Olá galera do LabdeGaragem, estou com uma pequena dúvida!

 

Vou precisar colocar um ATMEGA328 no carro. E ele vai ter que ser alimentado pela bateria do carro. Minha preocupação é a amperagem da bateria que vai queimar o MICROCONTROLADOR. Como fazer essa ligação então?

Grato a todos!!

Exibições: 6867

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Amigo construa um fontezinha com um regulador 7805 e pronto. Apenas lembre de filtrar bem a fonte pois no carro pode ter bastante interferência.. pegue o datasheet do 7805 la tem exemplos de aplicação

Valeu Rafael, vou testar isso ai. Brigadão.

Você está confundindo o que a bateria pode fornecer 10A/h, e quanto o arduino vai consumir, você pode queimar o ATMEGA, se colocar + que 5V para alimenta-lo, ou se pendurar nele algo que consuma mais que 20mA, 

A bateria fornece uma corrente, faça a analogia como se seu ATMEGA fosse sua casa e a bateria fosse o dijuntor da sua casa, o dijuntar desarma se vc colocar algo que "puxa" uma corrente maior do que ele é capaz de fornecer...

Faz um circuito regulador de tensão como este :

Este circuito regula sua tensão de12v para 5v então poderá utilizar seu arduino tranquilamente,pode ligar outros sensores e afins que operem em 5 v respeitando a corrente máxima de até 1 A .

Blz cara, valeu mesmo, vou seguir você e Rafael. Brigadão e abraços

Me corrijam se eu estiver errado.

Se vc baixa de 12v para 5v nesse regulador, ele vai esquentar pra burro, vai ser obrigado a colocar um disspiador nele e mesmo assim, se encostar vai queimar o dedo.

O mesmo que acontece com a palca Arduino montado com regulador, se alimentar ela com 12v ela vai esquentar pra caramba e vai poder usa-la a te para fritar um ovo.

Minha dica é divida em com reguladores diferentes, uma por exemplo de 12v para 9v 7809 e outro de 9v para 5 o 7805, como eles são baratos, acho que vai ser melhor que usar um so.

Alguem ja usou um ATMEGA alimentado por 12v e rebaixado com 5 pelo regulador e não teve problema de aquecimento ?

[]´s

Jota

Olá, o 7805 pode receber uma alimentação de 7 a 18 V que não aquece, meu arduino mega fica ligado constantemente com uma fonte de 12V e nem chega a ficar morno, se o seu aquece pode ter um possível curto nesse circuito ou um consumo de corrente maior de 1A,  se ficar muito tempo assim ele vai queimar. Experimenta ligar seu arduino sozinho, sem jumpers e tal e observe se ele aquece.

IIgner, o que Jota falou não faz sentido não? Não vai esquentar muito não?
Mais Jota, se ele foi fabricado para regular de 12 para 5 é pq ele aguenta né?

Ele suporta sim, de 12 para 5.

Mas o que é reduzido de 12 para 5 é transformado em calor, não existe magica.

Que ele esquenta, isso é verdade, agora o quanto, é vc que vai poder dizer.

Faça uns testes e veja se fica dentro do aceitavel em materia de temperatura dissipada.

Depois comente a sua experiencia aqui para sabermos do resultado.

[]´s

Blz!!

Sempre que faço fontes para o pessoal da área coloco um pequeno dissipador e funciona sem problemas , que nem o nosso colega Jota disse , o que é reduzido de 12 para 5 é transformado e dissipado em calor .  

Abrass.

Mas voltagem não é potência, se fosse assim fontes que aceitam 220V pra converter em 5V iam ter a temperatura do Sol! O problema é que o 7805 é um conversor linear e converte dissipando, não? Nesse caso não basta usar um conversor chaveado? http://pt.wikipedia.org/wiki/Conversor_CC/CC

RSS

© 2024   Criado por Marcelo Rodrigues.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço