Boa noite pessoal, meu patrão está financiando meu Hobby para eu fazer um contator de sementes para ele. Como não quero ter gastos excessivos com o projeto, preciso da ajuda de você para saber qual sensor comprar.

Abaixo segue um simples esboço de como eu imagino o projeto:

Traduzindo: as sementes passarão por um "cano" de seção retangular de aprox. 2x3cm, e imaginei utilizar 2 sensores IR na parede menor para ter mais precisão de leitura. O quadrado amarelo do centro representa uma semente de milho caindo. Passarão de 2 a 30 sementes por segundo dependendo das condições de operação. No projeto final preciso dos intervalos de tempo entre cada semente que foi captada para saber o quão próxima elas estão.

As dúvidas são:

- Qual sensor seria ideal para isso? (Pretendo comprar LINK REMOVIDO POR VIOLAÇÕES AOS TERMOS DE SERVIÇO).

- Pelo fato de precisa apenas de um sinal independente da intensidade eu posso ligar em uma entrada digital ou precisa ser necessariamente em uma analógica por ser um sensor de movimento?

Obrigado pessoal,

Aguardo respostas.

Thiago

EDIT: 

Primeiramente eu gostaria de agradecer a atenção e o interesse de todos. Obrigado mesmo!

Agora vou explicar melhor o processo:

Gostaria de deixar claro que não tenho formação nenhuma, muito menos experiencia, nesta área de agricultura. O interesse surgiu quando eu iniciei meu estágio de graduação (Engenharia Química) em uma indústria que produz discos de plantio e implementos para plantadeiras. E lá eles possuem um sistema de análise de sementes, para averiguar quais discos são indicados para determinadas sementes. E essa "averiguação" é realizada utilizando o sistema que postei uma foto na página 2, composto por um reservatório de sementes, um sistema que roda o disco que está sendo testado juntamente com a esteira para simular as condições de plantio (velocidade da plantadeira de 5km/h e quantidade de sementes jogadas por metro). 
O problema do processo são os erros de operador, pois a contagem de sementes duplas e falhas é feito visualmente enquanto a esteira se movimenta por 50 metros, então temos problemas de interpretação e atenção do operador (acreditem, é muito exaustivo repetir o processo um dia inteiro).

Foi quando eu tive a ideia de automatizar o processo, primeiro para ser menos exaustivo para o operador, segundo para aumentar a precisão (pois a esteira poderia rodar por mais metros, aumentando o realismo) e terceiro, para tentar diminuir o sistema, pois se a contagem fosse realizada no "cano" que entrega as sementes para a esteira não haveria necessidade de 3m de esteira mais.
Eu não tenho base nenhuma de eletrônica, mas sou bom autodidata. Meu forte é a programação, trabalhei muito com isso na graduação, e eu tenho plena consciência que a partir do momento que eu encontrar o sensor que seja capaz de identificar cada semente o problema maior vai ficar todo para a programação, mas nesse quesito é aonde vou me divertir, pois tudo será um hobby para mim.

Qualquer dúvida, continuo a disposição. E mais uma vez: Obrigado!!!

Exibições: 14658

Responder esta

Respostas a este tópico

Cara faz o seguinte poe um Laser Pointer num lado e outro um LDR , de tal forma que o laser fique apontado para o LDR, quando o feixe laser for interrompido o LDR ira abaixar de valor, ai voce faz a codificaçao e se quiser pode colocar um LCD mostrando a quantidade

Thiagoor a resposta para este problema pode esta na pneumática, imagine um tubo cujo fluxo é obstruido pela passagem de uma semente, a pressão sobe devido a esta limitação de passagem de ar, a pressão sobe assinalando com 100% de certeza a passagem de semente. Dois aumentos sucessivos de pressão significam duas sementes juntas. A posição dos sensores (pressostatos) passagens de ar, diâmetros etc levará muito tempo de certeza.

Mais uma pista: duas sementes sopradas com alguma velocidade chocarão numa superfície duas ou mais vezes, uma chocará uma vez.

Espero ter contribuido para a solução !

Fiz um sensor para plantadeira de 12 linhas totalmente transistorizado de baixo custo. 2 ano em pleno funcionamento. alarme se parar de cair grão,  se entupir alarme tambem

Revelino, poderia nos contar mais como fez este sensor para planteira 12 linhas? Que materiais utilizou e onde instalou?

Obrigado,

Amauri.

Amauri, este sensor elaborei com muito facilidade, simples componentes aliais, já fiz muitos projetos deu tudo muito certo. Estamos fazendo revisão da plantadeira vou mandar umas fotos, estou querendo digitalizar o mesmo, contagens de grão...6 led infravermelho 3 trasn. 3 recp. por linhaficou bem organizada a fiação elétrica. se queres posso apostar os esquema.

Primeiramente, parabéns pelo trabalho!

Eu estou querendo fazer algo deste tipo, sou estudante de Eng. Agrícola e minha futura profissão está diretamente ligada a isto!

Fez com o Arduino? Poderia me passar o esquema elétrico e a programação?

Se sim, meu email é amaurigrava@hotmail.com

Estou fazendo algumas pesquisas na área de Máquinas com utilização de Semeadora de arroz adaptada para soja e uma das idéias é aplicar um sensor deste.

Você fez do jeito que eu tinha imaginado, 6 leds infravermelhos, sendo 3 receptores e 3 transmissores.

Obrigado pela ajuda e novamente, parabéns pelo trabalho!

Abraços,

Amauri 

Amaruri,

a maior parte dos meus experimentos envolve agricultura e pecuária. Se tiver outras ideias compartilha que podemos ajudar.

Qual a finalidade de contar as sementes plantadas? Poderia detalhar este uso?

Desculpa a demora Sidney, eu estava sem tempo!

A finalidade de plantar as sementes é saber se a distribuição esta de acordo com a minha necessidade, se meu estande de plantas será formado com a quantidade ideal de plantas. É uma forma de acompanhamento em tempo real do processo pelo qual a semeadora esta desenvolvendo.

Abraços,

Amauri.

Mas seu interesse está apenas na densidade de sementes ou em detectaçao de duplas e falhas também?

Qual semente será?

Abraço,

Thiago R.

Olá,

O interesse é utilização em semeadoras para acompanhamento do plantio (densidade de sementes) e também é na detecção de duplas e falhas. Será usado primeiramente para detecção de duplas e falhas, para que possamos avaliar a viabilidade da utilização de uma semeadora de arroz no plantio da soja!

A semente será soja.

Abraços,

Amauri.

Um esquema super. simples que eu mesmo criei e não vai encontrar na internet. na época minguem conseguiu ne ajudar . todo de transistor . funciona muito bem . Este ano vou colocar CI comparador de tensão. no teu caso, Amauri o teste principal seria mudança de cultura. cairá bem este esquema, vou passar pro pc e    postar aqui

Bom, se conseguir detectar duplas e falhas, a densidade do plantio já vem de brinde hehe.

E uma cultura como soja é excelente para executar um projeto desses, pois minha maior dificuldade no projeto era a diversidade de culturas...hoje eu tenho a lucidez de que um mesmo equipamento não é capaz de detectar isso para soja e para milheto, por exemplo.

Enfim, eu encostei o projeto, mas tinha muitas idéias na época que iniciei o tópico e vou continuar acompanhando para por ajudar com o que eu conseguir.

Abraço,

Thiago

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço