Olá galera, preciso de ajuda para construir um velocímetro com Sensor Magnético - REED SWITCH ou outro similar, além disso, quero adicionar um display de cátodo de dois dígitos ou dois de um dígito. Diante disso, venho pedir ajuda com o início desse projeto, pois tenho pouco conhecimento na parte de programação.

Exibições: 8372

Responder esta

Respostas a este tópico

qual o modelo do display q vc tem ?

Boa tarde!  Niltnon a part de medir o RPM esta prontinha nestes lincks, agora basta vc criar a multiplexação para os displays.

http://www.pyroelectro.com/tutorials/tachometer_rpm_arduino/

http://www.pyroelectro.com/tutorials/tachometer_rpm_arduino/softwar...

http://www.pyroelectro.com/tutorials/tachometer_rpm_arduino/data.html

 

Gostaria de utilizar dois desse Alguém pode me explicar como é feita a multiplexação dos displays no código C ? Obrigado pela atenção.

Boa noite Nilton, cara estou trabalhando em um projeto deste tipo aqui na universidade, dentro do projeto Baja, para a aquisição de dados de um protótipo Off Road da equipe TEC Ilha Baja, aqui utilizamos um sensor magnético que reconhece um campo magnético, no caso o UNG 3231 ou o A 1210 EUA, ambos da Allegro, basta colocar uma resistência entre a saída e a alimentação que eles chaveiam legalzinho (senão me engano é 10k p/ o UNG 3231 e 1k p/ o A1210EUA). Eles levam uma saída alta quando estão em um pólo do imã e uma saída baixa quando estão com o outro pólo, possibilitando a medição de rotações bem altas, portanto é necessário utilizar pelo menos 2 imãs, colados com polaridades contrárias no eixo que você quer medir a velocidade, lembrando que quanto mais pontos (imãs) menor a sua variação de velocidade (sensibilidade). Você também encontra sensores deste tipo que quando estão com campo magnético leva um estado de saída e quando não tem estão no outro estado, possibilitando o uso de apenas um imã. 

Estes sensores de Efeito Hall podem ser substituídos por algum indutivo, basta colocar uma roda fônica neste mesmo eixo e realizar a contagem do sinal, você economiza com os imãs e a sensibilidade fica bem melhor (ainda estou em estudo nesta parte)

Sobre os imãs, utilizamos aqueles imãs bem fortes de Neodimio, funciona que é uma beleza, só recomendo colar eles no eixo pra não ter risco dele sair da posição.

Os sensores são alimentados com o 5v do próprio Arduino, sendo sua saída levada a uma entrada de interrupção do Arduino, onde será realizada a contagem, a cada período de tempo, no meu caso 500ms, vc realiza o cálculo dizendo q a vel=2*pi*r/deltat.

Dá uma pesquisada nos projetos em que são utilizados o CI MAX7219, ele realiza a decodificação e demultiplexação, deixando o sinal que sai do Arduino pronto para o display de 7 segmentos, não importando se ele é unitário ou duplo, porém este deve ser do tipo Cátodo Comum. A biblioteca base dele é a "LedControl.h"

Espero ter ajudado.

Não recomendo reed switch e sim um switch hall conforme sugestão do Ronaldo.

Reed switch estraga com o tempo de uso.

Velocímetro de bike usa Hall. 

http://www.cateye.com/en/products/category/1/

Veja essa tabela com a circunferência de pneus de bike:

Valeu galera, irei estudar um pouco sobre multiplexadores antes de colocar o projeto em prática. Valeu pela atenção.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço