Boa tarde,

Sou novo no fórum e portanto não sei se estou postando na área correta.

O meu projeto é automatizar uma máquina de colocar cerdas em escovas.

Tenho uma máquina nesse modelo (manual) :

https://www.youtube.com/watch?v=SkWRGKXB-hM

E gostaria de criar uma mesa de coordenadas que se movimentasse nos eixos x e y automaticamente, conforme vídeo a seguir: 

https://www.youtube.com/watch?v=zATuNVK6830

Para isso estava pensando em montar uma mesa nesse esquema abaixo:

No entanto não entendo nada de programação...Gostaria de saber se é possível realizar este projeto?

Gostaria também de fazer um curso nessa área, Alguém me indica algum? Há algum professor aqui?

Agradeço pela ajuda

Exibições: 3446

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Ricardo... É possível sim criar este projeto e não creio que seja tão complicado.Para fazê-lo você precisará de mecanismo para poder te indicar qual a posição atual da mesa.Motores de passo é uma boa para fazer este controle(assim como as impressoras) mas esse motor tem a desvantagem de toda vez que reeniciar a energia ele deve voltar o cursor para um ponto zero pois se não ele fica perdido.Poderia ser usado encoers também que seria como o motor de passo.Mas o que ficaria ideal para estes tipos de projeto seria o servo-motor pois o servo-motor lhe retorna um sinal de referência para seu posicionamento onde mesmo reeniciando eletricamente ele sabe sua posição original.

Onde eu trabalhava precisavamos de um mecanismo onde a posição do eixo do motor era indispensável, mesmo depois de uma falta de energia pois era posicionamento de uma cabeça de robô.Com os servos ficaria muito caro o projeto e inviavél pelo tamanho. Nossa solução foi na engrenagem que acoplava o eixo do motor na cabeça do robô colocar mais uma engrenagem com um potenciômetro multivoltas assim a tensão de saida do pot era proporcional á posição do motor.

Mas isso Ricardo são só idéias, seu projeto com encoder, servo ou motor de passo funciona, depende agora da sua necessidade.

Quanto a programação...https://www.youtube.com/playlist?list=PL05085BAC19CB5DF1 acompanhe as videos aulas desse cara e vocÊ vai ficar crânio na programação

Espero ter ajudado. 

Boa tarde,

Primeiro obrigado pela resposta...

É são várias possibilidades, porém eu não sei a influência de cada uma na programação..Minha vontade inicial era de aprender a programar e montar o projeto inteiro, porém nesse momento acho que é melhor pagar alguém com mais experiência para fazer..Enquanto isso vou assistindo aos videos que me indicou

Muito obrigado

Ricardo, achei super interessante as maquinas de montar as vassouras.

Nunca tinha visto uma.

Sim é possível automatizar a maquina manual.

Mas é um projeto complexo e vai requerer investimentos.

Sou hobbista, e não trabalho ainda com automatização.

Daqui a dois anos estarei me aposentando e assim desejo dedicar-me a isso.

Boa tarde José Gustavo,

É acredito que não conseguirei sozinho, terei que contratar alguém com bastante experiencia no assunto..Você tem uma ideia desse investimento?

Muito obrigado

Ricardo, infelizmente não tenho idéia sobre o valor do investimento.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço