Olá, estou pensando em me inscrever para o vestibulinho da ETEC, estou entre mecatrônica ou eletrônica, só que não sei qual desses cursos tem mais programação e qual tem mais arduino, alguém ai sabe ?

Exibições: 3781

Responder esta

Respostas a este tópico

Bem...

Na minha opinião se vc quer ter mais aula de programação p/ microcontroladores (Aduino, PIC, 8051, etc), é melhor se inscrever p/ o técnico de eletrônica.

Olá Alexandre, eu faço eletrônica na ETEC e estou no segundo módulo (2/4). Quando terminar irei fazer mecatrônica (provavelmente).

No curso de eletrônica, iremos começar a trabalhar com microcontrolador somente no próximo módulo e iremos ver somente PIC. 

O curso é legal porém indico fazer outro de eletrônica ao término deste para aprimorar ainda mais. Eu fiz 2 anos na CTA eletrônica, na minha opinião um dos melhores cursos de eletrônica de SP, pois lá, além de ter um conceito diferente, também entra na análise de defeitos em circuitos (na ETEC não tem).

Porém eu acredito que o curso de mecatrônica não entre tanto em eletrônica (até mesmo pelo tempo do curso) pois existem diversas matérias (mecânica, pneumática, programação CNC etc...).

Eu entendo o seguinte: a eletrônica vai ser a ponte entre diversos atuadores seja mecânico, seja hidrâulico ou pneumático, então eu daria mais enfase no incio para eletrônica e depois com uma base sólida partiria para mecatrônica.

Pelo menos esse é o meu plano...

Espero ter ajudado!

Abraço;

Olá,

escolheria tec. em eletrõnica e depois (logo em seguida) um eng.eletrônica...  

bons estudos!

att

Obrigado pelas respostas, vou fazer eletrônicas.

Recomendo você a ir na ETEC onde pretende estudar e se informar com os professores e alunos sobre os cursos. 
Na ETEC onde estudo(de Ribeirão Preto) no curso de Telecomunicações nós temos mais programação e aprendemos mais de eletrônica do que o curso de Eletrônica e Mecatrônica. Os próprios professores afirmam isto!
Um dos motivos é pelo turno do curso e pela maturidade dos alunos, geralmente na parte da manhã e à tarde os professores tem mais dificuldades em "dominar" a sala, já no nosso caso, à noite a turma é mais centrada e mais focada no curso, 99% da sala trabalha.

Não tenho certeza da presença de Arduíno na grade curricular, no meu caso o foco foi o microcontrolador PIC.

Meca é mais voltado pra parte MECANICA da coisa, se gostas de desenvolver projetos de uma forma completa, MECATRONICA é o ideal, mas se gostar mais da parte de eletronica em si, n tenho duvidas que devereas escolher Eletronica...

Faço tecnico meca em quase 50% do curso completo e nem entramos ainda em eletronica BASICA, rssss quanto mais em programação, mas em contrapartida a parte mecanica de um projeto onde antes tinha algumas dificuldades, hoje tiro de letra... As ideias veem com mais facilidades e vc conhecendo alguns componentes é uma mão na roda...

Pois bota em foco a sua área, do que vc gosta mais?

dai sim vc faz sua escolha...

Abraços.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço