Olá, alguém pode me ajudar, quero fazer um projeto com um sensor de umidade de solo, que me mostre em um display 16x2 a porcentagem real de umidade do solo medido, alguém sabe como elaborar esse código??

Exibições: 1738

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, 

Qual o sensor a ser usado? Esta seria a primeira coisa a definir, saber como o sensor entrega a informação para o microcontrolador. Somente depois seria a vez de trabalhar o código.

Olá  Wiechert , é um sensor de umidade de solo para arduino, vou fazer o projeto com arduino, e preciso de ajuda, estou começando com programação e tenho algumas duvidas, n sei direito como começar, pq quero ler em um display 16x2  a umidade real do solo, e não a resistência, por que pelos tutoriais que vi o arduino só mede a resistência

Então repito, qual o sensor?

olá, não sei direito o nome do sensor, mas o link do sensor é esse

LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO

Bom,

Infelizmente este sensor só mede a impedância do solo.

Serve apenas para que se tenha uma idéia se o solo está mais seco ou mais úmido, já que a impedância do solo tende a variar em função da umidade, mas em uma escala imprecisa que varia de solo pra solo.

É útil para controle e/ou alarme de irrigação em vasos ou pequenos jardins, mas dai a se ter uma leitura da real umidade não dá, pois a impedância do solo varia com uma série fatores, composição do solo, íons presentes, tratamento e correção do solo, fertilizantes, etc... detalhes que um agrônomo pode explicar melhor que eu...

Mesmo que você consiga determinar a resposta do sensor no solo do seu canteiro, usando um outro aparelho calibrado, a leitura do seu sensor pode mudar completamente após a aplicação de fertilizantes, ou  mesmo com a mudança de posição do sensor, quando seria necessário refazer a calibração com um instrumento de referência.

Por isso, o máximo que conseguirá com esse tipo de sensor é uma escala do tipo MUITO SECO, SECO, ÚMIDO, ENCHARCADO.

Outra coisa a ser levada em conta é a corrosão galvânica dos eletrodos do sensor. 

Mesmo assim, este tipo de sensor é bastante útil, desde que se considere as suas limitações.

Abraço.

e vc n sabe algum tipo de sensor p fazer isso?????

Para leituras precisas de umidade do solo, os sensores capacitivos são a melhor opção.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço