, controle PID, etc...

Os operacionais dominavam os sistemas de controle até o final dos anos 80, quando os microcontroladores digitais tomaram a liderança na parte de lógica de controle, mas ainda hoje, os operacionais são muito usados principalmente para condicionamento de sinais, a maioria nem reparou que existe um operacional em cada placa de Arduino UNO, fazendo a tomada de decisão entre a comutação das fonte USB ou Vin.

Para o seu caso, sugiro que estude o amp op na configuração de comparador.

Abraço

.

O sensor pode ser um dinamômetro comum como os encontrados em lojas de artigos de pesca, depois acople a "agulha" do marcador ao cursor de um potenciômetro deslizante. A leitura do potenciômetro pode ser ligada a entrada de um comparador feito com op amp. Se o peso limite não for ultrapassado saída do comparador irá liberar o funcionamento normal via os botões de acionamento do elevador. Se o peso for ultrapassado a saida do comparador irá bloquear os botões até que o peso esteja dentro do limite.

Tá ai a base do projeto pra você:

O sensor pode ser um potenciômetro acoplado a um dinamômetro:

O circuito básico para controle com o comparador, 

Referências para pesquisa:

link

link

link

Olá!

Eu sugiro você use um strain gauge(extensômetro), colado numa pequena barra de metal, pode ser uma tira de alumínio de uma latinha, use super bonder pra colar. Eu já fiz isso. O strain gauge vai modificar sua resistência segundo a deformação linear que o alumínio vai sofre em função da carga, ou você pode comprar uma celular de carga pronta para fazer isso. Use um resistor adequado para limitar a corrente no extensômetro segundo suas especificações e tensão de alimentação usada, a variação da resistência vai gerar uma variação de tensão, deve ser da ordem de poucos milivolts. Use um OpAmp no modo diferencial, sugiro o LM324 por ser de fonte única e específico para essas aplicações (OPA4277 é excelente pra isso também!) , para obter um nível de tensão adequado. Seria bom você usar também um CI de referencia de tensão, acho que o INA125 é uma boa escolha.

Você conseguirá com esse nível acionar a base de um transistor que pode operar uma ponte H com transistores também, quem sabe tu possa usar um CI especifico para ponte H, não sei quão analógico deve ser teu projeto.

desta forma, dependendo da carga, o motor gira para um lado ou para o outro.

Espero que a dica ajude!

Sds 

Miguel, você poderia ter me enviado esse tópico antes de me consultar...

Ficaria muito mais facil para eu entender o que deseja.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço