Boa tarde amigos, tenho um projeto em mente e já com cliente a vista já que a necessidade desses dados que o projeto vai gerar é muito importante para o produtor. Gostaria de compartilhar para possível idéias, sugestões, duvidas.

É um controle automático de produção de leite, a idéia é a seguinte: Cada vaca receberá uma tag RFID presa ao brinco de identificação na orelha do animal, quando ela chega no lugar de ser ordenhada o produtor passa o RFID e identifica que é a vaca N° 1  por exemplo,  o que passar de leite por um sensor de medição corresponderá a vaca n°1, quando acabar a ordenha dessa vaca o produtor le novamente a tag de identificação da vaca e está pronto o valor total lido pelo sensor nesse tempo deve ser salvo como produção da vaca n°1. E assim se procederá com as demais.

Todos esses dados deverão ser gravados em um cartão SD para que depois ao final do dia ou da semana o produtor possa abrir os dados em um computador e analizar a produção de seus animais.

Ainda não montei nada, fiz o pedido de um modulo RFID e um SD card, nunca usei esse 2 módulos e é onde acredito que vou ter mais dificuldades. Estou pesquisando a respeito.

Se alguém quiser dar alguma sugestão ou idéia, compartilhar algum trabalho que usou RFID para  identificação, tutoriais e coisas do tipo. 

Até o final da semana devo receber os matérias e vou começar a trabalhar.

Obrigado. Abraço  

Exibições: 6792

Responder esta

Respostas a este tópico

QUAL MODEL DE ARDUINO VOCE ESTA USANDO? E O MAIS IMPORTANTE, QANTAS E QUAIS AS PORTAS DO SEU ARDUINO, QUE VOCÊ ESTA USANDO?

Estou usando o UNO, mas comprei o mega pq as portas já estão no limite.

Olá Adilson, morei na fazenda a minha vida toda, to a um ano morando na cidade, a ordenha é muito cara, quem compra uma ordenha é porque tem muita vaca pra ordenhar, coisa de 100 120 vacas, e cada uma demora um certo tempo, não me lembro ao certo mas acho que uns 8 minutos dependendo da vaca, pelo que vi pelo seu projeto vc planeja com que o vaqueiro tire de uma por uma , se for assim, vai demorar umas 13 horas, uma alternativa é o arduino utilizar um sensor de fluxo de água no cano principal da ordenha e assim que o sensor rfid identificar a vaca, ele começa a ler os dados do sensor de fluxo registrrando assim em um servidor a quantidade de leite e a vaca, dia, horario, e tudo mais, li alguns comentarios sobre o preço do sensor rfid, pra baixar o custo pela metade vc pode identificar a vaca por números no brinco, que é normal e assim que a vaca estiver pronta com um sistema android com um programa instalado o produtor iria inserir o código da vaca e a indentificação do sensor, assim o arduino ativa o sensor e começa a gravar os valores em um servidor ou sd card. vc não gasta com rfid, nem sensores caros, a ordenha é feita muitas veses no curral, a higienização é exigita onde o leite é armazenado, e permitiria a ordenha de muitas vacas ao mesmo tempo.

excelente contribuicao... com ela vislumbro outras possibilidades de implementação... rabiscarei e coloco aqui até o fim da semana.....

João,

tenho a contribuir com este assunto.

Eu tenho uma ordenha balde ao pé, e não foi assustador o preço. Eu ordenho 13 animais. A média de tempo para cada uma é 5 minutos. Minha produção dobrou depois que saí da ordenha manual e agora quem faz a ordenha é uma mulher.

Ela é bem cuidadosa com higiene, coisa que os homens não são bons. Também tem mais carinho com os animais.

Ordenho um animal por vez. A duração total é de 2 horas.

Se quiserem cuido da impressora. Coloco ela imprimindo o que quiserem. Deixa só avançarmos no código. Lembrem-se que se o RFID for razoável podemos colocar o alimentador de concentrado automático também. Coisa muito simples. Cada 3 litros de leite faz com que nossa vaquinha mereça 1 kg de ração.

Dai o RFID pegar a uma distância de uns 40cm. Mas vamos desenvolver o código que depois eu dou uma doida e compro o leitor que custa 1.800,00.

Posso até filmar tudo, toda a operação e mostrar para verem. Ah, no meu canal no youtube já tem um video da ordenha, embora neste momento era um problema já resolvido. Tenho outras filmagens que vou colocar hoje para verem.

http://www.youtube.com/watch?v=98sAKD0tLfY

Entendi, no seu caso é ótimo, pois vc ordenha um por 1, vc pode ter um controle total, se o sistema for implementado em uma fazendo com muitos animais, onde a principal atividade é a atividade leiteira, existe rações a base de soja, onde a produção leiteira é estimulada, por exemplo, se em uma determinada época do ano a produção leiteira cair 20% será recomendado um adicional de 200gr por vaca pra estabelecer a produção normal, esse é o projeto mais útil que vi até agora.

Eu estava comentando sobre este projeto com um colega que é técnico agrícola e ele comentou algo parecido, que seria oferecer uma quantidade de ração "extra" a base de grãos as vacas que tenham uma tendência de queda na produção.

Com o registro da produção individualizado é possível fazer este controle, quase como se fosse um PID biológico... 

Wiechert,

justamente isso. Este tema é muito legal. Se vcs continuarem me empolgando assim compro as peças todas para fazermos algo muito legal.

Vejam só:

Vaca "Bonita": produção hoje 9 kg leite. Merece ganhar 3 kg de ração balanceada.

Vaca "Mileyde": produção hoje 12kg leite. Merece ganhar 4 kg de ração balanceada.

A produção total hoje foi 64 kg de leite.

1 vaca, a Dayana, está com 295 dias de parida. O limite deste tipo de animal é 305 dias. Infelizmente ela ainda não está penha novamente. Tive problemas com a inseminação. 

O histórico dos animais e sua produção são controlados pelo programa gisleite, software livre, da embrapa. (http://gisleite.cnpgl.embrapa.br)

Vejam no video abaixo o procedimento de ordenha. Esse vídeo é antigo e já tem mudanças, mas para analisarmos onde colocariamos as peças já serve.

http://youtu.be/TAtvI8Jt6Go

Caraca, Sidney 

Me desculpe a franqueza, mas que falta de higiene nesse processo.

O rapaz nem limpou as tetas antes de fazer a ordenha mecânica.

O ambiente  esta muito sujo. 

Espero que tenha melhorado esse processo.

O projeto do controle de ordenha é muito legal.

Parabéns para os colegas.

Confeso que fico ancioso para ver as postagens desse tópico. Tema e projeto interessantissimos. Queria sugerir um apanhado geral de como estão as coisas e o que vamos (definitivamente) usar. Assim, tomo mundo que esta se envolvendo pode adquirir e montar o prototipo...

Que acham!?

Adilson, poderia fazer isso? essa lista?

Para que servirá a impressora térmica mesmo, hein?

Aguardando.

Concordo Allan, só assim a coisa vai andar. Já tenho boa parte da programação e montagem do teste em andamento, hoje visitarei uma propriedade para tirar umas dúvidas, até próxima semana pretendo estar testando.

A principio o que pretendo testar é o RFID identifica o animal escreve no display e apartir dai o que o sensor de fluxo medir corresponde a esse animal, terminando terá um botão próximo ao display que da um reset  zerando a medida, gravando no SD ou imprimindo e aguardando a identificação do próximo animal.( Lembrando que isso é o que estou pensando e é apenas um teste)

Materiais necessários:

*Arduino Mega( Já que o uno não vai ter portas suficiente);

*Módulo RFID;

*Módulo SD (Ou impressora, para produtores que prefiram, ou não tenham acesso a computador);;

*Display LCD;

*Sensor de fluxo (É a primeira idéia, se não der partiremos para balança);

*Módulo RTC;

Partiremos dessa idéia, que vocês acham? É o que estou pensando para o meu projeto.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço