Duvidas: Obtencao de G-code de imagens e programas 3D

Ola pessoal,finalmente meu CNC esta quase pronto gracas ao pessoal fera  e ao Milton que ajudou muito na construcao e configuracao. 

Agora estou com uma duvida,como converto imagens e G-codes e  programas 3D em G-code? Possuo o Sketch da google e o solidworks porem nao sei em qual extensao salvar e se tem um plugin q ja salva em G-code. 

O que vcs usam para fazer seus projetos de corte?

Exibições: 18283

Responder esta

Respostas a este tópico

Isso é um pouco mais enrolado que parece, nao basta exportar.. Um programa normalmente é usado para desenhar, como o Solidworks e outro para transformar o desenho em caminho de fresa (Gcode ou outro formato que seja compativel com sua maquina)

Para que seja feito o corte correto é preciso que a fresa passe a uma distancia correta da peça, de forma a retirar material "do lado de fora" da linha, mantendo a velocidade de avanço correta (rapido é ruim e lento tb), alem de dividir cortes profundos em camadas, para viabilizar.

Isso tudo é feito com programas específicos. Na parte de comunicaçao visual se usa o http://www.artcam.com/ e o http://www.cadlink.com/products/engraveLab/ 

Nao sei o que se usa na mecanica... Vamos esperar outras contribuições.

 

bom,descobri um jeito q gostei, to usando solidworks (amo esse programa) e mando pro CamBam e rodo na maquina. Tem algum programa melhor para solid do q o cambam?

tem  um programa também muito fácil de usar para gerar codigo G no solid HSM WORKS muito fácil mesmo ! 

Renato,

Você pode desenhar em qualquer software CAD ( 2D ) e exporta como DXF. Depois utilizar os seguintes programas que transformam o arquivo DXF em gcode:

- NCPlot.v2.05

- DXFConverter

- SimplyCam

- EasiDrawTechFree

Você poderá também utilizar uma imagem e converter para vetorial ( DXF ) com o seguinte programa:

- Vector Magic Desktop Edition v1.14

Poderá também "imprimir" uma foto com  o programa HalftonerV1.4, que transforma a foto em escala de cinza e gera o gcode para furação de uma fresa em V.

Para fresar PCI, utilizar o PCIToGCode, que transforma uma imagem de layout de PCI ( BMP ) em codigos para fresar uma PCI.

Ainda para fresar PCI, tem o Coppercam, que transforma os codigos gerber gerados pelos programas de layout de PCI ( Eagle, proteus, etc ) em gcode de furação e fresamento da placa PCI.

Caso queira testar os codigos gcode gerado, utilizar o software CNC Simulator, o qual irá simular na tela o funcionamento da CNC.

Para comandar o CNC poderá utilizar o programa mach3 CNC ( windows ) ou o turboCNC 4.0 ( Dos - free ).

Esses são alguns softwares para iniciar com sua CNC.

Sds,

Bom, comprei uma placa chinesa tb4560 4axis e irei ligar a paralela ao arduino porque nao possuo paralela (notebook) e entao o mach3 nao funciona. 

Queria plotar em 3D tambem e queria saber se alguem ja testou o solidworks e o Cambam pra plotagem 3D.

Gostei do PCBtoGcode vou experimentar.

e na cnc para corte a plasma quais software devo usar para desenhar ou importar imagens , criar codigo g ate chegar no mach 3 ??

alguma sugestao para converter arquivos do solidworks para gcode? simples e facil? queria fresar em 3d tambem.

Gostaria de saber como seria o sketch pro arduino

tem um patch q vc instala no sketch q se chama Phlatboyz . Mas n fica muito bom.

aconselho usar cambam

Obrigado, estou montando minha cnc em madeira! Espero que fique bom

nao esquece de alinhar bem pq senao eh dor de cabeca depois. E na hora de fresar veja se o plano esta corretamente alinhado senao ira fresar a mesa kkkk

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço