Fala galera  do Lab, tudo blz?

Pessoal, preciso de uma luz.

Estou montando um projeto aqui em casa e gostaria de saber o status da lâmpada se está acesa ou não através do Arduíno.

Para saber o status da lâmpada dei uma pesquisada e o que encontrei a respeito foi os sensores de efeito hall e o reed switch.

A dúvida é a seguinte.

Caso coloque um dos sensores ao lado do fio da lâmpada (127V) o campo magnético gerado por este fio é o suficiente para acionar estes sensores?

Caso negativo existe alguma outra forma de saber o status da lâmpada?

Vi algumas pessoas comentando de  colocar o LDR, porém não acho muito confiável pois se tiverem várias Lâmpadas próximas acesas acho que pode furar o status.

Vi também sobre o sensor de corrente porém achei um pouco caro cada sensor deste tipo.

Alguém teria alguma outra idéia?

Obrigado a todos.

Exibições: 4144

Responder esta

Respostas a este tópico

Fala Alexandre, percebi que você também postou várias mensagens no fórum sobre essa situação, conseguiu resolver? Pode compartilhar?

Felipe, boa noite.

Até o momento não consegui nada de concreto.

Para o que estou precisando existe os sensores de corrente porém acho um pouco caro para cada lâmpada (Em torno de 40 reais cada sensor).

Estou esperando chegar os sensores reed switch para fazer alguns teste e ver se funciona.

Caso consiga algo positivo passo como fiz.

abs.

Cara talvez seja meio bobo o que vou falar, mais espero que ajude.

Olha só pra lampada estar acesa tem que ter corrente passando no fio né, descasca o fio que sai do apagador pra lampada e liga como controle no arduino, so que você tem que controlar a tensão que chega nele.

Quando tiver corrente o estado é RIGHT e quando estiver não tiver é LOW. Isso o arduino vai compreender.

Paul, bom dia.

O problema em fazer isso é baixar a tensão e converter o sinal de analógico para digital.

Talvez saia mais barato estes sensores pois os preços variam em torno de 5 a 10 reais.

Agradeço a ideia.

Realmente.

Colocar 110v ou 220v no arduino é fora de questão. Teria que fazer uma serie de coisas para converter esse sinal e como tem que fazer isso para varias lampadas, vai ficar inviavel.

O melhor é mesmo usar um LDR "olhando" para a lâmpada, é o melhor e mais barato, como vai usar para varias lampadas, um dos terminais deles vai ser comum a todos e ao GND e no outro terminal sai do LDR e vai para cada entrada analogica do Arduino, vai ter o limite de entradas analogicas, se precisar mais, vai ter que fazer um circuito para expandir portas analogicas, ou converter a leitura para digital e usar as outras portas.

Quanto a um LDR não detectar se a lampada esta acesa ou apagada e detectar a luz ambiente ou vindo das outras lampadas, não vai acontecer isso, pois se ele estiver posicionado proximo a lampada ele vai apresentar uma leitura bem maior quando esta estiver ligada do que a luz que vai chegar nele das outras lampadas, ele é bem preciso e como vai ter 1024 niveis diferentes de leitura vai poder calibrar e saber exatamente se o nivel que esta recebendo é da respectiva lampada ou um residuo externo de outra, vai funcionar com certeza, faca um teste com um LDR e vai ver na pratica o que estou dizendo.

Dependendo da proximidade das outras lampadas, pode ser que tenha que colocar um cone na ponta do LDR e apontado para a sua lampada para evitar de entrar muita luz pela laterar e "forçar" ele a ver apenas em uma direção.

Espero ter ajudado,

Jota

Com relacao aos LDRs existem varios modelos ou independente de formato/fabricante/tamanho vai seguir sempre esses 1024 niveis?

Independente de qualquer coisa, pegue qualquer um.

Os 1024 niveis de tensão tem a ver com a entrada analogica do Arduino e não com o tipo de LDR.

Veja como funciona e como detectar uma faixa de valor para acender um led em :

http://andredrobotics.wordpress.com/tutoriais/arduino-ldr/

Eu tinha falado em cima que o comum deles ia ao GND, me enganei vai colocar todos os comuns dos LDR´s ligado ao VCC, ou a saida +5v do Arduino e o outro terminal de cada um deles na respectiva porta analogica.

Abraços,

Julio

Jota, compreendo a sua sugestão do LDR apontado para a lâmpada, e mesmo com várias lâmpadas no mesmo ambiente aposto que funcionaria. Mas o ambiente em questão seria onde não se tem acesso as lâmpadas, não tem como passar cabo e nem mesmo como adicionar um sensor próximo da lâmpada. Pensa como se o arduino fosse ficar entre o gesso e a laje sem acesso até as lâmpadas, somente aos cabos ligado em paralelo do interruptor.

Pessoas, boa tarde.

Ontem fazendo alguns testes com Reed Switch tive um resultado satisfatório.

O fio da lâmapda ao lado deste sensor nada acontece.

Tive que fazer uma bobina em volta do sensor aí sim funcionou. O problema é que o fio que enrolei era um pouco fino para suportar a tensão/corrente gerado pela lâmpada. 

Vou comprar um outro fio (1,5 mm)  para enrolar novamente e fazer outros testes e posto o resultado.

Boa tarde Alexandre,

Conseguiu alguma solução? Também estou desesperado em busca de alguma. Ja tentei várias 2 tipos de sensores e até agora o que esta sendo melhor é o ACS712, mas mesmo assim pra corrente muito baixa, nao serve, pois a oscilação é grande, e como as lampadas de hj em dia quase nao consomem nada... Ta dificil. Estou quase utilizando reles de 127v pra fazer armar e desarmar de acordo com a corrente. O problema maior é o barulho toda vez q acender uma lampada mesmo manualmente.

Primeiramente boa noite pessoal , bem , a minha idéia é meio idiota mas vou dizer mesmo assim , certo dia observando a sub estação da industria onde trabalho fiquei imaginando algo para medir corrente em um circuito eletrico comum igual se mede na sub estação de alta tensão . Utilizando um transformador de corrente , bem , como a tensão e a corrente não é tão alta assim , podemos fazer um de maneira simples e barata , utilizando fios de cobre isolados e ferrites , enrolando um fio com secção x de um lado que vai ser o primario e outro fio de secção y no secundário , com o intuito de se obter uma relação da corrente que esta passando para o nivel de sinal a ser lido pelo arduino .  Que nem o esquema abaixo.

O ferrite vc encontra em sucatas de fonte de computador , parecem bolachas , rsrs , enfim , quanto a relação de espiras vc teria que ir testando para ver de quanto para quanto vc precisaria para adequar à necessidade de seu projeto . Seria uma solução viável e interessante de se fazer .

Amigo que tal um acoplador com lâmpada neon?==>acoplador

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço