Boa noite

Estou querendo montar um sistema de irrigação para o jardim com 4 sensores e uma bomba. Aonde o Arduíno iria ler as 4 variáveis tirar a media e ligar a bomba por uns minutos.

Alguém poderia me ajudar e que não tenho experiencia com programação. 

a imagens e um esborso do que gostaria de fazer.

Exibições: 5734

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá,

Para começar, veja este projeto, basta acrescentar quantos sensores  quiser.

http://cm.cdn.fm/fakeup/dow-make/cmweb/entry_assets/MAKE18_Garduino...

Abraço

Ola, amigo montei um a alguns dias e postei o video no youtube, de uma olhadinha la v se serve para você qualquer coisa a gente faz as modificações necessarias para adaptar no seu projeto. O nome do video é irrigador automatico com arduino ( postado por rodrigo araújo.). Caso queira testar o codigo me passe email rodrigo.rja@hotmail.com

Acho que o projeto não é tão complexo.

Descreva mais detalhes do que quer fazer, tipo de bomba, vazão envolvida, que ai entramos no código.

Boa noite.
A bomba e dessas tipo de aquário submersa, que quero por para irrigarão. o mais simples e barato poscivel. e como tenho 4 prateleiras quero por 4 sensores de umidade de solo. para que seja tirado a media e irrigar todos de uma ves quando necessario.

a agua seja jogada pelas mangueiras e as mesmas terão micro aspersor, que molha tipo leque. 

a vazão da bomba que vou comprar vai depender da quantidade de bicos que vou usar nas mangueiras. Pois os bicos tem uma vazão de 11 l/h .

Felipe bom dia,

Só com o que postou fica difícil ajudar na programação uma vez que não sabemos onde os sensores estão ligados nem onde a bomba está ligada e outros dispositivos que tenha. Você deve fornecer os pinos de ligação.

Não estou querendo desanimá-lo, mas sim fazer com que encontre outras soluções com o que vou lhe dizer agora.

Todos os sensores que utilizam apenas dois fios (que saem para envio do sinal e leitura) não funcionam.

Não funcionam por quê?

Por que nesse processo ocorre a eletrólise, ou seja, você vai colocar o sensor no solo e com a tensão de 5v fornecidos e enviados pelo arduino (o que faz a eletrólise ocorrer), um dos pinos do sensor erá começar a sumir (sofrendo um fenômeno Poltergeist (tipo de evento sobrenatural que se manifesta deslocando objetos hehehe). Desculpe não consegui deixar passar kkk. Mas falando sério, um dos pinos irá "sumir" e o outro irá absorver parte do material do primeiro.

Supondo que o sistema fique ligado 24 horas (o que seria o correto) e que estejas utilizando um sensor de umidade do solo desses comum para arduino (tipo plaquinha de circuito impreso) você vai poder observar isso (eletrólise) se deixar ligado entre 2 a 3 dias. Faça, deixe ligado, retire os sensores no terceiro dia e verá que metade e quase a metade do sensor já foi danificada, ou seja, ele não vai durar muito (esse tempo depende da acidez do solo).

A única solução é fabricar seus próprios sensores e com no mínimo 3 fios. (Basicamente seria direcionar essa eletrólise para que ocorra em outro lugar).

Falo por experiência própria, hoje possuo sistema de irrigação para agricultura (sem limite de tamanho da área) e meus sensores (fabricados pela minha empresa) possuem 5 fios, justamente para que a eletrólise não ocorra. E cada sensor fabricado aqui na verdade possui 5 sensores (para a medição de umidade em profundidades diferentes), sendo assim, cada sensor acaba possuindo 25 fios.

Se estiver fazendo para um trabalho (Ex: TCC) com um UNO muito bem, pode ser feito. Se estiver fazendo para ter em casa não vai funcionar muito tempo. Se estiver fazendo para posteriormente vender vai perder dinheiro repondo os sensores de 10 em 10 dias...

O programa para esses sensores do arduino é bem simples, basta passar os pinos aos quais seu sistema está ligado que te passo o sketch.

Abraço.

Claudio,

concordo com tudo que disse. Realmente você foi realista e feliz ao mostrar o que podemos fazer para melhorar.

Vc poderia só dizer sobre o seu sensor, esse de 5 fios, como funciona? vc tem os 5 no mesmo ponto?

Pensei no que você disse, e realmente faz sentido...mas o que vc quis com "direcionar a eletrólise" não provocaria o mesmo processo no ânodo e no "novo cátodo"? Uma forma de burlar isso de maneira mais simples não seria fazer pequenas leituras com uma voltagem baixa ao invés de ficar 24h ligado a 5V? Ou talvez inverter a polaridade dos eletrodos com uma certa frequencia, como um efeito de pilha recarregável (mas dai acredito pq seria necessário eletrodos específicos)?

Abraço,

Thiago Reinehr

Thiago, boa tarde.

Pequenas leituras com uma tensão mais baixa. Bom, testamos as duas coisas e não dá certo.

Quando o sistema é ligado (sensor) realizando pequenas leituras, ele varia de 10" até 2'30", ou seja, a bomba (ou sistema que estiver ligado ao sistema) tem uma grande chance de ser ligado sem necessidade. Quando isso ocorre a cultura é molhada de forma inadequada e não oxigena por excesso de água.

Quando você utiliza uma tensão menor do que 5v o erro na leitura e variação aumentam ainda mais. Existe muita perda em correntes contínuas.

Inverter a polaridade com uma certa frequencia causa o mesmo erro de variação, podendo ligar a bomba sem necessidade. Nesse caso seria como possuir uma ponte H para essa inversão, só que com uma nova leitura ocorre a variação de até 2'30".

Tudo isso nós testamos Thiago.

A solução foi deixar o sistema ligado 24 horas realizando as leituras e buscar auxílio de um químico para diminuir e redirecionar essa eletrólise. Ela ocorre mas em menor intensidade e não danifica os sensores. Ou melhor, eles serão substituídos daqui a 4 anos e meio. Ficando assim economicamente viável a instalação do sistema.

Sinto, mas não posso falar sobre a química, porque estaria indo contra o contrato firmado com meu sócio neste caso.

Boa noite Claudio, parabenizo pela otima explicação, realmente foi impecavel, no entanto existe um metodo simples e eficaz pra conter a eletrolise, nao tão eficaz quando seus sensores, mas que ajuda a durar um tempo consideravel... ainda esta em teste então não sei dizer quanto vai durar, mas ate o momente ja tem mais de 3 meses em teste... uma forma pra evitar esse fenomeno é usar VCC 5v em uma porta digital e determina um tempo pra fazer a leitura, no meu caso deixei em cada 60s, assim ele faz a leitura e desernegisa o sensor, evitando consideravelmente a eletrolise.

Sidney, boa tarde.

O pulo do gato a gente não revela! Mas são sim os 5 fios no mesmo ponto, ou cuidando do mesmo sensor.

Só que não tem apenas a eletrônica aí nesse caso. Como não sou químico, nesse projeto apenas (não na empresa) busquei sociedade com um químico. Alterei a parte de hardware e chegamos então, pelos nossos cálculos, a um sensor que vai durar aproximadamente 5 anos no solo. Ainda não temos esse dado concreto de 5 anos, apenas por simulação, uma vez que esse equipamento foi instalado pela primeira vez por nós 6 meses atrás, mas 5 anos é a nossa previsão.

Então como eu disse tem mais nesse caso a ver com a química do que com a eletrônica.

Talvez você consiga mais alguns detalhes na pergunta que vou responder do Thiagoor.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço