Leitura de RPM para Datalogger Automotivo (Arduino, SDCard e LCD 1602) com FuelTech

Bom vou explicar o cenário, estou desenvolvendo um Datalogger automotivo, ele tem a função de monitorar tudo que acontece com o carro e armazenar em um cartão Sd, Uso para carros de arrancada, competição e/ou modificados sistema de injeção com a Fueltech, Pandoo Injetech e etc... O Datalogger tem a função de capturar os dados como, posição do acelerador, pressão atmosférica do coletor, temperatura do motor e etc... isso já esta funcionando perfeitamente, Já esta coletando os dados armazenando em um SD e exibindo em tempo real em um Display 1602, porém eu preciso de Ler o RPM do carro, e essa parte que não estou conseguindo desenvolver, estou coletando o sinal do motor, medido antes, ele gira em torno de 2V porém as leituras ocila muito e não tem nada a ver com o RPM do carro, estudando um pouco sobre o assunto, eu descobri que ele trabalha em frequencia Hz e estou tentando ler isso pelo arduino, até encontrei um material, em [url]http://www.avdweb.nl/arduino/hardware-interfacing/frequency-period-... [/url] porém jogo dentro do arduino e não compila, mesmo colocando as bibliotecas no lugar, alguém tem um rumo pra mim caminhar ou solução? 

Já tentei da 022 até a 1.5 do arduino 

Exibições: 34191

Responder esta

Respostas a este tópico

No meu utilizei um resistor de 1k2...

Por engano coloquei um de 360 e fritei o meu optoacoplador... Ainda bem que comprei 8!! Aqui em fortaleza paguei somente R$ 1,50 em cada...

No circuito que eu mande com o LM2917N, você percebeu que ele usa um resistor de 10k na entrada? E agora? 4k7 ou 10k? 

Galera, montei agora pouco o circuíto do conta giros. 
A principio, eu estava com o capo aberto e com a protoboard muito próxima a bobina, o ruído avacalhou tudo, então fechei o capo e o problema morreu.
Abaixo o vídeo do circuíto montado e funcionando(minha namorada estava com medo de pisar no acelerador kkkk).

Meu motor é um reloginho, no conta giros oscilava muito, coisa de +/- 200rpm... Geralmente, quando os analógicos oscilavam, a gente resolvia com um diodinho... Será que é o caso de colocar um na entrada do optoacoplador?

Abraços!

Realmente, esta ocilando demais e isso não corresponde a realidade do motor, tem hora que da até 300rpm de diferença, isso ao menos parece que boa parte do funcionamento do carro esta bem estavel a lenta, 

Eu estou com esse mesmo problema, acho que pode ser ruído. Tentei abaixar a taxa de amostragem para 500ms mas mesmo assim não ajudou muito...

Hoje vou tentar pegar o sinal que vai para o painel, que considero que seja sem ruído...

att...

Muito legal Paulo! Parabéns!

Estava pensando sobre o diodinho. Talvez seja uma boa idéia. Um diodo zener (baixa tensão 3V ou 5V)  invertido em paralelo com a entrada do optoacoplador vai cortar qualquer tensão negativa. Mas cuidado, coloque em paralelo ao diodo do apto-acoplador, depois da resistencia e no sentido inverso. Entendeu ? Esse circuito abaixo é só como referencia (achei na internet). Calcule o valor dos resistores.

Em relação às variações rápidas de rotação no medidor, pode melhorar o Sketch para fazer uma medição mais precisa e ou então diminuir a taxa de amostragem. 

Opa! Analisando esse circuito acima, o zener é para limitar a tensão em 12V sobre o opto-acoplador.

Pode ser uma boa. Talvez aqueles picos de tensão da bobina podem estar interferindo também. 

Alem desse Zener eu colocaria ainda um diodinho invertido ligado em paralelo ao diodo do opto-acoplador. Assim vai cortar todas as tensões negativas. 

Outra observação importante: esta usando cabo blindado entre a ligação da bobina (sensor de rotação) e o opto-acoplador como eu havia recomendado ? Cabo blindado evita interferências.

MUITO CUIDADO ao mexer nessa área da bobina. Nunca mexa com o motor ligado.

O CHOQUE PODERÁ SER LETAL !

Tire a chave da ignição ao mexer nessa área da bobina.

Entendi sim, então seria o zener em paralelo e invertido ao diodo do opto, e um 4007 talvez? Em paralelo e mesma direção do opto.
Já fiz um circuito teste desse jeito, como indicador de 110 ou 220 pra tomada...

Sobre o sketch eu vou dar uma estudada na equação rpm do tópico e ver o que posso melhorar..

Nesse teste que eu fiz não usei cabo blindado... Tenho alguns metros de cabo de vídeo aqui, muito bons, vou usa-los quando fazer a montagem definitiva.

Obrigado pela ajuda!

Paulo você fez essa ligação ai?

Coloca um diodo 1N4007 no terra do arduino para o terra do carro, pode estar dando retorno ali. vou fazer um hoje e amanha depois falo para vocês o que deu.

Mais o bruno, o que eu não estou entendendo, é como isso vai funcionar, pois ele recebe um - da bobina, e outro - do terra do arduino, como isso vai funcionar? ele vai pegar algo do 5 lá do outro lado? olha na imagem, e se puder explicar dessa forma  o que esta errado, pq estou perdido........

Eu estou entendendo desta forma ai, porém acredito que isso não funciona....

Primeiro vc ta alimentando o arduino com o carro ou fonte externa?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço