Leitura de RPM para Datalogger Automotivo (Arduino, SDCard e LCD 1602) com FuelTech

Bom vou explicar o cenário, estou desenvolvendo um Datalogger automotivo, ele tem a função de monitorar tudo que acontece com o carro e armazenar em um cartão Sd, Uso para carros de arrancada, competição e/ou modificados sistema de injeção com a Fueltech, Pandoo Injetech e etc... O Datalogger tem a função de capturar os dados como, posição do acelerador, pressão atmosférica do coletor, temperatura do motor e etc... isso já esta funcionando perfeitamente, Já esta coletando os dados armazenando em um SD e exibindo em tempo real em um Display 1602, porém eu preciso de Ler o RPM do carro, e essa parte que não estou conseguindo desenvolver, estou coletando o sinal do motor, medido antes, ele gira em torno de 2V porém as leituras ocila muito e não tem nada a ver com o RPM do carro, estudando um pouco sobre o assunto, eu descobri que ele trabalha em frequencia Hz e estou tentando ler isso pelo arduino, até encontrei um material, em [url]http://www.avdweb.nl/arduino/hardware-interfacing/frequency-period-... [/url] porém jogo dentro do arduino e não compila, mesmo colocando as bibliotecas no lugar, alguém tem um rumo pra mim caminhar ou solução? 

Já tentei da 022 até a 1.5 do arduino 

Exibições: 34164

Responder esta

Respostas a este tópico

O isolamento do terra era para testes, pois o circuito do colega não estava funcionando.

Como já dito anteriormente, precisa usar um choque de RF para impedir espúrios na alimentação. Se tiver um carregador de celular para carro (que possa abri-lo)  veja o toroide (choque de RF) que ele usa. O diodo só serve para impedir inversão de polaridade ou tensões espúrias negativas.

Meio difícil de achar essas toroides né, não tem outro modo de filtrar?

Acho que não deve ser dificil encontrar esse toroides.

Ou então use um carregador de celular para alimentar o Arduino.

acho q sei onde encontrar, nos dvds de carro tem umas caixas BOX com 1,2 ou 3 fios. preto vermelhor e amarelo. ele tem um capacitor para segurar os picos e um toroide para filtrar, devo ter um  casa vou ver quantas voltas tem e tiro uma foto.

vou desenhar amanhã com calma oque quero lhe explicar, entendi o lance de desacoplar o arduino do carro, mais a questão não é está, é que um amigo posto a foto de forma errada. amanhã eu faço uma imagem bem detalhada do exemplo, e vamos entender melhor ;)

Muito obrigado pela ajuda José, grato

Continuei pesquisando sobre circuítos analógicos de conta giros, procurando soluções para filtrar os pulsos da bobina que vão para o opto.
Encontrei algo nesse link: http://www.nonlintec.com/sprite/Sprite_Electronic_Tach.pdf

O trecho acima está na pagina 5, tem fotos da montagem e o circuíto completo nas paginas seguintes...

Oque acham desse filtro?

Pode ser uma boa. Mas eu ainda acrescentaria o opto-acoplador para isolar os circuitos.

Não precisa também juntar os terras não é, a ideia do opto e justamente independência das fontes

Oi José, postei esse circuíto para ver se é possível usa-lo como filtro do sinal que vai pro OPTO, como escrevi acima...

E Bruno, vou testar sem juntar os terras, depois digo!

Abraços

Caro Welingtom caso você ja tenha resolvido seu problema estou a procura de um data loger que registre e armazene no minimo 15 dias, preciso registrar e controlar RPM de motores diesel.

alcysergio@gmail.com

Ainda não desisti do projeto, próximo passo é o Shift Light piscando o proprio LCD, corte de giros, temperatura do motor com alarme sonoro, tensão da bateria, temperatura ambiente dentro do carro, alarme de farol ligado, alarme pro afogador puxado, enfim... Muito trabalho a ser feito!

Muito bom !

Parabens!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço