Olá pessoal, estou montando um sistema de automação do meu aquário usando o Arduino.

No momento estou tentando fazer o controle dos leds (2 de 3w e 2 de 1w) que usam uma corrente de +/- 1A e 2 coolers para refrigeração, cada um de 250mA. Tanto os leds quanto os coolers compartilham uma fonte de 12V/2A e são ativados por um botão manual.

Quero usar o Arduino para ficar no lugar desses 2 botões. Pensei em utilizar um transistor e aconteceu que eu tinha alguns 2N3904 aqui em casa =D, mas quando testei eles em um led simples, descobri que eles não conseguem nem chegar perto de gerar a corrente que preciso =[

Foi então que achei esse tutorial: http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-acionamento-de-moto...

Por isso estou pensando que esse transistor tip 122 deve servir perfeitamente para isso né? Acham que usando 1 transistor desse para cada parte vou ter um controle legal?

Fiquei em dúvida no comentário do Edson E.S., ele disse:

Muito bom. Já que VCC < 5v não precisamos proteger o arduino com optoacoplador. Em tensões maiores que 5V lembrem-se de isolar a saída do nosso amiguinho Ardu... :)

Não entendi essa parte de proteger o arduino, como isolo a saída dele? Já que minha fonte é de 12V... oO

Valeu pessoal.

Edit - Segue o esquema elétrico:

Exibições: 1747

Responder esta

Respostas a este tópico

ola

sim serve perfeitamente, o tip 122 suporta 2A se não me falha a memoria, não esqueça de usar dissipadores de calor. Eu uso eles no meu driver da cnc chaveando 1,6A 

sds

sanches

     Se vc puder postar um esquemático talvez ficasse melhor visualizar se relamente precisa isolar o Arduino da fonte 12 V 

Até onde eu seu o Arduino é alimentado em 5V então vc só precisa dos 12V converter com LM7805 para 5V do Arduino sem isolação elétrica.

    Só se usa isolação onde vc tem duas fontes com referencia diferente.

os 12 vc vai alimentar o rele dos 5v da saida vc excita a base do tip simples assim.

Olá Flavio, coloquei no tópico o esquema de como estou planejando montar o circuito. Esqueci apenas de colocar os resistores na base, mas estou pensando em usar de 1k.

Olá,

No esquema acima, além dos resistores de base estarem faltando, a ligação do emissor e do coletor estão invertidos. Ligue os emissores ao GND e cada coletor a sua respectiva carga.

Abraço.

 

Pior, erro meu... =/

Vc deve fazer algo parecido como anexo

Saudções 

Anexos

Opa, brigadão Flavio ficou muito bom o esquema. Ontem comprei os TIP 122 e já fiz um teste com leds simples de alto brilho funcionou certinho (muito melhor que o 2N3904 que não dava conta).

Eu tenho um pouco de medo é de colocar o GRD do Arduino junto com o GRD da fonte de 12V... existe algum risco de fazer isso? Seria bom usar um diodo para não "voltar" nenhuma corrente pelo GRD do arduino?

Valeu

Esse esquema está errado o tip é npn na ligação de transistores npn a alimentação vai na carga, a saida da carga entra no coletor e o emissor é aterrado.

sds

Sanches

Olá Sanches, realmente no meu desenho acabei invertendo isso. Mas já fiz como o Flavio recomendou e está funcionando... =]

O TIP122 e o S8050 então são bem parecidos, já que são ativados pela saída 5V do Arduino (corrente baixa) e suportam passagem de corrente por ele.

Já ouviu falar do S8050, sabe se posso usar montando da mesma forma que esse esquemático?

Olá Wilson

 

Até hoje não tive problema em ligar 2 GND juntos pois nos testes que faço a fonte já tem um traffo interno para  isolar.

Se não colocar o GND junto ou seja na mesma referencia não vai funcionar corretamente.

 

Mas se você não tem certeza que suas fontes não são isoladas. Alimente o teu circuito somente com a fonte de 12V e baixe para 9 V com um regulador de tensão LM7809

 

Saudações

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço