Regulador flutuando valor de saida com fonte flutuando ?

Ola.

Eu tenho uma fonte de 12v 5A que é ligada a um regulador de 9v o 7809 que reduz de 12v para 9v.

A saida deste regulador vai para o Uno que reduz de 9v para 5v.

Eu uso o GND e a saida de 5v da placa para ligar a um potenciomentro e a saida dele é ligada a uma porta analogica do Uno para medir o potenciomentro.

Acontece que a fonte tem uma pequena flutuação de valor e para a minha surpresa, a saida de 5v do uno tambem flutua, fazendo variar a saida do potenciomento e consequentemente a entrada analogica.

Ora eu pensei que usando 2 reguladores de 12v para 9v e de 9v para 5v não haveria flutuação de valor, mas não é o que acontece, e se eu mudo de fonte para outra, não ha variação na leitura do potenciometro.

Gostaria de saber de vcs se é isso mesmo que esta acontecendo, uma pequena variação de menos de meio volt na entrada, é repassada a saida de 5v do Uno e que gera toda essa diferença em uma entrada analogica.

Valeu,

Jota

Exibições: 1153

Responder esta

Respostas a este tópico

Tenho o mesmo problema, realmente não sei como conseguem fazer leituras fieis nas entradas analógicas do arduino, pois em todos os meus testes, sempre há uma variação das leituras. Mesmo implementando todas as formas de "estabilizar" a fonte de alimentação e as rotinas de leitura das entradas analógicas.

Bom dia.

Geralmente quando precisa precisão  se usa uma fonte independente para o circuito analógico. Bom usar uma referência como MCP1541, repeitar tempo minimo de sample e hold, esse tempo depende da características do seu circuito, espere ao menos uns 6RC, e tem o clock do conversor ad, não pode estar acima do máximo especificado.

Att.

Jucelei

Estou tentando usar o AD interno do ATMEGA328, ele não me dá valores constantes. tem uma variação, não lê o mesmo valor. Com um circuito de um simples POT, está variando

Isso é normal. Melhora o circuito ou usa um filtro... Melhor seria os dois, filtro digital mais um bom circuito.

Eu que pensei que essas coisas so acontecessem comigo, estou vendo que os amigos estão tendo problemas semelhantes de variação...

Uma coisa que esqueci de dizer é que uso 2 motores de passo com suas respectivas controladoras em micropassos, mas eles juntos não chegam a consumir a metade da capacidade da fonte.

Uma coisa que percebi nas fontes foi assim :

As 2 são fontes genericas de 12v 5A feitas na China, ambas tem a entrada 110v-220v - 50/60Hz, so que a que tem variação tem 0.6A e a que esta estabilizada tem 1.6A na entrada, sendo que a saida é 5A de ambas.

Testei em mais de uma fonte e as de 0.6A futuam sempre.

Será que isso pode realmente fazer a diferença ?

Valeu.

Jota

Ola.

Alguem arrisca dizer que trocando de 0.6A por 1.6A na entrada da fonte pode fazer a diferenca na estabilizacao dela ?

Ola.

O que posso usar (componentes) para fazer um filtro eficiente para entrar no Arduino para estabilizar ele ?

Não precisaria filtrar todos os "12v 5A" ja que grande parte da corrente vai para a controladora dos motores de passo, precisaria filtrar apenas a partir da saida que sai do 7809 e vai para a entrada Vin do Arduino para que este flutue o minimo possivel para poder fazer leituras mais fieis na porta analogica, caso a fonte flutue de valor, a alimentação do Uno continue constante ?

Valeu,

Jota

Ola Jota.

A principio vc tava usando a saída de 5V e o GND do próprio Arduino pra alimentar um potenciômetro e vc ta sofrendo com flutuação de tensão nessa saída...

vc ja tentou colocar um capacitor eletrolítico em paralelo com essa saída? ja tive problemas com flutuação de fonte e a utilização de capacitores me ajudou!!!

faça como no esquemático abaixo!!!

e vc tbm pode fazer na saida do 7809.

não se esqueça que capacitores eletrolítico tem polaridade e tensão que se não respeitados o mesmo pode explodir!!!

espero ter ajudado!!!

t+

Ok.

Mas de quantos nF/uF e quantos volts tem que ser esse capacitor para oferecer uma filtragem adequada ?

Alguem arrisca um valor que seja coerente ?

Valeu.

Eu sugiro que use um capacitor de 10 uF / 16V .

Como o nosso amigo José Gustavo disse, vc pode começar com 10 uF e 16V...

caso ainda não resolva vc pode usar um de 47uF e manter os 16V

Senhores,

No caso dos reguladores em questão, está descrito no datasheet que se deve usar um capacitor de 100nF na saída, para aumentar a estabilidade da regulação contra transientes.

Os reguladores da família 78xx e 79xx são propensos a oscilações na tensão de saída quando estes capacitores de 100nF não estão instalados, e aqui vale um lembrete aos iniciantes, usem capacitores de 100nF cerâmicos, não adianta colocar um capacitor eletrolítico mesmo que seja de valor muito maior, pois os capacitores eletrolíticos não tem boa filtragem para sinais de frequências mais altas, como os transientes referidos no datasheet.

A explicação para isso é que os capacitores eletrolíticos são montados enrolando duas folhas de alumínio separadas por uma folha embebida em um líquido dielétrico, esta montagem proporciona uma capacitância muito alta ocupando um espaço físico bem pequeno, mas tem a desvantagem de dar ao capacitor uma indutância parasita (as folhas enroladas se comportam como uma bobina) que torna este tipo de capacitor ineficiente para sinais de alta frequência.

A sugestão dos colegas de colocar capacitores eletrolíticos pode resolver se o problema for de filtragem ineficiente devido a capacitores com valores baixos ou defeituosos.

Fica ainda a observação de sempre colocar capacitores cerâmicos o mais próximo possível dos CIs reguladores e o mais próximo de cada CI da placa, seja ele microcontrolador, portas lógicas, registradores de deslocamento, RTC, EEPROM, FLASH, etc. Estes capacitores tem a função de desviarem qualquer ruído, transiente para o GND da placa, evitando que o mesmo passe pelo circuito e cause efeitos indesejáveis. Não economizem retirando esses capacitores, pois são eles que fazem a diferença entre um circuito estável e um circuito que apresenta comportamento estranho como leituras instáveis, travamentos, resetes aleatórios, por vezes parecendo que o mesmo está "possuído". 

Sempre lembro aos colegas aqui do lab sobre a importância de se estudar o datasheet do componente que estamos usando.

Abraços.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço