Boa noite pessoal!Estou desenvolvendo um braço robotico, o qual utilizo uma fonte de computador para alimentar os servos motores.Vou postar umas fotos do projeto pra que vcs possam conhecer o projeto.Estou com o seguinte problema, a fonte utilizada está gerando ruido.Quando ligo o cabo usb do arduino na porta usb do notebook, o microfone não funciona corretamente.Estou usando c# para o reconhecimento por voz,com um microfone ligado ao notebook.Alguem me sugere uma solução para eliminar o ruido gerado pela fonte.Segue as fotos de como a fonte está ligado ao projeto.

Exibições: 2428

Responder esta

Respostas a este tópico

Você esta usando um fonte de PC, estas fontes são projetadas para gerar o minimo de ruido possível, o ruido deve estar vindo de outro lugar.

Geralmente os Servos geram o ruido

Caro Mauricio, pelo que já estudei e li fontes de pc, principalmente as genéricas geram bastante ruídos sim, até pelo motivo de serem chaveadas.

Sim ao fontes paralelas geram bastante ruído, pois seu processo de construção não seguem normas rígidas, trabalhei mais de 10 anos com projeto e fabricação de fonte chaveada, e nessas fontes o nível de ruído tem de ser baixo pois vão ligadas em circuitos sensíveis a ruído (hospitalar, aviação e transmissão de dados).

O que pode ser feito e colocar 2 capacitores eletrolíticos de 470uf em serie, negativo com negativo para despolarizar eles e ligar os positivos no motor e também um capacitor cerâmico de 100nf entre o negativo e a carcaça do motor se não me engano.

Olá mauricio Baron.Não sou muito bom na parte de eletrônica.Vc poderia esquematizar através de um desenho como eu poderia colocar os capacitores em serie?Outro problema é que achei capacitores somente de 6,3 volts.Esses dariam conta do recado?link dos capacitores do ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-537388078-elco-470uf-x-63v-5...

Abaixo está o desenho da ligação dos capacitores.

Para compra o capacitor dá uma olhada nesta loja http://www.soldafria.com.br/index.php os preços são mais em conta, em alguma placa de circuito velha provavelmente terá os capacitores para serem utilizados. Como a maior saída da fonte e 12v você pode usar um capacitor de 16V.

E como o companheiro José disse aterrando a fonte pode diminuir o ruído gerado por ela também.

 

Existe um problema muito comum em fontes de PC.

Elas foram feitas para serem aterradas usando o pino terra da tomada.

Entre os fios  Fase - terra e Neutro-terra dentro da fonte, existem Varistores que protegem a fonte de sobre-tensões de AC na entrada. 

Como aqui no Brasil, raramente são usados os pinos terra, existe uma pequena fuga de corrente nesses varistores que induzem uma tensão no terra. Essa fuga  de baixíssima corrente mas com tensões  que podem chegar a quase o valor da alimentação de entrada, podem interferir nos circuitos.

Uma boa saida seria ligar a tomada da sua fonte de PC  e do seu notebook em um plug com terra. 

Mas o mais simples seria usar um outra fonte que não fosse de PC (ou que não produzisse essa interferência).

Se estiver usando um filtro de linha para ligar as tomadas, isole o pino terra da fonte do PC. 

Pode ser que resolva.

Aqui o costume e cortar o pino central, mesmo que o pino fique intacto em muitas residências o sistema de aterramento nem e contemplado na realização da instalação elétrica, uma pena muitas pessoas pensarem assim!

Encontrei essa solução....seria o mesmo que fazer isso?

Quase se o capacitor for depolarizado está correto mais se o capacitor for normal tem de fazer assim, ligue mais um com os 2 negativos juntos e ficara 2 positivo livres para ligar no motor.


RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço