Pessoal, bom dia!
To precisando fazer um regulador de tensao para baixar de 12 para 5V.
que acontece se usar o 7805 sem os capacitores?queria fazeer com 2 deles em paralelo para garantir a corrente sem almentar muito o calor dissipado...
rola?

Exibições: 5903

Responder esta

Respostas a este tópico

Da o zumbido porque o 7805 tem realimentação, e acaba oscilando a saída em alta frequência, para evitar isso se usa os capacitores. Sem o capacitor descalibra  a malha de controle, que foi devidamente projetado para um circuito com constante de tempo muito maior.

Como sua  aplicação vai ser alimentado a bateria, e se baixar de 12V pra 5 terá meros 40% de rendimento da bateria só no regulador, te aconselho a usar um chaveado, como o tl2575-5 http://www.ti.com/product/tl2575-05

Pensei nisso... mais como a bateria ainda esta conectada a moto e tem o alternador trabalhando direto,desconciderei como.problema

Nao li todos os posts, mas ja vi que mta coisa certa ja foi dita, mas quem sabe ajudo a resumir e complementar.. 

- Questa do aquecimento:

Pelo proprio principio de funcionamento qualquer regulador serie linear (nao chaveado) aquece pq a corrente no regulador eh a mesma da carga. A tensao no regulador eh a tensao da fonte - a tensao na carga.

Assim, num exemplo onde a alimetaçao é de 12V, e a carga de 5V 500mA vc tem:

12-5V= 7V sobre o regulador (entrada-saida) com a corrente de 500ma= 3,5W

Na carga: 5V*500mA= 2,5W.

Ou seja: Vc vai ter mais potencia perdida no regulador que usada pela carga. Os reguladores lineares são bastante ineficientes, por isso devem ser usados em baixas correntes e quando o desperdicio de energia nao eh um problema.

Vc pode dividir esses 3,5W em 2 pastilhas de duas formas (embora só distribua, nao diminua):

Em série, que é a sugestao já citada: diminuir para 9V e depois diminuir para 5V.

Em paralelo: Que tb já foi citado, só que não fica bom pq os reguladores nao são iguais. Vc pode ter um trabalhando mais que outro ou mesmo apenas um trabalhando. Se um tiver a tensao de saida mais alta vai trabalhar mais ou até sozinho.

Soluçao mesmo seria um regulador chaveado.. Mas se vc ta miguelando o capacitor.. Nao vai topar um chaveado..

- Questão do capacitor:

Ele é necessário. O fabricante especificou ele, acreditem, é preciso. Vc pode testar sem e funcionar e depois de 2 meses de bom funcionamento te queima o processador e vc nao sabe pq, por ex... 

Ele é necessário pq todo circuito que contém amplificador, realimentaçao, etc está sujeito a oscilar. 

Mas para testes rápidos em protoboard, montagens caseiras e tal podemos até suprimir, enfim...

- Questão da logistica:

Assim como um cozinheiro precisa ter sempre sal, açucar, arroz, farinha, gás, orégano, etc em seu estoque, ainda que nao tenha o filé, idem para a costureira que tem linhas, sapateiro que tem cola, etc,etc. quem pretende fazer qualquer coisa em eletronica precisa ter seu pequeno estoque de peças. Não muitas, mas algumas coisas são essenciais, coisas como: resistor de 470R, 1k, 10k, 100k, capacitor de 100nF, leds, etc. 1 centena de capacitores custa menos que seu frete ! Imagina se um cozinheiro vá comprara só o sal que vai usar naquele dia ???

Enfim, a logistica tem que ser calculada usando critérios lógicos (...será que por isso se chama logistica ??) Vc certamente vai concluir que compensa fazer "uma feirinha" e já montar sua caixinha de componentes essenciais que vai te acompanhar por toda vida.

Nossa sociedade ciritica, julga, condena cada ato feito com exagero quando se refere ao seu estudo ! Qualquer um é xingado de CDF (ou pior) se comprar mais material de estudo que vai precisar. Isso é muito triste. Sobrar carne em um churrasco tudo bem, mas sobrar resistor é feio ??? Nao caia nessa, eles querem te derrubar. Procure fazer sua malinha de ferramentas e componentes sempre bem rica, cuide bem dela. O tempo é a coisa mais preciosa. Ter o componente e as ferramentas adequadas à mão pode poupar muito tempo.

Filosofando sobre essa questao... Todos os animais que vivem em grupos (bandos) como nós tentam se sobresair. é normal. Dentro do seu espaço cada um tem a necessidade quase biologica de se sobressair. Cada um encontra um meio, um tema, uma forma. Um jeito de se sobressair mais facilmente, alem do obvio, seria derrubar a concorrencia. Assim aqueles que te criticarem por fazer estoque, gastando mais de R$5,00 em capacitores, certamente estão te derrubando em funçao dessa concorrência natural.

Acordar sobre esses atos que fazemos de forma primitiva e irracional, perceber que o vida em bando (sociedade) não é uma competição individual e sim em equipe é um grande passo evolutivo.

Desculpem o off topic... me empolguei.

 

Para aumentar a corrente de saída desse tipo de regulador, use o circuito mostrado na página 19 do seguinte documento:
http://www.profelectro.info/Uploads/luisj/ArtigoBaseadoMalvino.pdf

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço