Fala pessoal,

Peguei projeto para automatizar um sistema em uma fazenda. O que acontece preciso aquecer a água até o valor máximo de 85º graus, atualmente (e não posso mudar isso ) já existe o encanamento pronto chegando até o local que precisa.

O que fiz até o momento os canos que chegam lá são de pvc coloquei um bom pedaço em canos de ferro  e fiz um teste para verificar se iria derreter a junção entre o pvc e o ferro. Como a distancia é boa e coloquei um redutor na ponta esquentou a água até a temperatura desejada (usei um maçarico) e nem chegou a esquentar a junção.

Alguém teria alguns esquema elétrico de como montar uma resistência para chegar a este valor? 

Exibições: 10431

Responder esta

Respostas a este tópico

Não sei se Funciona, mas poderia tentar usar um regulador de tensão com aquelas resistências que vende para esquentar água(creio que você já viu, ela se parece com uma mola e é ligada em sinal senoidal), se quiser testar e funcionar posta aqui dizendo que prestou

Vc tem mesmo que fazer o aquecedor ? Nao poderia comprar feito ? 

Acotece que é um sistema super critico. Para 85 graus vc acaba precisando de metais e a resistencia precisa ser isolada. Se vc esbarrar na carcaça vai ter problemas. 

Ainda, se vc ligar sem agua, ainda que por um instante, pode queimar.

85 graus para agua é super quente. Um chuveiro bem, bem quente solta agua a 45 graus. 85 é a temperatura mais ou menos usada para fazer café (de coador).

Um aquecedor de passagem ja poderia ter um acionamento de forma que só é possivel ligar se tiver agua.

Mas para 85 acho que todos os de uso domestico estao descartados. So se algum à gás conseguir chegar nessa temperatura. 

Se vc fizer ele aberto (panelão) vai ter evaporação.

Se fizer ele fechado (caldeira) corre o risco de falhar o controle, ferver e explodir...

Enfim, eu usaria algo pronto, industrial.

BBBooaa ideia Eduardo! Eu estava quebrando a cabeça de como eu faria isso. O meu projeto é controle de temperatura para fazer cerveja. Então vou comprar os aquecedores, que são muito conhecido como "buraco quente". O arduino será o controlador da temperatura. Ou seja coloca-se um sensor da temperatura e ao chegar na temperatura X, desliga o "rabo quente" com os Relê´s. Ao chegar na temperatura X-1 liga os relês. Isso não funcionará para você tmb, William?

Depois até dá para pensar em fazer um controlador com Display.  :)

sem duvida um pronto é bem mais simples,

não querendo discordar, mas na minha leiga experiencia, não vejo essa criticidade toda,

85° é uma temperatura relativamente baixa, a menos que esteja nos alpes vc não precisa trabalhar com um sistema pressurizado, mas sim tampado e com aberturas(o que já vai diminuir bastante a perda por evaporação sem risco de explosão)

ja fiz um projetinho com resistências que vc compra na florencio de abreu - SP pra esquentar molde de prancha (surf) se não me engano trabalhava com 65° (era um tanque pequeno ~10L)

estas resistencias são bem interessantes ja vem com o termostato que liga e desliga na temperatura regulada. ai basta vc medir no ponto que quer, ja são bem isoladas, eu usei num tanque metálico só com os fixadores da propria resistencia...

mas como o eduardo disse tomando cuidado e respeitando espaçamentos mínimos... principalmente se usar mais de uma resistência. vc pode criar uma zona "superaquecida" e queimar a resistencia.

quanto ao cuidado com trabalhar a seco, é facinho de queimar.

Encanamento próprio para agua quente, consulte um fornecedor Tigre. Não é fazer propaganda, não, mas existem encanamentos próprios pra isso e a Tigre é referência.

concordo.

mesmo que não tenha tido problemas agora no teste, se seu encanamento não for próprio para tal temperatura, logo logo vai começar a ter problemas.

hoje ja existem polimeros para diversas aplicações com temperatura, não sei se para 85°, pois  maioria destes tubos são para água de chuveiro ~ 40°-45°

Exatamente, se a tubulação já não é própria para esta temperatura imagina a cola... Quanto tempo será que ela irá resistir? Será que vale a pena? Em caso de vazamento os prejuízos causados não serão maiores que o custo de trocar a tubulação agora?

Segundo o catálogo da Tigre, a linha de PVC aquatherm é propria para temp, de serviço de 80°C, suportando temp. ocasionais de até 95°C. 

Ponto para o bom e velho tubo de cobre.

Ainda deve-se prever a expansão/retração da tubulação devida as variações na temp. sen]ao a tubulação pode romper.

Tem um monte de variáveis a serem consideradas em uma adaptação deste tipo.

http://www.hidraulicapotenza.com.br/downloads/catalogos/tigre/predi...

Resolvi a questão manolos!!

Procurando em algumas lojas de SP achei resistência circular de mica! Simples, fácil e barato!

Fiz um controle de temperatura e reles!

Poderia liberar o código aí, né? Para os inexperientes como eu é um bom aprendizado. Abração!!

Não sei quanto gastou no projeto, e se o objetivo é também aprender "como" fazer.

Se não for isso, o mais prático e rápido é comprar um termostato eletrônico tipo o da FULL GAUGE mod. TIC17RGTi, que funciona em 110 ou 220 e tem um relé já acoplado capaz de controla 8A em 220V. Alta precisão 0,1º.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço