Problema ao usar tintas foto sensíveis em PCB (DESESPERADO E DESANIMANDO)

OLÁ AMIGOS DO FÓRUM...

     JÁ GASTEI 100 GRAMAS DE TINTA FOTO SENSÍVEL E NÃO CONSIGO TIRAR NENHUMA PLACA, JÁ TESTEI VÁRIOS TEMPOS DESDE 1 MINUTO E TRINTA SEGUNDOS ATÉ 4 MINUTOS E TRINTA SEGUNDOS, COM CAMADA FINA E GROSSA, ANTES DE REVELAR SECO COM SOPRADOR TÉRMICO PARA QUE NÃO GRUDE NO FOTOLITO, MINHA CAIXA TEM 03 LAMPADAS NEGRA DE 25 WATTS CADA UMA, NA HORA DE REVELAR DISSOLVE TUDO FICANDO SÓ AS LATERAIS DO CIRCUITO, USO 200 ML DE ÁGUA E 02 COLHERES DE CAFÉ DE BARRILHA PARA REVELAR. AMIGOS ONDE ESTOU ERRANDO ???

Exibições: 9347

Responder esta

Respostas a este tópico

Quanto tempo você deixa exposto a luz HV?

Olá Rogerio, deixei 2 minutos, lembrando que minha caixa tem 03 lampadas.

Da uma olhada mesmo usando uma sala improvisada apenas uma luz serviu ve se o video ajuda http://www.youtube.com/watch?v=Vp_-W78r0hc

Parabens, já estão com ar profissional.

Eu tenho mais umas duvidas: como distribuiu a tinta? Eu usei a dremel mas ela fica escorrida. Será que é excesso de tinta?

Comprei uma tela de silk screen de 120 de malha. Ao distribuir ela fica uniforme. Mas quando vou tirar a placa da malha ela fica bem grudada. Quando eu forço ela fica cheia de bolhas.

A secagem é importante. Imprimi o fotolito na laser. Usei enegrecedor. Distribui a tinta e não deixei secar muito, embora tenha ficado fosca. Dai o tonner grudou na placa. Tive que ir com agulha tirando.

Vc diminuiu as lampadas  para resolver seu problema?

Como vc vai furar a placa? especialmente onde tem vias, pois é muito pequeno.

Ah, na parte contraria de sua placa vc não imprime os pads?

Sidney,
Eu uso uma tela de silk com 60 ou 70 fios. É mais barato, fácil de usar e de comprar também.

Obrigado pelo profissional, mas sei que tenho que melhorar muito ainda...

       Eu distribui a tinta com a dremel, a minha ficava escorrida tbm, mas notei que a tinta estava muito densa, ai como usei toda tinta para tentar acertar o modo de fazer, tive que comprar mais tinta quando ela chegou percebi que estava mais diluída, mas tente diluir ela com acetona, se for o caso use um conta gotas e vai dosando e mexendo, dosando e mexa bem mesmo para que fique homogênea. Não centrifugue com baixa rotação no máximo na velocidade 1 e 2 da dremel, eu espalho a tinta com palito de sorvete, ma espalhe de um forma que fiquei uniforme e um ambiente com pouca luz.

       Meu erro foi na secagem, graças aos amigos do fórum resolvi o problema, eu uso soprador térmico, como os amigos comentaram em secar a placa com secador de cabelos, pensei o seguinte, o calor do secador ele é suportável, certo?, então, liguei o soprador e ajustei a entrada de ar como se fosse um secador e fui colocando a mão a ponto de suportar o calor, o tempo deixe uns 15 minutos, lembrado que a placa tem a camada de cobre o cobre ele absorve o calor muito rápido, a secagem é um processo de paciência, quando tinta estiver fosca passe o levemente bem leve mesmo se seu dedo grudar ainda esta molhada, quando vc passar o dedo e seu dedo deslizar está seca, faça a placa com dimensões maiores que seu projeto, ai nas sobras vc pode fazer os teste, entendeu ?

       Mantive as 03 lâmpadas, mas fiquei esperto com o tempo de exposição, na internet vê tempo de 03 minutos de exposição com 01 lampadas de 25 watts, como minha caixa tem 03 lâmpadas, pensei em dividir o tempo 03, então daria 1 minutos de exposição, mas deixei 02 minutos para efeito de teste, por incrível que pareça deu certo o tempo, revelou bem e rápido, para tira a tinta tbm não tive problemas, usei uma colher de soda caustica com a água a temperatura acima dos 70ºC, em segundos a tinta soltou.

       Vou furar com a dremel, com brocas de aço de 0.3 mm (prefiro esse tipo de broca) tenho aquele suporte onde vc encaixa a dremel e ela vira uma mini furadeira de bancada, para broca de diâmetros muito finos vc precisa de um suporte para sua furadeira ou retifica, na mão livre é batata  que broca vai quebrar, ahhhhh em alta rotações. Lembrando que como usei placa de fibra de vidro fica impossível de vc furar com furadores de pressão e para ligar as vias vou usar um fio de fonte, mas usar um fio do cabo que tem 0.1 mm, isso foi uma dica de um amigo não é um processo definitivo que vou adotar, vou testar ainda. Eu ia usar aquele resto do pinos dos componentes quando vc solda e sobra excessos, mas vou testar a dica do meu amigo.

      Na parte de cima onde chamamos de (TOP) vai os componentes não necessito dos pads, na parte de baixo onde chamamos de (BOTTOM) onde tem a trilhas, pads  e vias é interessante passar uma camada de verniz ou até mesmo fazer a mascara para evitar algum contatos e prováveis curtos 

Robson, ficou muito bom. Parabéns!

Percebi algumas irregularidades nas bordas - pode melhorar.

Eu não entendi o processo de centrifugação.

A placa gira sobre o eixo do motor? Como prende a placa.  É assim?

Nunca fiz placa com processo fotografico. Um dia quero fazer...

Pode especificar a lista de material?

Obrigado.

Olá José, eu prendo a placa com colar quente em um rebolo de micro retifica (no meu caso), vc pode usar algo que prenda no mandril da mini retifica e que a cola quente grude em ambas as partes, gostei muito do método de revelação, o que impressiona é a qualidade, e detalhe mais legal, segundo alguns artigos da net vc pode fazer trilhas de 0,2 mm, se tudo der certo no processo vc gastaria uns 25 minutos pra fazer uma placa, detalhe importante se vc usar retifica dremel tome cuidado pq elas podem chegar a 30.000 rpm, eu ligo a minha e quando ela começa atingir velocidade, eu desligo e ligo novamente não deixo atingir o rpm total, vc pode usar tbm para centrifugar, um cooler de gabinete de computador um hd estragado ele chega a 7.200 rpm, o problema do hd e que tem que ter uma fonte de pc para liga-lo, é só prender com cola quente, o interessante é espalhar os mais uniformemente possível ( eu espalho com palito de sorvete, funciona bem) a tinta para que a tinta espalhe legal, se espalhar bonitinho fica parecendo um espelho.

ABRAÇOS.

Que perigo..

Imagine se essa placa se solta?

Vira um disco voador cortante!

Eu não uso mais este método para espalhar a tinta, prefiro uma tela de silk screen, a centrífuga é boa para a tinta ácido resistente.

Mas para aplicar verniz da máscara de solda e da legenda dos componentes conseguimos obter uma superfície uniforme e brilhante apenas com o uso da tela.

E ainda eliminamos o risco de transformar o "projeto" em um "projétil". kkkkkkkkkkk

Eu não uso soda cáustica para retirar a tinta, prefiro usar uma solução mais forte de barrilha e bombril.

A soda cáustica é muito corrosiva, qualquer descuido e um acidente pode ocorrer.

Usem sempre óculos de segurança, luvas de borracha, avental e trabalhe em um local arejado e longe de crianças e animais.

Segurança é tudo.

Sei que a soda caustica é muito perigosa.

Eu também não usaria.

Mas o que é barrilha? Não conheço.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço