Boa noite senhores,

Apesar de acompanhar o fórum a um bom tempo é a primeira vez que estou postando aqui. Por isso peço desculpas e que me corrijam se postei no lugar errado.

Seguinte, estou desenvolvendo um projeto para minha casa, na entrada principal existe uma porta de vidro de correr muito parecida com essa. Toda vez que alguém que não conhece a casa chega sempre bate de cara na porta. Chega até ser engraçado, mas perigoso.
 Então decidi automatizar esse porta. A ideia é bem simples, toda vez que alguém chegar a porta se abre e depois de um determinado tempo ela fecha. Para isso vou utilizar:

  • Sensor PIR para detectar a presença
  • Sensor Reed Switch para fim de curso
  • Microcontrolador PIC, provavelmente o 16F628A

Até ai tudo tranquilo, tenho uma boa experiência com PIC. Porém não consigo idealizar como abrir e fechar a porta.

A minha dúvida é, será que alguém tem alguma ideia de como eu posso abrir e fechar a porta ? Eu estava pensando em utilizar um motor com algumas roldanas e uns cabos para puxar a porta, porém acho meio "gambiarra".


Alguém poderia me ajudar, nessa questão elétrica e mecânica sou meio leigo.

Agradeço desde já

Abraços

Exibições: 10257

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara,

Mês retrasado fiz exatamente isso em 3 portas se não iguais parecidas com essa, você tem duas opções usar uma cremalheira, que pessoalmente não achei a melhor opção mas a mais barata e a que implantei foi usando um pistão eletrico

Ficou bacana e fácil de fazer só um pouco mais caro, não tenho o link dos pistões que comprei mas foi de um chinês.

Guilherme

Tente o esquema do desenho acima, uma correia (ideal que seja dentada) passada por duas roldanas, uma livre e uma no motor (reduzido é claro) e prenda a porta na parte de baixo da correia, girando de um lado move a porta pra fechar por exemplo, e de outro pra abrir, espero ter ajudado, pode usar um motor de limpador de parabrisa, acho que deve dar conta do trabalho.

E coloque o fim de curso tambem em um ponto da correia, pode ser um ima, com os red´s presos na estrutura do sistema.

E mais um detalhe, se conhece de programaçao dos micros, faça um sistema que consiga medir a tempo de fechamento/abertura e quando faltar uns centimetros pra chegar ao fim, reduza a velocidade do motor (com pwm por exemplo|) senao a porta pode bater muito forte e quebrar o vidro.

Aproveitando a idéia do nosso amigo Sergio , utilize a correia e um motor de passo que é bastante forte por sinal , voçê pode controlar os passos do motor , precisará de um driver especifico com l297 e l298 mas com o motor de passo vc controla com quantos passos voçê fecha a porta e o mesmo para abri-la. Daí é só implementar no programa as rotinas de abertura e fechamento e o fim de curso como garantia de que nao forçara ate o final

Talvez isso lhe ajude, é bem prático:

http://www.antunes-lda.com/produtos/automatismos/24.html

Boa noite senhores, muito obrigado pela ajuda de vocês.

Sergio Rodolfo, eu andei pensando nessa possibilidade de correia com roldanas, mas o problema é que agora não me vem a cabeça um jeito de implementar isso, devido ao espaço que eu tenho entre o vidro e o teto. coisa de 20 cm. Mas vou analisar melhor esse modelo.

William acho que a do pistão elétrico seria uma boa idéia né, mas devido ao valor, vou dar uma analisada na cremalheira.

Uma dúvida, qual seria melhor um motor de passo ou um motor de limpador de parabrisas ?

Então , eu estava pesando em fazer dois sensores para abertura e dois para o fechamento com reed, o primeiro seria para avisar a posição do portão para que eu começasse a diminuir a velocidade através do PWM e o outro seria para avisar que o portão realmente chegou ao fim. Mas preciso pensar melhor nesse caso,

eu to querendo comprar as partes do motor e do sistema de movimento esse fds para ter uma idéia de como vai ficar e como vou prosseguir.

Novamente muito obrigado pelo apoio, assim que eu prosseguir eu passo mais informações

Abraços

vc pode montar uma caixa comprida na frente da porta colada ao teto

quanto aos motores, motor de passo facilita o codigo, é forte, é facil de montar, etc, mas... é mais caro que um motor de limpador de para-brisa

a caixa seria como a parte de cima de uma cortina, sabe, nas cortinas tem um acabamento em cima, onde se esconde os trilhos, e dali sai o pano da cortina entendeu?

e vc poderia ligar a porta a correia uns centimetros abaixo da parte de cima da porta, o que nao seria problema OK?

Mas é isso, fico feliz de ter ajudado, e boa sorte nos finalmentes, e por favor nos mantenha informados, depois copiamos e colocamos em produçao industrial e ficamos ricos.... kkkkk

Abraçao

Sérgio Sgarbi

Guilherme,

Como falei lá em cima citei duas opções pq apanhei um pouco para fazer as portas abrirem com suavidade e sem tranco, por esse motivo optei pelos pistões procura aliexpress tem uns preços bom. Infelizmente não consegui achar o fornecedor que comprei para te passar.

Eu teste com os dois sistema (cremalheira e pistão) os dois funcionam tranquilo, a ideia do Sergio não cheguei a implantar nada do tipo mas acredito que funcionaria perfeitamente.

Mas é só uma sugestão o projeto é seu e vc que manda, precisando posta ai e não esqueça de colocar fotos e vídeo do projeto pronto.

Abraço

William, tem como enviar uma foto do pistão ou um video da porta funcionando?

Ou entao vc faz uma adaptaçao com uma barra roscada e uma porca de maneira q o motor rode a barra roscada e leve a porca, porca esta que empurra a porta para frente fechando-a. parece meio grotesco e bruto mas é uma alternativa.

Ilgner

Bom dia

A idéia é realmente boa, porem devo ressaltar que esse sistema eu uso na minha CNC, e o passo é muito lento, teria que conseguir um fuso de portao automatico, com passo de no minimo 45mm/60mm, isso tem e nem é tao dificil de achar, o unico problema seria o preço, porque esse fuso teria que ter duas vezes a largura da porta, e se a porta tem digamos 90cm, deveria ter 1,80 mt, nessa medida ja seria um fuso tipo especial (os normais vao até 1,60 se nao me falha a memoria), mas como disse a idéia é das melhores.

Abraçao

Sérgio Sgarbi

Sergio , eu vi a foto de sua CNC , vc poderia me ajudar a terminar de construir a minha? preciso melhora o deslocamento e alinhamento dela.

Me fala como posso te ajudar, é só falar

Sérgio

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço