[ AJUDA ] Instalação Artística com Arduíno e Processing.

Boa tarde, pessoal. Sou professor de artes e fotógrafo. Estou finalizando meu doutorado na USP e uma de minhas propostas é a criação de uma instalação artística que utilizará a placa arduíno e o software processing.

Para isso, proponho a criação de uma “exposição fotográfica” que apresente três modelos de imagens expostas: uma ampliação analógica (negativo), fixa na parede; uma ampliação digital (arquivos), também fixa na parede e; uma imagem projetada através de um software, este, propiciando uma constante rotação/troca de imagens.

Basicamente, na medida em que o sujeito aproxima-se da exposição (é detectado por um sensor ultrassônico acoplado ao arduíno), a imagem projetada tente a desaparecer e na medida em que se distancia, tente novamente a aparecer. Através deste processo pretendo levantar questionamentos sobre a imagem fotográfica que se relaciona com sistemas digitais.

A minha carência é na programação... como fazer a imagem desaparecer e aparecer na medida em que o sujeito se aproxima ou se distancia. E deixar a mesma (imagem projetada) em constante rotação.

Veja o arquivo do projeto.

Exibições: 626

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Não me ficou muito claro se você pretende que a imagem projetada dê lugar à outra imagem conforme uma pessoa se aproxime ou se, com um certo número de imagens que se alternam, a imagem projetada some gradativamente conforme a aproximação de uma pessoa.

De qualquer um dos modos, é bem simples ser implementado integrando Arduino e Processing. Eu não sei se a sua dificuldade é com o Arduino, com o Processing ou com os dois. Eu recomendo que você comece por entender cada evento individualmente, como ler o sinal do sensor com o Arduino, como fazer a comunicação do Arduino com o Processing, como exibir as imagens usando o Processing, etc. Após entender como se dá cada etapa individualmente, basta soma-las para alcançar o objetivo almejado.

Sim Yallis, a primeira opção. Independente de ter uma pessoa próxima ou não, a imagem do centro (projetada) deverá ficar em loop (5 segundos por imagens em um total de 5 imagens). Na realidades, o que preciso, é de alguém que aos poucos fosse montando esse projeto comigo e me explicando os códigos. Se quiser embarcar nessa, posso conseguir um pagamento pra você, mas não disponho de muita verba (tb não sei o que isso custaria)... da mesma forma, sendo um trabalho colaborativo, seu nome irá nas publicações que o trabalho for inserido (não sei se te interessa). O que acha? Teria alguém pra me indicar?

Matheus,

Uma outra abordagem para sua proposta, seria utilizar somente processamento de imagem utilizando um computador e uma WebCam e OpenCV ( poderia utilizar até raspberry pi + camera ).

Com o OpenCV é possível reconhecimento facial, reconhecimento de gestos simples, manipulação de imagens ( rotação, manipulação de cores, manipulação de pixel, escala, etc ).

Também é possível utilizar o Processing com as bibliotecas do OpenCV.

Ou ainda usar a programação python+OpenCv ( SimpleCV ), o que simplifica muito a utilização das bibliotecas do OpenCV.

Se quiser melhorar o projeto, poderia utilizar o Kinect ( tem um grupo aqui no lab de garagem ensinando como utilizar ) para detectar movimentos. A exposição Elvis Presley realizada em São Paulo alguns anos atrás, eles utilizaram o Kinect para fazer um "tour" pelas fotos do cantor pelos movimentos das mãos ( p/ cima, p/ baixo, direita, esquerda ).

Sds,

Sim, Cinesio. Mas preciso trabalhar com o Arduíno e Processing, já faz parte do projeto e não posso alterar. A não ser que seja algo mais simples. Não sei se neste momento o Kinect seria ideal pela complexidade em relação a este projeto.

Preciso de alguém que e ensine a programar isto. A princípio é algo simples. Acho justo contratar alguém, mas não tenho muita verba. Conhece alguém que poderia ajudar, ou você mesmo se interessar?

Matheus,

Poderia ajuda-lo em qualquer alternativa ( OpenCV, arduino+ultra som, ou Kinect ( tenho 1 para testes ) ).

Solicitar ser meu amigo no site do lab de garagem, para que possamos trocar informações por email,

Sds,

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço