Leitura de RPM para Datalogger Automotivo (Arduino, SDCard e LCD 1602) com FuelTech

Bom vou explicar o cenário, estou desenvolvendo um Datalogger automotivo, ele tem a função de monitorar tudo que acontece com o carro e armazenar em um cartão Sd, Uso para carros de arrancada, competição e/ou modificados sistema de injeção com a Fueltech, Pandoo Injetech e etc... O Datalogger tem a função de capturar os dados como, posição do acelerador, pressão atmosférica do coletor, temperatura do motor e etc... isso já esta funcionando perfeitamente, Já esta coletando os dados armazenando em um SD e exibindo em tempo real em um Display 1602, porém eu preciso de Ler o RPM do carro, e essa parte que não estou conseguindo desenvolver, estou coletando o sinal do motor, medido antes, ele gira em torno de 2V porém as leituras ocila muito e não tem nada a ver com o RPM do carro, estudando um pouco sobre o assunto, eu descobri que ele trabalha em frequencia Hz e estou tentando ler isso pelo arduino, até encontrei um material, em [url]http://www.avdweb.nl/arduino/hardware-interfacing/frequency-period-... [/url] porém jogo dentro do arduino e não compila, mesmo colocando as bibliotecas no lugar, alguém tem um rumo pra mim caminhar ou solução? 

Já tentei da 022 até a 1.5 do arduino 

Exibições: 34186

Responder esta

Respostas a este tópico

Estou pegando 12V enviando pra um LM7805 e colocando no VIN do arduino, mais vem da bateria do carro mesmo

Ta, entao vamos la.

Vc ta usando o 7805 que sai do carro, do alternador do carro, ali gera um ruido enorme, ruido ferra a leitura do clock do arduino, e o que você faz é ler o clock para conseguir contar quantos giros o carro deu certo? Primeiro teste que vc deve fazer é ligar o arduino em uma fonte externa, desacopla por completo do carro, POSITIVO e NEGATIVO tudo de uma fonte regulada externa e ver se o problema acaba, se acabar já sabemos que é ruido do carro e não da bobina.

Segunda coisa, o jeito que vc fez não liga, liga o POSITIVO da bobina no Resistor, e o resistor no pino 1 do opto, liga o negativo da bobina (que no caso é o terra do carro) no pino 2 do opto, o resto ta ok, SE caso vc nao tiver uma fonte para deiar o arduino externo, liga ele na USB do Pc, mas desconecta ele da fonte do carro, como vc está usando opto não vai precisar juntar os terras caso vc use uma fonte externa.

Qualquer dúvida só perguntar ai.

Welington, você continua usando o 12V da bateria ?

Eu já tinha lhe recomendado a não alimentar o Arduino com os 12V da bateria, pelo menos na fase de teste.

o desenho esta errado o pino 2 do Opto que estou jogando o terra do arduino

Não sei o que fazer mais... não consigo obter nada, veja ai quem sabe tem algo errado que esta explicito e não enchergo Vou colocar 2 de varios testes que fiz, agora nem sei se o opto já nao esta queimado....

Oi meu amigo, do jeito que está na figura desenhada no Eagle o transistor irá fechar um curto circuito se for excitado e o pino 2 está sempre no gnd. Para corrigir basta retirar o GND do pino 4 do acoplador e ligar no pino 4 do arduino, assim deve funcionar.
Se o colega montou exatamente como na figura, o 4N25 já era, infelizmente. ....

Vou fazer agora, daqui a pouco trago o retorno.....

Da uma olhada no esquema que eu fiz, creio que seja igual ao seu, veja se o ruido para, se não parar vamos ver outras possibilidades, mas eu começaria por essa.

PUTSSS meu erro, verdade, eu liguei o GND no lugar errado!!! Me perdoe, vi agora que o Sr. Wiechert falou eu fui ver o circuito, o GND tem que ir depois do resistor! Vou deletar o meu post para ninguem cometer o erro, so espero não ter queimado o seu 4n25, me desculpe mesmo, fiz rapidão para te mandar e fiz errado.

Deletei a imagem, desculpe mesmo fera.

amigo neste caso o positivo da bobina é constante, o negativo é apenas um pulso que varia de 0v para 12v.

Pois quando esta sem pulso a energia percorre o enrolamento da bobina e sai no negativo 12v este seria o pulso usado no esquema acima ^^ porem para funcionar o pino 2 teria de ser aterrado ao carro e não ao arduino!  a não ser que o arduino esteja aterrado ao carro.

Sim, o terra da bateria, junto com o terra do opto, junto com o terra do arduíno, todos os terras em comum! 
(A alimentação do arduíno é externa)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço