Boa noite galera, estou iniciando meu tcc sobre automaçao residencial, inicialmente o projeto seria realizado com arduino, mas hoje vi um pouco sobre raspbarry pi, e surgiu a duvida. Migrar para raspbarry pi, continuar com arduino ou unir os dois.

Minha intençao é automaçao residencia com controle via web.

Exibições: 5126

Responder esta

Respostas a este tópico

Tenho uma cubieboard 1 e o desempenho já é bom, imagine uma cubieboard 2 que é dual-core. Mas o melhor de tudo é que a cubieboard (tanto a 1 quanto a 2) tem 1GB de RAM. No entanto, documentação pra ela é muito mais difícil de obter, treinamento e suporte oficiais então, nem pensar, enquanto que no Brasil temos ótimos recursos de treinamento e qualificação em beaglebone black. Se você for fazer algo sério, pela infra-estrutura disponível, sugiro o beaglebone black.

Detalhe que se você gosta dos dispositivos do Tom Cubie ainda existe o CubieTruck, com 2GB de RAM...

Essa é a minha impressão também, tenho uma raspberry, e estou muito interessado em adquirir uma cubieboard 2.

Abraço.

eu acredito que o raspberry pi seja mais em conta, ele e um computador completo e tem memoria para codigo milhares de vezes maior que a do arduino.

sem falar que o raspberry pi dispensa o shield ethernet e para usar wifi nele basta comprar um modem usb.

Mensagem editada por desrespeitar os termos de uso do site.

arduino,  muitos projetos já prontos....

Eu aconselho utilizar os 2.

Utilize o Arduino para o controle de acionamento e leitura de sensores, e deixe a parte de lógica e servidor para o Raspberry Pi.

Além do Pi conter Ethernet, ele implementa toda as camadas de segurança Ethernet, deixando sua aplicação muito mais segura a tentativas de ataque externas.

Além disso você pode criar um servidor utilizando o Raspberry Pi, não tendo a necessidade de um servidor externo.

Em relação a preços, eu acredito que seja mais barato essa abordagem, pois você irá economizar vários shields, servidores externos, etc.

Muito interessante, mas existe uma forma de comunicar o arduino com o Pi? eu estou quase comprando o ethernet shield para o arduino para continuar com o porjeto.

Da sim, pode comunicar com o arduino tanto pelo cabo usb, como por i2c, spi.. etc..

Eu uso o Raspberry pi sem o arduino, para os acionamentos eu uso expansores de portas e me comunico com eles por i2c, o mesmo para leitura de sensores analogicos.

Como você faz com o lance dos 3.3V do ARM com os 5V do Arduino? Esse é um dilema/problema presente inclusive no Beaglebone Black (óbvio) e no Arduino Due (que usa processador ARM também). Eu tenho 10 logic level shifters que encomendei do aliexpress, é como faço pra resolver aqui.

tudo que eu ligo no raspberry pi, eu uso uma fonte externa.

de um simples CI de 3v ou 5v a qualquer outra coisa..

ate agora tenho usado so os pinos 3 (SDA) e o 5 (SCL) para me comunicar com outros CIs que são alimentados com fonte externa.. nao uso o RPi para fornercer energia para nada.

Fiz um exemplo com um PCF8574 e controlei mais de 16 leds... tanto os leds como os 8574, são alimentados com fonte externa.

Vou fazer um expansor para 16 e outro para 32, usando o PCF8574.

E ainda estou desenvolvendo ainda em fase inicial um expansor para entrada de dados analogico de 16 e 32 entradas tambem, mas sempre alimentando tudo com fonte externa.

so pra segurança, um diodo nos pinos 3 e 5.. que faz a comunicação, mas so por precaução..

ai ligo o GND da fonte externa no GND do RPi.

O esquema que você usa é legal... Mas ainda persiste o problema não em termos de fonte de alimentação, mas de sinais/lógica booleana. Nos pinos analógicos você ainda pode usar o Aref, mas nos pinos digitais o arduino usa próximo de 0V como "zero" lógico e próximo de 5V como "um" lógico, enquanto que os ARM usam próximo de 3.3V como "um" lógico. E se você passar disso, colocar 5V em algo do ARM que receberia no máximo 3.3V, pode queimar o circuito, estando a alimentação separada ou não, porque os 5V vêm do pino de sinal e não da fonte...

Por isso que eu estou usando logic level shifter. Tem gente que usa diodos e resistores pra tentar lidar com isso, parece, mas sempre existe o risco de um descuido pôr tudo a perder.

entendi.. 

vamos debater mais sobre isso.. :)

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço