Boa tarde pessoal,

gostaria de saber quanto de amperagem ele aguenta de entrada, precisaria usar ele numa bateria de onibus de 24vdc (OK) que tem 110a para sair 5vdc (OK) por 5A (acredito que o máximo seja 3A).

Alguem tem esses dados?

Abs

Daniel

Exibições: 2117

Responder esta

Respostas a este tópico

Ola Daniel,

Tive dando uma olhada no Datasheet dele e realmente ele suporta somente 3A de saida, mas tem o lt1003ck, esse sim é de 5V e 5 A de saida mas a tensão de entrada dele é de max 20V, vc poderia usar uma bateria de carro 12v.

Abraços!!!

Obrigado pelo retorno Angelo,

minha principal dúvida realmente está na entrada de 110A, se ele vai "abrir o bico"

Abs

Olá Daniel.

Nesse caso, a bateria de ônibus que vc tem é de 110A/hora, isso quer dizer que essa bateria suporta fornecer 110 Amperes por um hora... podendo sim, usar o LM2596, se sua carga n consumir mais do que 3A.

Abs

blz Angelo,

no meu caso ele consome 5A mesmo.

Poderia usar 2 ou mais lm2596 ligados em paralelo para que se possa chegar aos 5A?

Abs

Os 110A da bateriam não significam que ela irá colocar esses 100A no regulador.

Você pode pensar como se a bateria fosse um galão de água com capacidade de 110litros.

Se você colocar nele uma torneira com vazão de 1litro/h essa torneira vai liberar 1litro/h.

Se colocar uma torneira com vazão de 2l/h essa torneira vai liberar 2litros/h (mas a água vai acabar na metade do tempo).

Na verdade a comparação não é tão direta, porque a capacidade da bateria é em A/h, mas acho que dá para ter uma idéia.

Daniel,

Não sou o dono da verdade, mas não acho que seja uma boa ideia, pois nunca vi esse tipo de aplicação (paralelo) e como o LM2596 trabalha em alta frequência, os dois teriam que estar sincronizados e com exatamente a mesma tensão, se não um pode virar carga do outro e entrem em curto-circuito.

Não sei se vc tem alguma experiencia em eletrônica... mas nesses casos sugiro o uso de um circuito regulador de tensão transistorizado com seguidor Zener, como na imagem abaixo:

Fiz uns cálculos mais ou menos e NÃO testei, mas pra sua aplicação acho que vai dar certo os seguintes componentes:

R1 = 330R x 1W;

Q1 = TIP140;

DZ1 = 1N754A.

Como te falei eu não testei e nem simulei.

espero que dê certo!!!

abs!!!

Antonio obrigado pela explicacao, matou minha dúvida, acredito que o lm2596 aguente qualquer entrada de amperagem (me corrijam se eu estiver falando besteira).

Angelo, obrigado pela sua dedicacao em montar esse esquema, independente de funcionar ou não, o meu questionamento é se um TIP140 seria mais eficiente que um LM2596, pois já vi alguns comentarios sobre diferencas de eficiencia e tal

Isso mesmo Daniel. Qualquer sensor aguenta qualquer "entrada de amperagem", porque não existe uma demanda de entra. A entrada identifica o máximo que você pode solicitar da bateria ou da fonte, mas o tanto que irá entrar no componente depende somente do que ele irá solicitar.

Se não tiver nada ligado na bateria não sai corrente nenhuma dela. Se você colocar um componente de 1A vai sair 1A, se for um componente de 10A, vai sair 10A.

Pode colocar uma bateria de 100milhoes de A/h, se o componente for de 0,1mA só vão passar por ele 0,1mA. Entendeu?

Ola Daniel,

Bom primeiramente o LM2596 é um componente dedicado para regulação de tensão, então com certeza ele vai ter uma eficiência maior, porem pelo que já conversamos aqui a sua aplicação ou sua carga exige 5 Volts e 5 Amperes e o LM2596 foi projetado pra fornecer 5 Volts e 3 Amperes, então pelas condições de sua carga ele vai queimar por corrente, pois sua carga exige 2 Amperes a mais do que o LM2596 pode fornecer, ok?

Quanto ao circuito que montei pra vc, ele vai te fornecer entre 5,00 a 5,50 Volts na saída e uma corrente de até 7,5 Amperes, nesse caso ele pode não ter uma precisão na tenção mas vai fornecer a correte que vc precisa.

Agora vai de vc escolher qual circuito vai te atender. Se vc tiver condições de limitar o consumo de corrente para até 3A sugiro usar o LM2596 ou dividir a carga (tipo, dividir a carga em dois ou mais circuitos que consumam no máximo 2,5A, Exemplo: a fonte vai alimentar vários motores ou vários circuitos independentes, ai vc pode usar varios LM2596, um pra cada circuito), se não é preferível usar o circuito que fiz pra vc. tudo isso vai depender do que realmente vc precisa.

Abraços!!!!

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço