Caros 

Estou iniciando um projeto de automação e nessa etapa inicial estou avaliando as plataformas candidatas ao desenvolvimento. Critérios para escolha são poder computacional, conectividade e preço. A primeira placa que acabo de receber é Beaglebone. A compra foi na Farnell, o preço 220 reais não é muito atrativo mas se considerarmos que em alguns casos pode até substituir um PC fica mais aceitável

Tirei da caixa e fiz os teste iniciais de funcionamento. Vou continuar a exploração e documentando como registro e compartilhamento no meu blog. Para quem se interessar segue o link com informações do primeiro contato com a placa. 

http://goo.gl/1e1Pk5

Comentem , perguntem, no que for possível darei retorno.

Abraço

Marco

Exibições: 3427

Responder esta

Respostas a este tópico

Estou estudando Python agora, especificamente a parte de controle da SPI e Serial na Beaglebone, e quanto a falta de material sobre determinado assunto na BBB, eu procuro para Raspberry, teoricamente é a mesma coisa, só tem que mudar algumas coisinhas, no caso de scripts em Python.

Complementando a fala de Claudio, BBB ou Raspberry, ambas são Linux, sendo assim existe zilhões de informações,  então com um pouco de conhecimento em Linux é possível descobrir a particularidade de cada plataforma. Realmente você não vai encontrar muita receita pronta, mas podem considerar como uma grande oportunidade para dominar um sistema operacional embarcado baseado em Linux.

Marco , realmente usando o Linux tudo é similar, o problema é com os drivers.

Para Raspberry já tem muita coisa. Para o BBB não sei.

E é praticamente impossível você criar um driver para um dispositivo...

Gurizada! bateu uma dúvida aqui, sei que para dispositvos seriais por exemplo que são 5v eu preciso usar um conversor de nivel logico para 3v, pra não zuar os pinos da BBB.

Estou tentando fazer funcionar uma tela TFT com o driver: http://www.adafruit.com/products/1590

E agora fiquei na dúvida se isso vale para dispositivos SPI, porque na descrição do produto diz (safely with 3-5V logic)

Se a especificação da placa estiver informando que pode usar níveis de tensão de 3 a 5V, 

não há motivo para preocupar-se 

Obrigado José Gustavo :)

Valeu Marco por criar esse tópico, me fez pensar sobre usar a beaglebone de novo no meu projeto, e posso te dizer que estou muito satisfeito até agora, estou aprendendo Python, que por sinal é muito intuitivo de se aprender.

Já como primeiro passo fui criar a biblioteca do driver RA8875:
https://www.adafruit.com/product/1590

Que atualmente só tem para Arduino, ontem eu terminei ela, e gostei do resultado, vou criar um exemplos e a parte de calibração do touch e vou postar aqui para vocês verem.

Valeu!

Muito bom o tópico, parabéns.

Pesquisando sobre placas encontrei essa loja que tem os equipamentos no Brasil e entrega bem rápido, http://www.lojamundi.com.br/embarcado-raspberry-cubieboard-beaglebo...

Eles tem varias placas, comprei minha beaglebone lá e recebi direitinho,alem de terem um ótimo suporte que te ajuda com qualquer duvida. Recomendo.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço