Oi, galera,

Gostaria de compartilhar com vocês algo que eu venho trabalhando a cerca de 1 ano.

Desenvolvi esse módulo pensando na automação residencial com o ScadaBR.

O "cérebro" dele é baseado em um Arduino 2009 e comunica-se via RS485. Por ter um arduino nele, as possibilidades são enormes.

Aí vão algumas foto:

Esta é a placa de controle. Desenvolví a mesma de modo que ela possa ser utilizada dentro de caixas de tomada padrão 2x4 ou 4x4 para ligar em pulsadores, conectando-os à rede rs485, possibilitando a criação de interruptores programáveis. Ou seja, é como ter um arduino em cada interruptor, capaz de realizar funções que dependem da imaginação do programador.

Esta é a placa de interface, que possui 15 relés e conectores para o cabo da rede RS485.


Esta é a placa de interface montada. 

Este é o aspecto da placa de interface na carcaça da Patola. Com ela, o módulo possuirá aspecto de CLP, mas sem entradas, apenas uma interface RS485 e 15 saidas a relé de até 10A a 220V.   

Por enquanto estou trabalhando nos testes das placas e das bibliotecas que estou criando para tal módulo. Pretendo montar minha própria empresa de automação residencial baseado em produtos meus e utilizando hardware open-source, como o Arduino.

Como já discuti em outro post, tenho a intenção de tornar esse módulo Open-Source, tanto códigos quanto hardware. Acredito que, assim, as inovações em automação residencial serial feitas mais rapidamente e de maneira mais viável.

 

Exibições: 8730

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Desculpe, estou tentando concertar o problema. 

Novo vídeo que mostra o Módulo Switch MS1500A funcionando com a comunicção RS485:

Clique aquí.

Parabéns, muito bom.

Obrigado :)

Aspecto do produto completamente montado.

Que beleza.

Essa caixa foi planejada para pregar na parede ou colocar dentro de quadros?

é bom que esse produto venha com manual de instalação, explicando como deve ser usado e instalado...

Estou preparando uma página na internet com as informações necessárias para a utilização e  a biblioteca específica para o hardware do módulo. 

Adianto que o mesmo possui um Arduino Duemilanove embarcado. Na parte da frente, dentro da janela transparente, tem uma porta de programação. Basta programá-lo utilizado outro Arduino. As portas de saída são divididas em 2 bancos. O banco A possui 8 saídas a relé. O banco B possui 7 saídas a relé e uma saída a LED. As portas de rede são feitas para ser conectadas a um cabo de rede e são bidirecionais, ou seja, pode-se conectar cabos de rede (cabo de ethernet) em ambas as portas, não importando a ordem, de forma que ambos os cabos estarão conectados entre si e o módulo apenas deriva, internamente, as linhas de alimentação e de RS485. O cabo de ethernet NÃO deverá ser conectado a dispositivos ethernet sob risco de queimar o dispositivo.

Não quero sugerir aplicações específicas para o módulo pois sei que a utilização do mesmo vai de acordo com a necessidade do cliente. Módulo será vendido com um código-exemplo, assim como o arduino, mas é muito fácil reprogramá-lo: basta utilizar outro Arduino e a IDE Arduino. As possibilidades são infinitas, desde que o módulo não seja utilizado em aplicações críticas, como em sistemas de suporte à vida, aplicações industriais, e etc. Este produto é recomendado apenas para automação doméstica.

Essa caixa é feita pra ser colocada em uma calha padrão DIN. 

acho que não consegui,me fazer entender.Na verdade eu estou querendo mais saber sobre a parte de instalação física.Por exemplo, se é um central que fica em uma parte da casa ou é descentralizada ou pode ser os dois?

pode ser usado pra sistema de segurança domestica??

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço