Como usar tinta+Catalizador para mascara de solda e simbologia em PCB?

Olá a todos.

Adquiri recentemente um kit pcismat para máscara e simbologia após a corrosão de PCB:

- Tinta fotossensível para máscara de solda (um pote)

- Tinta fotossensível para simbologia (um pote)

- Catalisador (um único pote para a máscara e simbologia)

As tintas acima citadas constituem 50 gr (37,50 gr tinta e 12,5 gr de catalisador)

Pelo que entendi lendo sobre estas tintas, elas possuem as mesmas propriedades fotossensíveis ao UV mudando apenas a cor da pigmentação da tinta. Então se pode escolher qual será máscara e qual será a simbologia.

Como é a primeira vez que faço isto, gostaria de aprender a parte de máscara de solda, simbologia e metalização de ilhas.

Peço ajuda nas seguintes dúvidas:

1) Que cuidados devo tomar ao manipular estas tintas? Por exemplo, luva e máscara por serem tóxicas, usar conta-cotas para medir as quantidades, etc.

2) Quais as proporções de tinta e catalisador na mistura?

3) Devo preparar toda a tinta com o catalisador, guardá-la pronta e usá-la quando necessário ou só devo misturar a tinta e catalisador quando for aplicá-la na placa PCI? 

4) Posso usá-las com luz normal ou devo ter na sala uma luz especial (vermelha, por exemplo) para não prejudicar o procedimento?

5) Qual o processo de secagem e o tempo e distância de exposição ao UV (25W, por exemplo)?

6) A limpeza é com a barrilha como aquele procedimento usado após a corrosão da placa?

7) Após o processo de máscara e simbologia é ainda necessário passar verniz para proteger a placa de riscos ou descascamento da tinta ou a própria tinta já tem propriedades mecânicas que a protegem? Fica com a qualidade das placa industrializadas neste questão? 

8) Como posso metalizar as ilhas após a confecção final? Alguém já fez isto? Já tentei diversas vezes me comunicar com o site LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO, mas não tive respostas nenhuma dos email que mandei para o SAC e nem do formulários de contato. Ainda não consegui comprar este tipo de produto. Alguém conhece outro fornecedor que trabalhe com material de metalização da ilhas?

Já pesquisei na net e em vários sites sobre isto mas não encontrei muita referencias. Acho bastante sobre os procedimento de corrosão.

Desculpem-me a quantidade de perguntas.

Agradeço antecipadamente por qualquer informação,

Wagner.

Exibições: 11735

Responder esta

Respostas a este tópico

Tempos atrás fiz uma pesquisa sobre essa empresa CI Fácil, que vende a tinta FAST_PCB e o que eu vi não gostei.  Me baseio pelo que o povo comenta na internet: atendimento péssimo, demora muito na entrega, e não dão retorno ao cliente em caso de problemas. Pelo que eu vi não vale a pena esquentar a cabeça com esses caras. 

Comprei esses dias uma coisa chamada Dry Film (ainda não testei), mas pelo que vi funciona muito bem. Procure no google por "Engenharia Caseira", o primeiro link que aparecer é a página do Ricardo Trombetta. Comprei dele pelo mercado livre, atendimento perfeito, respondeu e-mails, etc, entregou no prazo e sem preços exorbitantes. Dá uma olhada que vale a pena, e a cotação dele como vendedor no ML é alta. Não vou colocar o link aqui pra não ferir as regras do fórum. Qualquer dúvida, entre em contato comigo por mensagem privada. 

Respondendo as suas perguntas;
1 - O catalisador é tóxico, é recomendável trabalhar com luvas. 

2 - A proporção de tinta/catalisador é de 10/1, ou seja: a cada 10 ml de tinta, coloque 1 ml de catalisador. Para medir isso, use duas seringas (comprar em farmácia), uma pequena com marcação de 3 ml e outra um pouco maior com marcação até 10 ml. Para a seringa pequena use uma agulha para pegar o catalisador (facilita), com a grande você pega a tinta, sem necessidade de agulha, não use agulha com a tinta porque ela vai entupir. Pra cobrir uma placa de 10 x 10 cm, essa proporção de 10 ml de tinta por 1 ml de catalisador está de bom tamanho. Lave bem as seringas após o uso e guarde-as destacando o bojo de dentro da seringa. 

3 - Não deve misturar toda a tinta com o catalisador. O catalisador é foto-sensível, no momento em que você mistura com a tinta ela começa a agir como um filme fotográfico e o catalisador vai perdendo sua eficiência com o tempo, ou seja, misturou e vai usar semanas depois, irá perder todo o material. Misture apenas a quantidade necessária para o trabalho em questão.

4 - Quando estiver trabalhando com a tinta + catalisador, seja misturando, seja aplicando na placa, deve fazer isso em ambiente com luz tênue, de preferência vermelha ou amarela), luz fraca mas que dê para enxergar o que se está fazendo. Lembre-se, a tinta misturada ao catalisador torna-se basicamente um filme fotográfico. Expo-la a luz fluorescente ou do sol, prejudicará a revelação da placa.

5 - Para expor a placa com a transparência à luz, de preferência a luz ultra-violeta, uma lâmpada de 100 watts da chamada "Luz Negra" resolve bem. Deixe a lâmpada a uns 15 cm da placa. Para secar a placa, use um secador de cabelos, não aproxime muito o secador da placa, não deixe esquentar muito a tinta, essa tinta não gosta de calor. O secador é só para apurar o processo. Caso contrário, deixe a placa secando de 40 minutos a 1 hora em local arejado, mas escuro. Você sabe quando a tinta está seca, quando ela ficar bem fosca, pode-se tocar de leve nas bordas da placa para conferir se ela não gruda no dedo. O tempo de exposição a luz pode ser de 3 minutos a 15 minutos. 

6 - A barrilha ou carbonato de sódio, é usado para a revelação da placa, ou seja, depois que você expôs a placa a luz, coloque imediatamente a placa numa vasilha com 1 copo de água (200 ml) e uma colher de cafézinho ( ~1 g), misture bem e mergulhe a placa. Não deixe a placa muito tempo na água, um 3 a 4 minutos deve ser o suficiente. Se o tempo de exposição e a secagem da tinta foram feitas corretamente, a parte da tinta que não ficou exposta a luz, começa a desgrudar da placa e a parte cobreada fica exposta. Use um rolinho de pintura ou pincel para remover a tinta da placa, caso esteja meio difícil de sair. Essa fase é crítica e tem que ter um pouco de paciência. 

Depois de revelada a placa, seque-a novamente com o secador ou deixe exposta a luz UV novamente, não importa o tempo, isso é somente para fixar bem a tinta que restou na placa, essa tinta é que protegerá o cobre contra a corrosão. 

Para a corrosão use percloreto de ferro, normalmente vendido em pó nas medidas de 500 g e 1 Kg. A proporção é de 250 g de percloreto de ferro para 1 litro de água. Esse produto é reutilizável, guarde-o numa garrafa (vidro ou pet) bem fechada que poderá ser utilizado muitas vezes. ATENÇÃO: o percloreto não tem um alto nível de toxidade (basicamente é ferrugem aquilo), mas faz uma sujeira danada. Use luvas e avental quando trabalhar com isso. Se pingar na camiseta de sua banda favorita, você terá que jogar a camiseta fora, isso não sai de jeito nenhum da roupa. Fique atento para não colocar esse produto em contar com metais. IMPORTANTE E PODE SALVAR SUA VIDA: não jogue no tanque de lavar roupas da sua mãe, ela vai te enforcar, sério. O tempo de corrosão varia, em torno de 5 a 10 minutos. 

7 - O interessante aqui é procurar um verniz que não atrapalha a soldagem. 

8 - Esse processo de metalização é complicado e os materiais são caros. Nunca fiz esse trabalho. Você procurar sobre isso no "Engenharia Caseira" que eu citei lá em cima. 

Olá Luís,

Muitíssimo obrigado.

Vou realizar alguns testes nas próximas semanas para aprender o processo todo.

Seguirei seus esclarecimentos e verificarei sobre "Engenharia caseira" e o Dry Film.

Este último me parece bem interessante, pois sugere um processo mais limpo e menos perigoso por não utilizar material tóxico.

Depois postarei neste mesmo tópico os resultados que eu obtiver.

Mais uma vez, muito obrigado,

Wagner.

Ola Wagner,eu tambem adquiri o kit de fabricação de placas de circuito impresso da REFERÊNCIA REMOVIDA POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO,posso te afirmar que a tinta azul acido resistente é facil de usar,ja é a segunda vez que compro nessa loja e funciona,muito bem.

Agora ja as tintas para mascara verde e simbologia branca estou tendo dificuldades para aplicar na placa,ela não fica uniforme,mesmo aplicado na centrifuga que construi com hd.

Estou aqui a disposição para trocar experiencias e o que eu souber posso compartilhar com voce,bem como gostaria de tirar essa duvidas que eu tenho com os nobre colegas desse forum.

Obrigado!

sobre metalização dos furos veja esse video

https://www.youtube.com/watch?v=HsC7GzFktkI

Luís,

muito obrigado pelas suas explicações. São poucas as informações que encontrei a respeito de como usar essas tintas para máscara de solda nas quais tem que misturar o catalisador. Eu adquiri uma dessas e vou testar em breve assim que eu terminar um painel de leds UV que estou fazendo.

Gostaria de saber qual produto posso usar para limpar as seringas, pincéis e rolos que estiveram em contato com a tinta (já misturada com o catalisador) durante o processo. Pode ser tinner ou algo assim? 

Minha preocupação é que após lavar esses materiais com um produto desses possa acabar prejudicando na próxima vez que eu for aplicar em outra placa. Não estou afim de comprar um pincel, rolo e seringas para cada placa! :)

Saudações!

Miguel

Para quem quiser adquirir o material para o processo fotográfico, sugiro a vocês o site LINK REMOVIDO POR DESCUMPRIR OS TERMOS DE USO ja comprei 2 vezes e nunca tive problemas e o material é de otima qualidade, vendem todo o tipo de material para confeccionar pcbs, até as brocas para furaçao la tem

Esta foi a minha primeira experiência com Dry-Film. Não ficou excelente ainda porque não apliquei o dry-film com um ferro de passar roupas ou uma máquina laminadora (plastificadora). As plastificadoras só justificam sua compra se você irá produzir um grande número de placas. Mas é importante que se aplique o filme na placa usando um ferro de passar roupas, alisando bastante para evitar rugas e bolhas. 

ola amigo sou novo no laboratório de garagem mais tenho uma dica secagem das tintas uv para mascara de solda

o sei o catalisador do complemento alto motivo chamado waste praime  misturei a tinta e fis a impressão com 5 minutos

estava seca no ponto deu certo 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço