Duvida Ligação de Relé a Lampada, sem interferir no interruptor

Olá, gostaria de controlar uma lampada usando um relé e o arduino.
Sei que existem vários tutoriais que abordam o assunto na internet, mas meu problema é um pouco diferente.

Gostaria que tanto o interruptor, quanto o arduino controlassem a lampa independentemente.


Sendo possivel, por exemplo: Ligar a lampada pelo interruptor e desligar pelo arduino.


Ligar em paralelo nao resolveria meu problema, pois:
O Arduino simplesmente nao detectaria quando o interruptor fosse acionado. Ficando a lampa com statuus "off" no arduino, e quando fosse desligar pelo arduino teria que primeiro "ligar" e depois "desligar".

A fiação eletrica da minha residencia e o rele que estou usando tem esquema conforme a imagem abaixo:
Sou extremamente iniciante, por este motivo agradeceria se pudessem "desenhar" ou ilustrar quaisquer esquema que for mais complexo rs.

Obs: tentando exemplificar: Como proceder para verificar QUAIS LUZES estão acesas, pelo arduino, mesmo que estas tenham sido acesas pelo interruptor.

Exibições: 14531

Responder esta

Respostas a este tópico

dependendo da quantidade de lâmpadas que você for acionar.. vc pode usar multiplexação para economizar portas no arduino.. eu nunca me aprofundei muito no assunto.. mais tem bastante material na net que ajuda.. aqui mesmo tenho certeza que você vai achar

Pessoal 

Estou numa situação semelhante, onde dava para utilizar o interruptor pulsador eu utilizei. Mas tenho alguns casos onde não da para passar a fiação sem quebrar o teto de gesso (o que eu não gostaria de fazer).

Gostei da ideia do sensor de corrente ou do LDR. O LDR e bem simples, mas alguém teria um esquema de como ficaria se fosse utilizado o sensor de corrente?

Vlw

O esquema elétrico mais simples para esse caso é realmente utilizar um circuito paralelo (liga/desliga de dois pontos diferentes, no seu caso, um deles o Arduino (com um relé paralelo).

Para que o Arduino monitore se a lâmpada está acesa ou apagada o modo mais simples seria um LDR medindo a luminosidade do ambiente, devidamente ajustado para não captar luz solar p. ex. e com pontos de corte para definição se a lãmpada está acesa ou não através de ajuste fino em cada ambiente.

Não sei se ajuda.

um botão de pulso seria interessante, mas cosidere que se o arduino travar ou queimar, vc não acende nem apaga nada na casa.

acredito que o mais indicado seria o LDR ou o sensor de corrente com os interruptores em paralelo.

pois desta forma o comando das lampadas funciona independente do arduino.

Man, só para saber, cê já deu uma olhada nesse tutorial?, talvez te ajude.

http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-automacao-sem-fio-l...

Este é um processo de automação residencial.

Você pode usar dois relês e um sensor de corrente.

Um dos relês deverá ser um relê de impulso, o qual vc pode controlar de uma a 4 lâmpadas dependendo do modelo, a Finder possui um modelo simples que pode ser usado para seu projeto, como os da série 27x, vc pode verificar através do site http://www.findernet.com/pt-BR/products/families/14/series/27, e também tem essa apostilinha http://www.instalacoeseletricas.com/download/passo_releimpulso.pdf.

O outro relé pode ser um rele simples de 5V.

E o sensor de corrente vai indicar pra vc se a lâmpada está acesa ou apagada.

Este sensor pode ser comprado pelo ebay 

http://www.ebay.com/itm/for-ACS712ELC-30A-Current-Sensor-Chips-Rang...

Ou vc pode procurar por ele aqui no Brasil.

O pulsador da Finder vc vai ligar ao interruptor da lâmpada, que não será mais um interruptor e sim um pulsador, tipo de campainha.

Este pulsador energizará a bobina do relé pulsador e ele manterá a lâmpada acesa até receber outro pulso, que pode vir do relé de 5V que vc vai ligar ao arduino. O relé do arduino será ligado em paralelo ao botão pulsador.

OBS: Não confunda os pulsadores, vc terá o botão pulsador, que se parece um interruptor mas tem a característica de um botão de campainha, pois ele tem uma mola interna que faz com que o botão volte a posição inicial, e outra coisa é o relé pulsador, que vai manter a lâmpada acesa, e outra coisa é o pequeno relé auxiliar que vc vai ligar a uma saida do arduino, e o fechamento deste ficará em paralelo ao botão pulasador.

O sensor de corrente deverá ser ligado em série com a lâmpada, quando ele detectar que a lâmpada está acesa enviará um sinal lógico 1 para o arduino.

Vc tb pode usar um sensor de corrente do tipo Hall, mas para usá-lo exige um pouco mais de conhecimento em eletroeletrônica, o ACS712 é bom e seguro. Embora eu nunca tenha usado mas já vi varios projetos com ele pois ele pode ser ligado direto ao microcontrolador. Para aumentar a segurança vc poderia fazer uso de um opto acoplador ligado a saida do ACS712, fica a dica pois não sei até onde vc conhece e sabe como ligar esse tipo de componente.

Fiz um pequeno esquemático de como poderia ser essa ligação.

utiliza apagador duplo no seu projeto e liga um relé com NF e NA, aí qq mudança tanto no interruptor quanto no relé vai fazer mudança de estado na lampada. L/D, utilio esquema abaixo, no lugar do segundo apagador coloca um relé sharac de 5 pinos o pino do meio do apagador é o pino comum do relé, e liga a bobina do relé no UC através de um transistor BC337

o jeito correto de fazer isso é passar o interruptor pelo arduino e este sim acender a lâmpada.
Quando acionado o interruptor, o arduino recebe o sinal e liga a lâmpada,
Nos projetos mais comuns para esse fim, microcontroladores, cada um controlando um pequeno grupo de cargas - que podem ser lâmpadas ou outros aparelhos, geralmente de um mesmo cômodo, e conectados a um certo número de interruptores, conversando entre si através de algum tipo de rede, que pode ser sem fio, serial, I2C, conforme a conveniência, e todos controlados por um sistema central que permite coisas como acender luzes em horários predeterminados, ligar ou desligar aparelhos, o que a imaginação de quem implementa mandar.
Existem ainda aplicações comerciais em que cada módulo controla um único dispositivo.
O bom de tudo isso é que se pode automatizar processos ou reunir comandos multiplos em um único - vc pode por ex, programar uma tecla para, se acionada momentaneamente, ligar e desligar uma lampada, mas se acionada por 3 segundos acionar ou desacionar diversas lâmpadas em comodos diferentes, ou todas as luzes de fora de casa.

Só precisa de um relé e um interruptor paralelo. Liga o fio fase no relé daí liga a saída normalmente aberta em um lado do interruptor  a normalmente fechada no outro  e o meio o é o que vai para a lâmpada.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço