Bom dia pessoal!

Estou precisando controlar a vazão de fluído de uma bomba elétrica dc 12v.

Tenho um sensor de pressão ao qual leio o sinal por um pino analógico do arduino e teria que controlar a alimentação da bomba, regulando assim sua vazão.

Tentei um MOSFET IRF530, mas ele aqueceu muito e não consegui atingir os 12v, no máximo 10v e conforme a pressão (amperagem) da bomba sobe a tensão cai ainda mais.

Sou um programador sênior mas tenho pouca experiência com eletrônica, alguém tem alguma sugestão de como fazer ?

Abraço a todos!

Exibições: 1602

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem esta tendo perdas por aquecimento , tenta usar um transistor de maior capacidade , a bomba é 10 A ? utiliza o 2N5301 , ele é 20 A ou entao instale um dissipador e um cooler no IRF para minimizar a alta temperatura . 

 

 

Pode indicar qual é o sensor de pressão que está usando?

é um sensor de pressão de combustível automotivo, com saída analógica de 0-5v, mas ele ainda não está controlando o circuito, estou primeiro tentando com uma pressão fixa.

Então, atraves de um sensor de pressão quer ligar a bomba.

Tipo a pressão de uma caixa de água. Se a pressão abaixar ele liga a bomba.

É isso?

Acho que ele pretende ler a diferença de pressão antes e depois da bomba, e com isso ele consegue calibrar a vazão da bomba...eu acho!

Mas eu gostei bastante da ideia e fiquei com uma dúvida também:

essa bomba:

LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO

Será que é possível controlar sua vazão com o arduino?

Uai, não seria só fazer a saída por PWM e calibrar?

O que acha? Eu teria interesse em usar em um aquário para fazer troca de água e completar o volume.

Foi o que eu imaginei, mas eu não intendo de motores...controlar um motor de indução com PWM não pode queima-lo com facilidade? Fora que eu acho que precisa ter um "troque de ignição" alto senão ele não começa a roda, não acha?

Minha intenção com uma bomba dessas é conseguir muito menos que 200ml/min, algo entre 1~10ml/min, então no meu caso eu acho que poderia aproveitar a bomba e usar uma caixa redutora pro motor, será que seria possível?

10 ml significa dez mililitros?

Qual a corrente que essa bomba consome em 100%?

Por ser 12V não acredito que consuma mais que 1A, então até com um TIP120 e PWM vc controla a vazão dela.

Com o TIP120 você já nem precisa do diodo externo (o TIP120 já tem um interno), é só ligar direto ele entre o GND da bomba no Dreno e o emissor no GND

Essa bombinha usa para "start" 2A , que é a corrente de "ARRANQUE", mas depois deve consumir mais ou menos 500mA, como no outro post eu coloquei vc pode usar um TIP120

Mas se ela trabalha em força total com 200ml/min, e eu quiser 100x menos que isso (2ml/min), mesmo que eu dê o start com 2A, se eu usar um PWM muito baixo ela não vai "parar" de rodar?

Suponho que não vai conseguir chegar a 1% pois você vai estar muito no limite dela, eu imagino que o máximo que você vai conseguir reduzir será até 20%, pois a baixo disso por ser DC a corrente vai ficar muito alta e não vai rodar.

Foi por isso que pensei na idéia de substituir o motor por algum com caixa de redução, por exemplo:

Micro motor com caixa de redução de metal 100:1 

100:1 -> Seria +/- como eu diminuísse o máximo de 200ml/min para algo em torno de 2ml/min...será que seria válida essa idéia?

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço