Olá galera do LabdeGaragem, estou com uma pequena dúvida!

 

Vou precisar colocar um ATMEGA328 no carro. E ele vai ter que ser alimentado pela bateria do carro. Minha preocupação é a amperagem da bateria que vai queimar o MICROCONTROLADOR. Como fazer essa ligação então?

Grato a todos!!

Exibições: 6867

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Não eu não falei nada de diferente do que esta falando ai , é claro que de 220V para 5 v tem um transformador  ou então um esquema R/C abaixador , so falei o que é reduzido de 12 para 5 é transformado e dissipado em calor . so nao foi citado a relação de potencia dissipadoa que é

Pd = (Vin-Vout).I 

enfim , um conversor chaveado seria uma boa , não sei o seu custo benefício mas deve ser um pouco mais caro do que com um regulador de tensão.consiste em vc chavear a tensao de entrada em determinadas frequencias em cima de uma bobina obtendo os niveis de tensao na saída , a fonte de computador é chaveada , ela pega a tensao da rede 127/220v AC , retifica , chaveia , e sai os 3,3 v , 5 v e 12 v e sem ter a temperatura do sol . hehe.

O regulador que o arduino usa não é igual ao 7805, este é mais robusto em termos de dissipação potencia.

Mas os dois tem proteção termica.

Seguinte, não se preocupe com amperagem alta, quanto mais amperagem melhor, a preocupação é com a voltagem.

Por exemplo: digamos que seu arduino precise de 5V e 1A de alimentação e você possui uma fonte de 5V 100A, você pode ligar ela diretamente ao arduino, pois a corrente a mais não queima nada o circuito só pega o que ele precisa de corrente, diferente da voltagem, essa sim queima seu arduino.

Se você for usar um arduino pode ligar ele diretamente a saida da bateria que ele já possui um circuito com um LM7805 (entrada de 7 a 18V) e estabiliza em 5V, caso você queira criar um circuito e usar apenas o Atmega ai você vai precisar inserir um LM7805 na entrada de alimentação.

Não é que a corrente a mais não queima nada! É que são duas medidas diferentes. Os 5V são a tensão *constante* que o dispositivo vai disponibilizar, enquanto que a amperagem é a corrente *máxima* que o dispositivo aguenta! Se você tivesse uma fonte de corrente com 100A, queimaria não só o Arduino mas a casa inteira que isso é energia pra caramba, em meros 100Ω passando 100A você teria 10kW!

Uma analogia comum inclusive é que a voltagem é a diferença de altura entre dois tubos hidráulicos e a corrente é o fluxo de água que passa por elas. Acho que é claro que o que explode o cano é água demais, não a altura...

Lembro até que está nas especificações do Arduino que a corrente máxima que ele aguenta é (se me lembro bem) de 400mA e 40mA por pino.

Esses 40mA por pino é o que ele pode fornecer, agora se vc está ligando ele a uma fonte de 5V 1A ou 5V 10A para ele vai ser o mesmo, ele só usa a corrente que necessita. Eu coloquei no exemplo de 5V 100A só para mostrar que a corrente fornecida pela fonte não vai queimar o arduino, a corrente fica "parada" e é usada de acordo com a necessidade.

Um exemplo disso é em nossa casa; digamos que você tem um fio com uma bitola de 6mm passando por um disjuntor de 40A sendo alimentado por 127V, você vai e ligar uma lampada de 127V 40W nele e ela acende sem queimar, seu consumo é de aproximadamente 315mA, agora você liga um chuveiro com um resistência de 127V 5000W no mesmo circuito com um consumo de aproximadamente 39A e o chuveiro também ligará normalmente sem problemas, sendo assim você observa que a corrente da fonte sendo muito alta para o dispositivo não haverá problema, o problema e só se ela for baixa e não alimentar o suficiente.

Acho que tem algo importante que está sendo esquecido de ser mencionado.Quando se fala na corrente que uma fonte fornece, como no caso da bateria que é 60Ah(sessenta amperes/hora)e não que ela vai mandar 60A para o circuito.Veja se você tem um arduino que vai consumir 5V/1A, isso significa teoricamente que vc vai ter seu arduino alimentado por durante 60h nessa bateria.Eu disse teoricamente poruqe tem fatores a serem levado em consideração que podem diminuir esse tempo e que cada bateria tem suas especificações.Quanto no caso dos reguladores é certeza que o 7805 da conta dos 12v sem esquentar mas no meu trampo já é convencionado que para todo circuito se coloca antes um 7809 antes do 7805, poruqe obitivemos bons resultados práticos com isso, por exmplo depois que adotamos esse esquema de montagem, não se queimou mais nenhum regulador e nenhum microcontrolador...Conclusão o 7805 dá conta sim, mas pelo preço reduzido dos componentes é melhor faser uma combinação com o 7809.

Bem lembrado, devemos levar em consideração sim, mas para isso temos que ver o como vai ser o projeto, a corrente máxima a ser utilizada no arduino é de 1A mas não significa que você vá consumir essa corrente.

Outro fator é: esse sistema ficará ligado só quando o carro ligar ou ficará continuamente?

Quando o carro está ligado você está consumindo energia do alternador e não da bateria.

A respeito do 7809 é uma boa sugestão, você pode usar ele antes do 7805, caso ocorra algum problema na parte de alimentação provavelmente queimará apenas o 7809 e não vai pro 7805 do arduino, ai você pode fazer um mini circuito para caso isso aconteça seja mais prático trocar ele do que no arduino.

Exatamente isso que eu tinha sugerido ao amigo.

Usar um 7809 e depois um 7805 ao inves de reduzir de 12v para 5v direto usando apenas um 7805.

É uma boa pratica e como são componentes baratos, vale a pena fazer isso para "dividir" o calor e não sobrecarregar apenas um reduzindo de 12v para 5v e esquentando pra burro..

[]´s

Jota

Eu ainda não tive problemas de aquecimento com o 7805 reduzindo de 12V 1A para 5V 1A, tenho um sistema que utiliza um display LCD de 16 x 2, um shield de rele de 4 canais, 6 botões e 6 leds, já está ligado há várias semanas e ele no máximo fica morno, talvez porque não chego a consumir o máximo de corrente ou seja a ventilação do sistema que é boa.

Quando se trabalha com sensores de temperatura do tipo LM35 é necessário que haja uma ótima estabilidade de tensão no sistema, é recomendado utilizar dois reguladores como você disse. Concordo com você plenamente.

Alian, o sistema vai ficar ligado so quando o carro ligar.
Outra eu vou usar somente o microcontrolador (atmega328) e não o arduino.

Olá,

Por favor, espero que ninguém tente executar essa idéia.

Usar um resistor como regulador de tensão é arriscado, pois você consegue limitar a tensão máxima entregue ao arduino apenas na condição de corrente máxima.

Observe o que ocorre com a tensão sobre o arduino caso a corrente seja menor, e ai você irá perceber que a tensão será maior que os 5 Volts.

Por exemplo, se a corrente cair para 100mA ( condição muito comum, conforme as portas forem atuadas durante a execução do programa) e for usado o mesmo resistor calculado de 14 Ohm:

12 - Varduino / 0,1 = 14    ==>  12 - Varduino = 14 * 0,1    ==> 12 - Varduino = 1,4

Varduino = 12 - 1,4

Varduino = 10,6V

Nesta condição, o microcontrolador irá queimar sem dúvidas...

Lembre ainda que durante a inicialização do microcontrolador, os pinos de I/O não estão atuados (estão em alta impedância), portanto a corrente drenada pelo arduino é muito pequena, e assim, segundo a lei de Ohm, a tensão tensão no arduino tenderá a atingir os 12V da bateria, causando a perda do componente. 

Para controle de tensão em circuitos sensíveis como um microcontrolador não dispense um bom regulador de tensão.

Abraço e Cuidado.

O adn ja possui regulador de 5v.

O rsitor calculado sria para limitar a corrente máx do arduino. Porém não consegui editar minha resposta anterior.

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço