Alguém conhece o scadabr e sabe como usa-lo, caso conheça por favor entre em contato pois preciso de algumas informações.

Uma delas é o protocolo modbus pois queria saber como comunicar um sensor,atuador,etc como o supervisor por meio de um microcontrolador ou coisa paracida, me parece que para poder acionar ou receber informações o supervisorio precisa de um clp (que é caro) ou por um microcontrolador?

se alguém tiver informações sobre como usar e implementar ou pelo menos mostrar o caminho das pedras já agradeço.

adriano

Exibições: 97568

Responder esta

Respostas a este tópico

O MODBUS é um protocolo de transferência de dados, estude o apêndice II do manual do shield RS485 para ter uma noção melhor de como ele funciona. 

No MODBUS os dados a serem transmitidos são armazenados em registradores (no caso holding registers) e no sketch ficam dentro da instrução "enum" sendo que o primeiro da lista é o data point 0 no scadabr, o segundo é o 1 e assim em diante.  

Estude bem o apêndice II para entender a dinâmica do protocolo e a lógica e os comentários do sketch do apêndice IV e procurando entender como o programa funciona.

Amigos,

estou com o Scadabr rodando em uma cubieboard. Estou satisfeito com o desempenho da plaquinha.

Acontece que ele nao esta gerando o grafico dos pontos. Consigo incluir imagens e gifs mas nao consigo gerar graficos.

Tem alguem que conhece como os graficos sao criados no scadabr?

Percebi que o browser acha que o grafico tem uma figura png.

agradeco quem possa ajudar.

Sidney,

Qual o SO instalado na placa?

Você consegue abrir uma imagem .png qualquer?

Tentou acessar o scada de outro PC para ver se o gráfico está sendo gerado mas não visualizado no servidor mas apenas no cliente? 

Abraço

Sidney,

Faz o seguinte:

Faça a instalação do que SO que vc colocou no cubievboard em um computador se possível sem nenhum outro sistema operacional além do que vc vai colocar, depois faça toda a instalação do scadabr neste sistema operacional. Tudo isso em um computador normal sem nenhum outro sistema. Depois de instalado tudo, veja com vai ser o desempenho do scadabr e essa parte de gráfico. Tire isso como um benchmark para o cubieboard.

Acho que com esse teste vc pode tirar algumas informações que poderão te ajudar

no momento é isso que me veio a cabeça.

Eu estou recuperando um notebook que estava quebrado e vou fazer a mesma coisa eu vou instalar o sistema operacional que vc instalou no cubieborad e depois instalo o scadabr e vejo o que dá com as informações que eu tiver eu te rapasso. Como referencia.

só está faltando o teclado que eu pedi no mercado livre.

abraço

Adriano,

vai ficar legal seu sisteminha.

Aguardo a chegada desse teclado com ansiedade.

Wiechert,

o sistema é o linux derivado do debian. Ele se chama cubian. Ele não tem parte gráfica, ficou só com o núcleo. Escolhi esse sistema pois as portas já estão configuradas. Eu acesso o scadabr de outras máquinas. No scadabr eu consigo acrescentar uma imagem de fundo, seja jpeg ou png. O que acontece, pelo que eu entendi, é que o scadabr não está gerando o png que mostra os gráficos.

Vou hoje tentar o seguinte, instalar o ubunto 13 em uma máquina virtual. Depois instalo os outros itens e tento ver se consigo descobrir o que está faltando.

O cubian está aguentando bem, tem momentos que ele serve para umas 5 pessoas ao mesmo tempo.

Vamos continuar tentando.

Sidney,

Já comprei uma cubie2 também, semana que vem deve estar chegando pra mim, ai vamos poder ir desenvolvendo juntos.

Pode me dizer onde encontrar tutoriais para ela?

Abraço.

Wiechert,

tenho seguido bastante o site da o cubieforuns.com

e o site do cubian.org, linux desenvolvido para ela.

Então trabalharemos juntos.

Oi Sidney,

Vou tentar te ajudar, conforme email que conversamos, mas vamos falar aqui pelo forum para compartilhar a informação com o povo...

Vc ainda tá com a cubieboard rodando e configurada? se estiver, vou colocar algumas perguntas para tentarmos ter um diagnóstico bem preciso:

1) O gráfico que você se refere, é nas "Graphical Views" ou na "Watchlist"?

2) Acesse o scada da cubieboard, Teste inicialmente o gráfico da "watchlist" principal, com apenas uma variável (selecionando a variável , o período, e clicando no ícone de play). Use de preferência o Firefox para acessar.

Funcionou?

3) Acesse os "detalhes do datapoint" de uma das variáveis, é o "bloco de lego" na watchlist principal. Nesta tela deveria abrir um gráfico automaticamente.

Funcionou?

4) pode criar uma representação gráfica nova (vazia) e adicionar um componente gráfico. não esqueça de dar um tamanho, nome, escolher variável e salvar tudo.

Funcionou?

Se um desses funcionar, e outros falharem, poderemos partir para um diagnóstico mais focado. Se nenhum deles funcionar, experimente trocar de browser ou verificar se existe um firewall ligado no windows (poderia estar bloqueando algo)

Se nada mais der certo, me manda um email com teu catalina.out

ou mesmo posta aqui se não tiver nada sigiloso do teu projeto...

abraço e vamos em frente

Amigos , usando o exemplo do Scadabr que foi disponibilizado aqui, como eu posso receber no scababr enviados de um cartão SD do arudino e mostra na interface web?

O arduino armazena no cartão SD a hr e data de da mudan;ca de estado de algumas entradas, eu preciso ver essas infrmações no na tela no ScadaBR

Como criar o registrador para enviar para o scadabr e como receber isso no mesmo?

Alguma dica?


Obrigado!


Eu não deixaria de marcar a milésima mensagem no post do ScadaBR.

Assunto envolvente e que realmente chama nossa atenção.

Desenvolvemos muito desde o início em 2 de fevereiro de 2012 quando o visionário garagista Adriano de Alcantara lançou o tema para discussão.

Vários passaram por ele e aprenderam bastante. Não podemos deixar de agradecer àqueles que contribuiram com suas madrugadas para o aprimoramento dessa ferramenta.

Alguns já possuem o projeto no sangue e seguiram com ele por anos.

Parabens a todos os garagistas que trabalharam com este sonho e sonhemos mais.

até a próxima discussão.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço