Ai galera! blz. Conheci o arduino a pouco tempo e já tenho alguma experiencia. Porem sei o básico do básico em eletrônica. 

Pra quem entende, acho que é uma coisa simples.

o que eu quero é ligar um pedal (analógico) de guitarra ao arduino para poder controlar a sequencia de efeitos que vou utilizar durante uma música. Tem casos, que tenho que ligar/desligar 4 pedais ao mesmo tempo, porem só tenho 2 pernas (hehe). Mas conseguindo, ligar/desligar 1 pedal pelo pc, ja consigo fazer o que eu quero.

Vi os exemplos para controlar lampadas, mas acho que não é o caso. Pois nos pedais, a corrente tem que estar sempre ligada, independente se o efeito esta acionado ou não. Ou seja, vou ter que ligar o circuito direto no "interruptor" do pedal. Assim, o arduino teria a função de fechar/abrir o circuito e NÃO a função de cortar/acionar a corrente como é feita nas lâmpadas. (desculpem o termos, não tenho experiencia).

Eu já poderia testar com as informações que tenho, mas como não achei nenhum exemplo com um dispositivo parecido, e não tenho pedais para estragar. Preciso de mais informações e da experiencia de vocês. 

Minha pegunta é: o que vou precisar alem do arduino e protoboard. 

Vou precisar de relé? resistores? etc?

Se alguém conhecer um tutorial/vídeo que exemplifique as "ligações" deste meu caso, seria de grande ajuda.

Obs.: estes pedais tem 9V e entre 30mA e 100mA.

Obrigado a todos!

Exibições: 4476

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem,

Pelo o que eu entendi, se quer apenas desligar o pedal e montar uma sequência de sons (efeitos), nesse caso pode usar reles sim, é até mais interessante porque isola um circuito do outro e pode até acoplar dois ou mais pedais no mesmo relé, dependendo da capacidade de corrente do contato do mesmo.

Posta ai os tipos de pedais com as suas definições para que possamos montar uma sequência maneira, tipo: Chrorus, Overdrive, Delay, Compressor, entre outros que você tenha e queira colocar nesse esquema de controle.

Tenho um amigo que é músico e técnico em eletrônica, e ele (como muitos outros) prefere usar chaves digitais para comutar os efeitos no lugar de relés ou chaves mecânicas, fica mais barato e pode ser acionado de várias formas. O circuito integrado 4066 é excelente  nesta função.

Tá ai uma boa idéia. =]

Na verdade, como o objetivo parece ser selecionar o efeito (pedal) a ser usado, o 4051 pode ser uma boa já que se trata de um mux analógico, funcionando como uma chave seletora.

Caraca ai, tranquilão pra fazer as paradas que o mano ai quer. Me deu até umas idéias maneiras para fazer umas paradinhas lá em casa com ele acoplado ao Arduino, kkkk!

Vlw manolo, tu é fera =]

Muito Obrigado  Elói Lima da Silva e Wiechert! Estou pesquisando as dicas de vcs pra entender melhor...

Minha ideia é criar uma sequencia de efeitos para cada musica. (no pc, vou montar uma interface onde vai ter um botão para cada música)

Exemplo: uma das musicas vai ter a seguinte ordem

1-INTRODUÇÃO (Drive, Delay, Boost)

2-BASE (Reverb)

3-PRE-REFRÃO (Chorus)

4-REFRÃO (Drive, Delay, Chorus)

5-BASE (Reverb)

6-PRE-REFRÃO (Chorus)

7-REFRÃO (Drive, Delay, Chorus)

8-SOLO (Drive, Delay, Boost ,WhaWha)

9-REFRÃO (Drive, Delay)

Ou seja, antes de começar a musica, eu escolho esta determinada musica na interface do PC. Ai o arduino ja tem que ligar os pedais Drive, Delay, Boost. 

Para controlar o arduino, vou ter que colocar um pedal "caseiro" que so vai ter a função de dar um NEXT nos efeitos. Ou seja, vou estar na INTRODUÇÃO, ai vou acionar este pedal caseiro (NEXT), e os efeitos vão para BASE, ai depois dou outro NEXT, ai o arduino liga os pedais do PRE-REFRÃO, e assim por diante. 

Assim, toda a troca e combinação de efeitos, seria realizada apenas por um pedal.

Isso seria uma mão na roda. Pois atualmente, eu faço mais sapateado do que tocar guitarra hehehehe

E se a banda toca com metronomo então, seria muito mais barbada. Pois nem precisaria do pedal NEXT, pois a troca de efeitos seria regulada pelo tempo da musica, ou seja, toda a troca de efeitos seria automático, ai o guitarrista não precisaria nem estar perto dos pedais... é uma loucura heheheh

Mas isso ai é so para vcs entenderem o que eu quero. Pois como eu falei, se eu conseguir fazer isso com 1 pedal, o resto ja fica mais fácil...

Valeu mesmo ai galera!

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço