Bom dia, com todo esse calor montei esse projeto teórico que quero compartilhar com vocês!!

Sistema de ar condicionado a base de água

 

“Este é um projeto teórico, deve ser analisado e sofrer ajustes técnicos ao ambiente em que será montado”.

 

É um projeto que elaborei pensando em sustentabilidade num sistema de refrigeração a base de água.

 

Deve se levar em conta que esta montagem deve ser feita no campo, onde tem água em abundância e em temperatura baixa, seguindo a idéia de uma casa auto-suficiente.

 

Pois bem, existe um local que infelizmente não é meu e que fica próximo a minha residência, mas que é a base deste projeto, portanto sigam meu raciocínio sobre o assunto.

 

Uma casa que se encontra próximo ao morro onde tem uma nascente que é utilizada para captar água, que no caso segue como exemplo o local que citei acima, a água fica com uma temperatura no verão de uns 18° a 20°, isso num verão de 35°, esta baixa temperatura se deve a nascente vir de um lugar cheio de arvores e pedras.

 

Como esta água é captada num morro, ela vem com relativa pressão ajudando na viabilidade no uso de uma pequena turbina movida a água que movimenta a hélice do conjunto de refrigeração.

 

Montando o conceito:

 

 

Estes são alguns dos componentes que serão usados.

 

- Uma hélice de 60 cm para fazer a circulação de ar no ambiente.

- Uma turbina a água para impulsionar a hélice.

- Serpentina de 60 cm para o circuito da água, colocada a frente da hélice.

- Grade para a captação do ar quente do ambiente.

Para entender o sistema, segue abaixo uma ilustração do circuito que a água percorrera.

 

A água sendo captada de um nível elevado, esta deve percorrer todo o trajeto por baixo da terra a pelo menos uns 50 centímetros de profundidade, neste nível a temperatura é menor (segundo pesquisas que fiz, nesta profundidade e na sombra a temperatura permanece na casa dos 18°, quanto mais fundo melhor), se mantiver na superfície o sol vai aquecer o cano inutilizando a refrigeração.

 

Pensando assim, nada o impede de fazer um duplo circuito com dois registros, um para encanamento enterrado e outro percorrendo a superfície aquecendo a tubulação, criando assim um aquecedor para o inverno ou refrigerando no verão só abrindo o registro correspondente, neste caso se deve prolongar bastante o contato com o sol montando a tubulação externa ao ar livre em forma de serpentina ou em espiral, mas isso deixamos pros interessados decidirem qual a melhor forma, voltamos ao assunto principal.

 

Bom, com o cano enterrado corretamente, deve se tomar cuidado com o isolamento na subida do cano até a serpentina.

É importante que a tubulação entre pela parte inferior da serpentina, (a água aquecida fica mais leve e sobe, ajudando o processo) percorrendo o circuito e saindo na parte superior onde entrara na turbina, esta saindo pela parte de traz (isso no modelo que eu vi) e liberada novamente no rio.

 

A montagem do “ar condicionado” deve ser feita da seguinte maneira:

 

- O ar frio é mais pesado, por isso a serpentina deve ser montada em um nível baixo.

- O duto deve ser montado na parte de fora da casa, de preferência em um lugar com sombra o dia todo, deve ter isolamento térmico para que o sol ou o ambiente externo não aqueça o ar que passa por ele.

- A grade deve ficar o mais alto possível para captar o ar quente e enviar o ar pelo duto até a parte inferior.

- O ventilador que acho ideal é com medidas que mencionei acima, de “60 centímetros”, o mesmo para a serpentina, isso para que a velocidade de rotação, que se sua pressão da água seja muito baixa, não comprometa o projeto.

Se tiver uma pressão de água muito baixa mesmo, o ideal é um ventilador a energia solar, mas este vai ter um custo maior.

 

 

Bom, acho que é isso, estou aberto a opiniões ou melhorias, peço para quem quiser se aventurar e fazer o seu, análise a temperatura media do rio, e até a temperatura do terreno na profundidade mencionada acima, e quanto mais profundo e com sombra melhor.

Falando mais do aquecedor, se você não tiver uma água muito fria ou até sem pressão, este também pode funcionar com um motor elétrico a energia solar para aquecer no inverno, não funciona a noite é claro, mas uma lareira quebra bem esse galho!!

 

E se fizer algo parecido, não esqueça de comentar aqui!!

Abraços

Romeu

 

Exibições: 2765

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Sim é água corrente, o sistema não pode ter armazenamento porque aquece a água!!

Nao quero ser o estraga-prazeres, mas enquanto a idéia tá na cabeça, tudo funciona perfeitamente, vendo como você vê, também acho que "vai funcionar", mas vamos ao mundo real, me dê dados solidos.

Nessa semana de calor infernal, meça a temperatura  e vazão da sua fonte de agua, temperatura interna e externa da casa de hora em hora e publique aqui,

defina o que será sua serpentina, será um tudo de cobre de 1/4? 1/2? qual o comprimento total do tubo? Já viu a colméia de um ar condicionado? Já tentou calcular a área de contato dela  com suas centenas de laminas? quanto dá a área de contato do tubo de cobre no comprimento por ex. 5m e compare.

Se o motor do ventilador for eletrico por qualquer fonte, solar, rede de energia, eolica, o motor sempre vai gerar calor, na proporção 1Wh = 3,412 BTU/h, veja se o calor do motor não cancela o resfriamento pela agua...

A propósito 1 BTU = 252,16 cal.

Passe os dados para que possamos calcular a eficiência ou ineficiência do seu sistema.

Com relação a eficiencia das coisas, dizem o motor à explosão ser 30% eficiente, o chuveiro 100%, mas o ar condicionado com trocador ar/ar tem eficiencia da casa dos 280% a 350%, sabia disso? Com trocador ar/agua é ainda maior chegando quase a 500%

 

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço